Parada LGBT reúne 3 milhões de pessoas em São Paulo

Durante a abertura do evento, o público gritou frases contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL)

Por LARISSA RODRIGUES, do Metrópoles 

Foto: Daniel Teixeira/Estadão 

A 23.ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, considerada a maior do mundo, reuniu cerca de 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo. O número de participantes foi informado pela organização do evento. Ao todo, 19 trios elétricos desfilaram pelo local durante mais de 7 horas.

A concentração ocorreu a partir das 10h, na frente do Museu de Arte de São Paulo (Masp), depois a passeata desceu a Rua da Consolação e foi até a Praça Roosevelt.

Atração mais aguardada do dia, a cantora Melanie C, ex-Spice Girl, encantou o público a subir em um dos trios. Ela agradeceu o carinho recebido. “Estou muito feliz de estar de volta a São Paulo, um lugar que sempre foi generoso comigo”, afirmou.

O dia também foi de shows de Aretuza Lovi, Gloria Groove, Iza, Lexa, Luísa Sonza e MC Pocahontas. Durante a abertura do evento, o público gritou frases contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).

Demais convidados
Grávida, a apresentadora Fernanda Lima foi a madrinha da parada LGBT deste ano. “É uma luta que não tem fim, é uma luta por respeito e dignidade”, afirmou, em entrevista à GloboNews. Já o ator Thammy Miranda destacou o tom político da manifestação.

Enquanto isso, a atriz Bruna Linzmeyer fez um discurso emocionante sobre união feminina, principalmente no meio gay.“Agradeço a cada mulher que ama uma mulher. Mesmo que amar uma mulher signifique, ainda, correr um risco de vida. Quero agradecer a coragem de vocês. Eu só existo porque a gente existe juntas. Muito obrigada”, disse a global.

Tom político
O tema deste ano foi “50 anos de Stonewall –Bras nossas conquistas, nosso orgulho de ser LGBT+”. Ele relembra a série de manifestações da comunidade LGBT contra batidas violentas da polícia de Nova York em um bar, o Stonewall Inn, no fim da década de 1960.

“É um marco importante na luta dos direitos LGBTs do mundo todo”, afirmou a presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOGLBT), Claudia Regina, em nota. “Ele nos mostra que, independente do governo ou qualquer ameaça que enfrentamos diariamente na rua, dentro de casa ou em qualquer lugar, precisamos ser fortes, resistir e sermos nós mesmos.”

+ sobre o tema

As diásporas da b¡cha preta

A descoberta da sexualidade pelos homens negros, e aqui...

ONG conclui primeira edição de programa de capacitação a jovens LGBTs+

Embaixadorxs capacitou em empreendedorismo social e liderança 26 jovens...

Jovens indígenas incluem pauta LGBT no debate

Juventude discute a questão LGBT e pretende levar o...

Argentina tem primeira condenação por crime de ódio contra transexual

Gabriel David Marino foi condenado à prisão perpétua por...

para lembrar

Um risco a frente: a banalidade das mortes

Março foi um mês atípico. Abril tem demonstrado que...

Noruega investiga ataque a bar gay como ato terrorista, e parada LGBTQIA+ é cancelada

A polícia da Noruega anunciou neste sábado (25) que...

Possíveis fases de uma vida lésbica: do medo de magoar os outros ao medo de magoar-se

Muitos de nós, LGBTQIA+, precisaram passar por uma espécie...

Brasil atinge uma das três metas da ONU para acabar com epidemia de HIV/Aids

Um novo relatório divulgado pelo Programa Conjunto da ONU...
spot_imgspot_img

Cuidado não é tarefa de mulher

O que é "cuidado" para você? Mulheres negras, sejam cis, trans ou travestis, talvez tenham uma resposta mais complexa. Existe o tempo de ser cuidada. Para...

Brasil atinge uma das três metas da ONU para acabar com epidemia de HIV/Aids

Um novo relatório divulgado pelo Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids, Unaids, revela que o Brasil atingiu uma das três metas recomendadas para acabar...

LGBTs relatam experiências opostas em áreas centrais e periféricas de São Paulo

Uma vizinha disparou à mãe de Gabriel Santana, 23, que ele estava beijando outro na praça. Naquele dia, ele foi expulso de casa, em...
-+=