PT cresceu mesmo ‘sob saraivada do mensalão’, diz Gilberto Carvalho

Por: DIOGO ALCÂNTARA

Importante interlocutor político da presidente Dilma Rousseff, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, acredita que a maior conquista do PT foi conseguir a vitória ou levar candidatos ao 2º turno em meio ao julgamento do mensalão. Na avaliação do ministro, o desempenho do petista Fernando Haddad em São Paulo ao ir para o novo turno demonstra a força política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O povo olha o conjunto (no caso mensalão). Quem acreditou no fim do Lula, deve rever seus conceitos”, disse o ministro. “O PT cresceu sob a saraivada do mensalão”, acrescentou Gilberto, comemorando o fato de PT e PMDB estarem entre as legendas com maiores vitórias nos municípios.
“Tivemos vitórias significativas ou idas para o 2º turno significativas”, avaliou Gilberto citando os resultados de Goiânia, São Paulo, Campinas, Fortaleza, Cuiabá e Salvador. O ministro pondera que houve “derrotas sentidas”. “Recife, por exemplo, nós estávamos no governo e perdemos por um erro interno”, citou o ministro.

Para o ministro, a derrota de Patrus Ananias (PT) em Belo Horizonte teve “sabor de vitória”. “Em Belo Horizonte foi uma derrota com sabor de vitória, reconstitui o partido, prepara o partido para um novo desafio”, disse. “Em Belo Horizonte, nos separamos daquela coisa de Aécio e Márcio Lacerda, aquela ambiguidade que não nos leva a nada”, acrescentou.

Na avaliação do ministro, as supostas aspirações do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, ao Planalto em 2014 são “especulação” e o crescimento do PSB não assusta. “O PSB foi a força que mais cresceu Não há fato que nos autorize a pensar que (o PSB) está deixando a base”, afirmou o ministro, que acrescenta que a aliança com o PMDB “sai fortalecida”.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

O “pequeno príncipe” e os bebês pobres no Reino Unido

Mais um entre cerca de dois mil nascidos...

Quem tem medo da sociedade civil?

Quem tem poder para escrever uma declaração universal de...

As mordomias dos delinquentes e o sofrimento do povo desempregado

É fantástico ver o contraste entre o povo desempregado...

DEM reivindica vice de José Serra, afirma líder do partido

Por: Eduardo Bresciani   A escolha do vice-presidente é um processo...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=