Por: Fátima Oliveira
Difícil escolher o que escrever. A semana foi pauleira. Um respiro: “Papa fecha convento em que freiras dançavam em cerimônias”. Calma, não era o que na ilha de São Luís chamam “chateau” (leia: chatô), vulgo “casa de sexo pago”! De alvíssaras, só que as “Ligações entre cidades vizinhas ficam mais baratas para 68 milhões de brasileiros”. E muita sofrença: “Crescem os assassinatos no meio rural”…
Vi padre Josimo sendo embalsamado: Imperatriz (MA), 10 de maio de 1986.
“O latifúndio matou, no Pará, os ambientalistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo e, cinco dias depois, a testemunha do crime, o camponês Erenilton Pereira dos Santos”; “Em Rondônia foi assassinado Adelino Ramos, o Dinho, sobrevivente do massacre de Corumbiara (1995), do PCdoB e presidente da Associação dos Camponeses do Amazonas…”.
Na mira do latifúndio, poderíamos “anoitecer e não amanhecer”… Dormíamos com um revólver debaixo do travesseiro. Maranhão, 1987.
“Aprovado o Código Florestal: a batalha agora é no Senado”; “Carta de Aldo a Dilma defende Código Florestal”; “Marina pede o veto de Dilma ao texto aprovado”; “Quase 11 anos depois, o jornalista Pimenta Neves é preso”…
“Jovem é morta a facadas pelo ex-namorado em Neves”…
“Discussão sobre livro didático só revela ignorância da grande imprensa”; “Os xerifes da língua”; “Pesquisa Ibope/CDD: maioria dos brasileiros acredita que nenhuma mulher pode ser obrigada a ser mãe”; “Morre Abdias Nascimento, ícone negro”; “Morre Gil Scott-Heron, poeta negro visionário”…
Gil Scott-Heron criou o poema-música “A revolução não será televisionada”.
“Roger Abdelmassih, cassado e condenado, continua foragido”; “Entrevista coletiva do ministro da Saúde com blogueiros”; “O plenário da Câmara aprovou a Medida Provisória nº 520/10, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. (Ebserh)”, para administrar hospitais universitários…
“Inusitado: homem armado tenta roubar boi que pastava na rua”…
Do interesse de mandatários das Gerais: “Vereadores de BH apresentam notas exorbitantes , diz promotor”; “Mais um ônibus é incendiado em BH: são 13 em um mês”; “FHC desagrada PSDB e PT ao propor classe C como lastro social de oposição a Dilma”; “Serra nada, nada e vai à convenção como afogado “; ” Despaulistização – Convenção servirá para repaginar PSDB, diz Anastasia”; “Aécio faz 2 a 1 em Serra – Serra aceita acordo e assumirá Conselho Político do PSDB”…
“Tudo em família: Glória Pires coloca mais uma filha na Globo…”
Da conta de todo mundo: “Palocci diz que oposição tenta fazer o terceiro turno “; “PMDB segura CPI contra Palocci e faz Planalto refém”; “Palocci manda explicações ao procurador geral”; “Para não queimar Palocci, Dilma chama Lula e detona kit gay”; Mino Carta: “PT esqueceu os trabalhadores”…
“Constrangimento em dom Pedrito – Comandante Vasques abriu investigação sobre soldados que fizeram versão funk do Hino Nacional”…
“Parada gay em Moscou termina em briga e 40 presos”; “Travesti é assassinada por R$ 10 em São Paulo”; Norte de Minas: “Lavrador mata o amante a facadas: vítima ameaçava contar sobre o caso à namorada do suspeito”; “Kit gay vetado pelo governo inclui vídeo usado em escolas desde 1995”; “A presidente Dilma investe, na próxima semana, numa agenda positiva “; “Após turbulências, Dilma comandará as articulações com o Congresso” e… o processo contra a “Época” et caterva (?).
Sinto falta de uma República laica e sem patriarcado!
Sem mais latim para gastar.
Fonte: O Tempo