Paraná: Osmar Dias muda cenário da disputa para o governo

Por: Abraão Benício

Com apoio do PMDB e do PT de Lula, candidato do PDT ganha “corpo” para confronto com tucano Beto Richa


A confirmação da candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo muda radicalmente o panorama das eleições no Paraná. Com o apoio de “pesos pesados” da política nacional e estadual, como o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PMDB do governador Orlando Pessuti, Osmar entra na disputa em condições de enfrentar “de igual para igual” o candidato do PSDB, o ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa. O PMDB, além de comandar o Executivo estadual, tem o maior número de prefeitos e deputados. E Lula, que com uma popularidade recorde já alavancou a candidatura da ex-ministra Dilma Roussef à Presidência, comprometeu-se a se engajar pessoalmente na eleição do pedetista.

 

A candidatura de Osmar reúne ainda a maioria dos partidos da base do governo federal (PMDB/PDT/PT/PSC/PC do B/PR) e é um dos principais palanques no Sul do país para o projeto presidencial de Dilma Roussef. Além de estrutura para o confronto e reforço político, o pedetista garantiu ainda a participação direta do presidente em sua campanha no Estado.

 

Osmar pode beneficiar-se também do “recall” do resultado das eleições de 2006. Naquela ocasião, apesar da derrota por apenas 10,5 mil votos para Roberto Requião (PMDB) no 2º turno mais disputado da história eleitoral paranaense, o pedetista acabou saindo da briga fortalecido e credenciado como principal nome para sucessão deste ano.

 

Do outro lado da trincheira, Richa inicia a corrida eleitoral com uma frente formada em sua maioria por partidos da oposição ao governo federal (DEM/PPS), além de aliados de Lula (PP/PTB). O tucano, porém, terá que lidar com o enfraquecimento causado pela própria candidatura de Osmar. O PSDB contava com a desistência e o apoio do pedetista para conquistar o Palácio das Araucárias já no primeiro turno.

 

Pelas últimas pesquisas divulgadas, Richa não conseguiu aumentar a vantagem de cerca de seis pontos percentuais sobre o pedetista, mesmo estando em “campanha” por todas as regiões do Estado desde o último dia 30 de março, quando renunciou ao mandato de prefeito para concorrer a governador.

 

Richa também poderá ter que responder na campanha pelo fato de ter renunciado a Prefeitura da Capital apenas um ano e três meses depois de ter sido reeleito com mais de 78% dos votos válidos. Segundo Osmar Dias, o próprio tucano teria se comprometido, em troca do apoio para reeleição, a não disputar o Palácio das Araucárias em 2010. Richa nega.

Reviravolta – O fato de Beto Richa e Osmar Dias terem sido aliados nas eleições de 2006 e 2008 também pode confundir o eleitorado. O maior prejudicado é Richa, que em 2006 apoiou Osmar para o governo, mas depois rompeu a aliança. Já Osmar, como candidato natural ao governo por conta do resultado da última eleição, poderá cobrar do tucano a quebra do suposto compromisso assumido com os antigos aliados.

 

Vice – Depois de assessores e membros do PDT confirmarem, na noite de terça-feira, que o senador Osmar Dias finalmente havia decidido disputar o governo do Paraná, o anúncio oficial foi adiado para hoje. A indefinição de Osmar vinha se estendendo por vários meses e ficou mais forte desde sexta-feira, quando o nome de seu irmão, senador Alvaro Dias (PSDB), passou a ser cotado para vice na chapa presidencial de José Serra (PSDB). Como candidato no Paraná, Osmar será um dos principais defensores da candidatura de Dilma no Estado, onde se coligará com PT e PMDB.

Coincidência ou não, ontem, depois da candidatura de Osmar ter sido dada como certa, o PSDB desistiu de completar a chapa de Serra com Alvaro Dias.

 

A decisão de Osmar de enfrentar Richa foi tomada depois do pedetista passar a noite da última terça-feira reunido com o principal cacique nacional de seu partido, o ministro do Trabalho Carlos Lupi, que teria vindo ao Paraná incumbido pelo presidente Lula (PT) de garantir amplo palanque para Dilma Roussef. “É um dos dias mais importantes (da campanha de Dilma)”, disse Lupi.

 

 

Fonte: Bem Paraná

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

STF suspende operações da PM em comunidades do Rio durante pandemia

O ministro do Edson Fachin do STF (Supremo Tribunal...

Racismo e machismo na vitrine!

por Ana Rita Dutra As vezes, quando ando por alguns...

Um banho de talento, sensibilidade, ternura e doce beleza

- Fonte: O Tempo Online - Ai, que...

Coalizão negra quer compor bancadas antirracistas no Congresso e em Assembleias

Basta passar os olhos pelo plenário do Congresso Nacional para constatar...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=