População impede prisão de estudante na Piedade após confusão com policiais

Após ação de policiais civis não identificados, cerca de cem pessoas iniciaram protesto

Por Thiago Freire Do Ibahia

Cerca de 100 pessoas uniram forças para impedir a prisão de Caio Oliveira Coutinho, 20 anos, estudante do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes na tarde desta sexta-feira (31). Por volta das 15h30, Caio foi abordado por policiais não identificados da Polícia Civil, na Praça da Piedade. A população chegou a levar o jovem para dentro do curso pré-vestibular Grandes Mestres. Minutos depois Caio foi levado para a delegacia por uma guarnição da Polícia Militar.

Segundo Eliane Silva, de 35 anos, que testemunhou a cena, tudo aconteceu no semáforo da Av. Sete de Setembro, na altura da Praça da Piedade. “Ele começou a atravessar com o sinal perto de fechar para pedestres. Aí fechou e ele começou a correr. O carro avançou e ele levantou os braços como se perguntasse ‘vai me atropelar?'”, conta. O carro, uma pick-up prata, era da Polícia Civil, mas não tinha identificação.

De acordo com Eliane os policiais desceram do carro armados e mandaram Caio encostar e colocar as mãos na cabeça. “Revistou uma vez, revistou outra, até os cadernos, tentando achar drogas, maconha. Eles (os policiais) nunca se identificaram”, afirma. Outras testemunhas confirmaram o depoimento de Eliane. Contam ainda que um dos policiais deu um tapa em Caio. “Um deles tomou o celular (de Caio), o rapaz chorou, a população foi defender”, lembra Eliane.

Apesar de não achar nada na revista, os policiais tentaram levá-lo. Nesse momento a população reagiu com mais veemência. Comerciantes locais, transeuntes e estudantes do curso pré-vestibular Grandes Mestres conseguiram impedir a prisão de Caio. “A polícia só não levou porque os estudantes do cursinho puxaram ele para dentro”, conta testemunha. Poucos minutos depois uma guarnição da Polícia Militar foi ao local e levou Caio para a 1ª Delegacia (Barris), por desacato à autoridade. Parte das testemunhas se dirigiu para a delegacia. Uma delas chamou um advogado para defender o estudante.

RTEmagicC_512c9926f7.jpg

Segundo o delegado Artur Ferreira, os policiais militares contaram que Caio os “chamou para briga”. Ferreira conta ainda que, após conversa na delegacia, o inquérito por desacato foi descartado. “A ocorrência foi registrada como não delituosa”, afirma. Caio, que vestia a farda do colégio, foi liberado às 17h15. Ele decidiu não prestar queixa contra os policiais civis. Caio também não quis ceder entrevista. “Estou muito nervoso”, disse.

+ sobre o tema

John Terry perde o posto por responder um processo de racismo

Steven Gerrard é o novo capitão da Inglaterra O...

Como é ser negro no Brasil, após 126 anos depois da escravidão?

Beth Muniz E como vive a imensa maioria dos negros? ***** Janaína...

Mahershala Ali: “Um negro só vive tranquilo quando é famoso”

Indicado ao Oscar por 'Green Book' estrela a terceira...

Religiões afro-brasileiras produzem direito de resposta coletivo contra TV Record

Em decisão inédita do Ministério Público Federal, entidades afro-brasileiras...

para lembrar

Convenção para a prevenção e a repressão do crime de genocídio (1948)*

As Partes Contratantes, Considerando que a Assembléia Geral da Organização...

O colorismo e o privilégio que ninguém te deu

Provocada por registros recentes nas redes sociais acerca do...

Alemanha – Racismo mata

Centenas de ativistas alemães assinalaram hoje o dia Internacional...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=