Professores indígenas ocupam Secretaria de Educação da Bahia

 

Um grupo de 60 professores, alunos e pais indígenas ocupa a sede da Secretaria Estadual da Educação da Bahia desde a segunda-feira (23), em Salvador. A categoria reivindica a realização de concursos públicos para os profissionais que atuam nas comunidades.

Foto: Reprodução /
TV Bahia

Por: Marcelo Barreto

“Há 13 anos trabalhamos em regime de serviço temporário, sem benefícios ou qualquer reajuste. Já tivemos várias negociações com o governo e nenhum concurso público foi realizado. Recebemos cerca de 40% a menos que um professor com a mesma formação. Somos 400 educadores e não podemos mais aceitar isso”, afirma Agnaldo Pataxó, professor da Escola Estadual da aldeia indígena Caramuru, em Pau Brasil, sul da Bahia.

 

O professor prevê a chegada de mais um ônibus com manifestantes das tribos caimbé, tuxá e tupinambá até amanhã (25).

Os manifestantes reuniram as reivindicações em um documento que foi encaminhado para a governadoria.

A assessoria da Secretaria da Educação informou que todos os trâmites para a realização do concurso já foram organizados e garante que até março de 2014 os professores indígenas concursados estarão em sala de aula.

Ainda segundo a secretaria, o projeto que altera a Lei 12.046/11 para garantir a equiparação salarial entre os indígenas e demais profissionais da rede estadual foi encaminhado em caráter de emergencial para a Assembleia Legislativa, na sexta-feira (20).

Fonte: UOL

+ sobre o tema

para lembrar

Diálogo: Cenários Transformadores para a Educação Básica no Brasil

Diálogo: Cenários Transformadores para a Educação Básica no Brasil Enviado para...

Estudantes de escola pública terão Olimpíadas de Ciência a partir de 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta...

Projeto Asas desenvolve lideranças nas periferias

Diante da dificuldade que o Brasil tem de criar...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=