Potências expulsam diplomatas sírios e isolam ainda mais regime de Assad

Países europeus, além do Canadá, anunciaram medida como resposta ao massacre de Houla

Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Itália e Canadá anunciaram nesta terça-feira (29) a expulsão de diplomatas sírios de seus países — entre embaixadores e representantes oficiais —, isolando ainda mais o governo da Síria e aumentando a pressão para que medidas mais severas sejam tomadas contra o regime de Bashar al Assad.

A expulsão dos representantes diplomáticos ocorre após o massacre de Houla, na última sexta-feira (25), que deixou ao menos 108 mortos e rendeu ao regime de Assad uma condenação do Conselho de Segurança da ONU.

Como resposta ao massacre, potências europeias coordenaram hoje o anúncio da expulsão dos diplomatas sírios em seus países.

Na França, o anúncio foi feito pelo presidente François Hollande. A decisão será notificada à embaixadora “hoje (terça-feira) ou amanhã (quarta-feira)”, declarou o chefe Estado. Hollande anunciou ainda que o grupo de países “amigos da Síria” se reunirá em julho em Paris.

— Tive uma conversa ontem (segunda-feira) com David Cameron, o primeiro-ministro britânico. Laurent Fabius, ministro das Relações Exteriores, conversou com o secretário-geral das Nações Unidas e concordamos com uma série de medidas de pressão contra a Síria.

Na Alemanha, segundo vários meios de comunicação, o embaixador sírio em Berlim, Radwan Lufti, foi citado no Ministério de Exteriores e avisado que tinha 72 horas para abandonar o país. Em fevereiro, a Alemanha já havia expulsado quatro funcionários da embaixada síria suspeitos de terem espionado militantes da oposição no exílio

Já o Reino Unido anunciou a expulsão do encarregado de negócios sírio em Londres, o mais alto representante diplomático do regime de Bashar al Assad no país, em protesto pelo massacre de Houla.

“O encarregado de negócios foi expulso”, declarou um porta-voz do ministério das Relações Exteriores, explicando que o titular da pasta, William Hague, daria detalhes sobre esta decisão nas próximas horas.

O governo espanhol também decidiu hoje expulsar o embaixador sírio em Madri, Hussam Edin Aala, como resposta à repressão do regime de Bashar al Assad após o massacre de sexta-feira passada, informaram à agência EFE fontes diplomáticas.

Na Itália, o embaixador sírio, Khaddour Hasan, foi convocado pelas autoridades italianas e declarado “persona non grata”, indicou em um comunicado o ministério italiano das Relações Exteriores.

A onda de anúncios do dia foi acompanhado ainda pelo Canadá, em comunicado do chanceler John Baird.

— Hoje, o Canadá está expulsando todos os diplomatas sírios que permanecem em Ottawa. Eles e suas famílias têm cinco dias para abandonar o Canadá.

O Conselho Nacional Sírio (CNS), principal coalizão da oposição síria, comemorou as expulsões de diplomatas sírios em vários países ocidentais.

O CNS convoca “a comunidade internacional a romper suas relações diplomáticas com o regime sírio”, afirma o Conselho em um comunicado, ao mesmo tempo em que pediu novamente uma resolução da ONU que autorize a opção militar contra o regime.

 

 

 

Fonte:  R7

+ sobre o tema

Cultne Midia

Em silêncio a Cultne continua fazendo barulho. Dessa vez...

O relato tocante de uma vítima da ditadura

"Estou aqui como ministra de Estado, mas antes de...

O padrão estético da mulher na mídia

Corpo feminino, beleza e diversidade na mídia À medida...

O passo-a-passo da derrocada dos direitos

Por: Thiago Ansel   UM. Imagine voltar para casa...

para lembrar

14 músicas de diferentes cantores indígenas brasileiros para conhecer

A música indígena reflete todo o espírito de um povo,...

A marcha dos invisíveis

por Pedro Alexandre Sanches, do Farofafá, com fotos de...

O que um empreendedor negro não precisa no Brasil. (+18)

Voltando a escrever e começando por um lado que...
spot_imgspot_img

Vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos de infecções respiratórias em crianças

Um vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos atuais de infecções respiratórias em crianças. Primeiro, a Valentina foi parar na UTI. Agora,...

CNU: saiba como conferir local de prova do ‘Enem dos concursos’

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) com a informação sobre o local de prova...

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...
-+=