Pela primeira vez uma mulher ganha o Oscar de melhor direção

Enviado por / FonteDo G1

A cineasta Kathryn Bigelow, responsável por “Guerra ao Terror”, fez história ao vencer na noite deste domingo (7) o Oscar de Melhor Direção, conferido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Bigelow, a primeira mulher a conquistar o Oscar de Melhor Direção, sempre foi considerada uma das favoritas à estatueta, ao lado de seu ex-marido James Cameron, diretor de “Avatar”.

O filme dirigido por Bigelow, “Guerra ao Terror”, venceu o prêmio máximo da categoria.

Também concorriam na categoria Quentin Tarantino, por “Bastardos Inglórios”, Lee Daniels, por “Preciosa – Uma História de Esperança”, e Jason Reitman, por “Amor Sem Escalas”.

A ex-mulher de James Cameron conseguiu com “Guerra ao Terror” seu maior sucesso artístico, o que não se repetiu no lado comercial, já que outros trabalhos como “Caçadores de Emoção” (1991), com Keanu Reeves e Patrick Swayze, tiveram uma arrecadação muito maior que os US$ 13 milhões que seu filme mais recente abocanhou até agora em território americano.

Na disputa direta com o ex-marido, Bigelow já vinha levando a melhor, com as estatuetas de Melhor Direção da Academia de Cinema e Televisão britânica (Bafta), dos Sindicatos de Produtores e Diretores dos EUA e do Critic’s Choice, a maior associação americana de críticos.

Além disso, conquistou o prêmio das associações de críticos de Austin, Boston, Chicago, Nova York, Kansas City, Las Vegas, Los Angeles, San Francisco e Santa Bárbara.

 

+ sobre o tema

Luanda forma professores doutores

Por: César André   Angola forma, a partir de Novembro, os...

para lembrar

Maceió: Educadores discutem Educação Quilombola durante Curso de Formação

Professores de comunidades quilombolas alagoanas e técnicos das...

Bonecas étnicas costumizadas

Hoje é possível realizar compras pela internet. Como o...

Grávida, Iza conta que pretende ter filha via parto normal: ‘Vai acontecer na hora dela’

Iza tem experienciado e aproveitado todas as emoções como mamãe...

Enfrentamento do Racismo em projeto democrático: A possibilidade jurídica

Anais do Seminário Internacional " Multiculturalismo e Racismo: O...
spot_imgspot_img

Lenna Bahule apresenta novo EP no Sesc Bom Retiro nos dias 04 e 05 de outubro

A cantora e compositora moçambicana Lenna Bahule faz show de lançamento do EP Nadawi, segundo capítulo da trilogia sonora Kumlango. O público de São Paulo vai...

“O terreiro também é uma causa”, afirma o professor e babalorixá Sidnei Nogueira

Sidnei Nogueira é uma voz essencial no debate sobre intelectualidade negra, racismo religioso e a presença das religiões de matriz africana no Brasil. Aos...

Exposições unem artistas de diferentes gerações para resgatar contribuição negra na arte

"Livros sempre mostraram que a nossa história começava a partir da escravização", afirma a curadora Jamile Coelho que ressalta a importância de museus e...
-+=