Potências expulsam diplomatas sírios e isolam ainda mais regime de Assad

Países europeus, além do Canadá, anunciaram medida como resposta ao massacre de Houla

Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Itália e Canadá anunciaram nesta terça-feira (29) a expulsão de diplomatas sírios de seus países — entre embaixadores e representantes oficiais —, isolando ainda mais o governo da Síria e aumentando a pressão para que medidas mais severas sejam tomadas contra o regime de Bashar al Assad.

A expulsão dos representantes diplomáticos ocorre após o massacre de Houla, na última sexta-feira (25), que deixou ao menos 108 mortos e rendeu ao regime de Assad uma condenação do Conselho de Segurança da ONU.

Como resposta ao massacre, potências europeias coordenaram hoje o anúncio da expulsão dos diplomatas sírios em seus países.

Na França, o anúncio foi feito pelo presidente François Hollande. A decisão será notificada à embaixadora “hoje (terça-feira) ou amanhã (quarta-feira)”, declarou o chefe Estado. Hollande anunciou ainda que o grupo de países “amigos da Síria” se reunirá em julho em Paris.

— Tive uma conversa ontem (segunda-feira) com David Cameron, o primeiro-ministro britânico. Laurent Fabius, ministro das Relações Exteriores, conversou com o secretário-geral das Nações Unidas e concordamos com uma série de medidas de pressão contra a Síria.

Na Alemanha, segundo vários meios de comunicação, o embaixador sírio em Berlim, Radwan Lufti, foi citado no Ministério de Exteriores e avisado que tinha 72 horas para abandonar o país. Em fevereiro, a Alemanha já havia expulsado quatro funcionários da embaixada síria suspeitos de terem espionado militantes da oposição no exílio

Já o Reino Unido anunciou a expulsão do encarregado de negócios sírio em Londres, o mais alto representante diplomático do regime de Bashar al Assad no país, em protesto pelo massacre de Houla.

“O encarregado de negócios foi expulso”, declarou um porta-voz do ministério das Relações Exteriores, explicando que o titular da pasta, William Hague, daria detalhes sobre esta decisão nas próximas horas.

O governo espanhol também decidiu hoje expulsar o embaixador sírio em Madri, Hussam Edin Aala, como resposta à repressão do regime de Bashar al Assad após o massacre de sexta-feira passada, informaram à agência EFE fontes diplomáticas.

Na Itália, o embaixador sírio, Khaddour Hasan, foi convocado pelas autoridades italianas e declarado “persona non grata”, indicou em um comunicado o ministério italiano das Relações Exteriores.

A onda de anúncios do dia foi acompanhado ainda pelo Canadá, em comunicado do chanceler John Baird.

— Hoje, o Canadá está expulsando todos os diplomatas sírios que permanecem em Ottawa. Eles e suas famílias têm cinco dias para abandonar o Canadá.

O Conselho Nacional Sírio (CNS), principal coalizão da oposição síria, comemorou as expulsões de diplomatas sírios em vários países ocidentais.

O CNS convoca “a comunidade internacional a romper suas relações diplomáticas com o regime sírio”, afirma o Conselho em um comunicado, ao mesmo tempo em que pediu novamente uma resolução da ONU que autorize a opção militar contra o regime.

 

 

 

Fonte:  R7

+ sobre o tema

C&A é condenada por manter trabalho análogo à escravidão

A C&A Modas foi condenada a pagar R$ 100 mil...

Mapa do ISA mostra avanço da pandemia em Terras Indígenas

Para fortalecer políticas emergenciais às aldeias, novo site monitora...

IBGE publica edital para agente de pesquisas e mapeamento

- Fonte: IBGE - O Instituto Brasileiro de...

Imprensa e Racismo

Maria Carolina Trevisan Foi em 1995, quando o então presidente...

para lembrar

Agradecimento dos Povos Indígenas pelo ‘tuitaço’ contra a PEC 215

Na manhã desta quarta-feira (3) uma mobilização nas redes...

Prêmio reúne parceiros de impacto social e inova com soluções comunitárias

O Empreendedor Social do Ano, que ganha uma segunda edição...

Oscar é acusado de racismo, enquanto Netflix transborda diversidade

É mais do que justa a indignação de muitos...

Site com vagas de empregos para negros é inaugurado em São Paulo

SP ganha site com vagas de emprego exclusivas para...
spot_imgspot_img

ONU acolhe propostas de Geledés em registro oficial da 69ª CSW

Nesta segunda-feira, 10 de março, ocorreu a abertura da 69ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, na sede da Organização das Nações...

Carta da presidência da COP30 não cita racismo ambiental e afrodescendentes

A Carta da presidência da COP30 enviada à comunidade internacional nesta segunda-feira, 10 de março, pelo presidente da COP30, o brasileiro André Corrêa do...

Mais de 2 mil mulheres foram libertadas do trabalho escravo desde 2003

AOS 62 ANOS, Cida* trabalhava como cozinheira em uma frente de desmatamento de floresta nativa em uma fazenda em Pimenta Bueno (RO). Durante seis meses,...
-+=