Prefeitura de Salvador vetou projeto que tornava baiana de acarajé patrimônio imaterial

“Prefeitura de Salvador vetou projeto que tornava baiana de acarajé patrimônio imaterial”, rebate Sílvio Humberto (PSB)

Na contramão do Estado do Rio de Janeiro, que sancionou o acarajé como patrimônio histórico e cultural, a Prefeitura de Salvador vetou, em 2020, o Projeto de Lei que declarava como Patrimônio Imaterial, Cultural e Histórico da Cidade de Salvador, o ofício das Baianas de Acarajé, conforme reclama o autor da iniciativa, vereador e presidente da Comissão de Cultura, Sílvio Humberto (PSB).

“Enquanto o Rio com todo direito e legitimidade reconheceu, em Salvador, cidade na qual historicamente o alimento sagrado também foi trazido pelas negras escravizadas e é bastante consumido na culinária e por adeptos do candomblé, vivenciamos o atraso do impedimento de valorizar a atividade de quem o produz”, disse o edil.

O PL nº 534 foi apresentado em 2017 e aprovado com unanimidade na Câmara Municipal de Salvador, mas após três anos, foi rejeitado pelo então prefeito ACM Neto sob a justificativa de que o reconhecimento deveria se dar por meio de procedimento administrativo a ser conduzido pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, conforme diz o ofício nº 06/2020 encaminhado à Câmara:

“Com base no parecer técnico da Fundação Gregório de Mattos, em situação análoga, o processo administrativo de patrimonialização, conduzido pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que possui na sua composição membros da sociedade civil com afinidade com o patrimônio cultural, observa os requisitos técnicos para o reconhecimento oficial por meio de estudos, pesquisas, identificação dos elementos que compõem, indivíduos ou grupos sociais relacionados a sua existência, além de verificar as ameaças a sua continuidade. Destacando o mérito e a relevância do presente projeto que busca o reconhecimento do ofício das Baianas de Acarajé como patrimônio imaterial do Município de Salvador, na forma do disposto na Lei Municipal nº 8.550/2014 o reconhecimento deve se dar por meio de procedimento administrativo a ser conduzido pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural”.

Sílvio Humberto desconfia que houve uma personalização da proposta pelo chefe do Palácio Thomé de Souza a um vereador de oposição.


“Ao que parece, a recusa se deu em razão das divergências político-partidárias, já que posteriormente à legislação que apresentei, outras proposições foram sancionadas pela Prefeitura, como a LEI Nº 9.503/19 que autoriza a declaração do idioma Iorubá como patrimônio imaterial do Município de Salvador, e foi sancionada no mesmo ano”, refletiu.



** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

A mostra ID_BR cara, pele, jeito

A mostra ID_BR CARA::PELE::JEITO nasceu com o intuito de...

Técnico da Universidade Wake Forest doa rim para um de seus comandados

Por: Leo Velasco   Muitos jogadores falam em suas entrevistas que...

Robert Johnson, os escravos e a fronteira do Blues…

O documentário "Can't You Hear the Wind Howl?" narrado por...

para lembrar

‘I see music!’ 17 novos vídeos de Beyonce

Ela é conhecida como uma mulher independente, e quando...

Quilombolas: a longa batalha pelo território

Associação Quilombola Marobá dos Teixeiras é fundada em 2008...

Michael B. Jordan agora só fará filmes com “cláusula de inclusão”

Michael B. Jordan anunciou que sua produtora adotará a...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=