Quero o aconchego de uma República laica e nada mais

Por: Fátima Oliveira

 

Difícil escolher o que escrever. A semana foi pauleira. Um respiro: “Papa fecha convento em que freiras dançavam em cerimônias”. Calma, não era o que na ilha de São Luís chamam “chateau” (leia: chatô), vulgo “casa de sexo pago”! De alvíssaras, só que as “Ligações entre cidades vizinhas ficam mais baratas para 68 milhões de brasileiros”. E muita sofrença: “Crescem os assassinatos no meio rural”…

Vi padre Josimo sendo embalsamado: Imperatriz (MA), 10 de maio de 1986.

“O latifúndio matou, no Pará, os ambientalistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo e, cinco dias depois, a testemunha do crime, o camponês Erenilton Pereira dos Santos”; “Em Rondônia foi assassinado Adelino Ramos, o Dinho, sobrevivente do massacre de Corumbiara (1995), do PCdoB e presidente da Associação dos Camponeses do Amazonas…”.

Na mira do latifúndio, poderíamos “anoitecer e não amanhecer”… Dormíamos com um revólver debaixo do travesseiro. Maranhão, 1987.

“Aprovado o Código Florestal: a batalha agora é no Senado”; “Carta de Aldo a Dilma defende Código Florestal”; “Marina pede o veto de Dilma ao texto aprovado”; “Quase 11 anos depois, o jornalista Pimenta Neves é preso”…

“Jovem é morta a facadas pelo ex-namorado em Neves”…

“Discussão sobre livro didático só revela ignorância da grande imprensa”; “Os xerifes da língua”; “Pesquisa Ibope/CDD: maioria dos brasileiros acredita que nenhuma mulher pode ser obrigada a ser mãe”; “Morre Abdias Nascimento, ícone negro”; “Morre Gil Scott-Heron, poeta negro visionário”…

Gil Scott-Heron criou o poema-música “A revolução não será televisionada”.

“Roger Abdelmassih, cassado e condenado, continua foragido”; “Entrevista coletiva do ministro da Saúde com blogueiros”; “O plenário da Câmara aprovou a Medida Provisória nº 520/10, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. (Ebserh)”, para administrar hospitais universitários…

“Inusitado: homem armado tenta roubar boi que pastava na rua”…

Do interesse de mandatários das Gerais: “Vereadores de BH apresentam notas exorbitantes , diz promotor”; “Mais um ônibus é incendiado em BH: são 13 em um mês”; “FHC desagrada PSDB e PT ao propor classe C como lastro social de oposição a Dilma”; “Serra nada, nada e vai à convenção como afogado “; ” Despaulistização – Convenção servirá para repaginar PSDB, diz Anastasia”; “Aécio faz 2 a 1 em Serra – Serra aceita acordo e assumirá Conselho Político do PSDB”…

“Tudo em família: Glória Pires coloca mais uma filha na Globo…”

Da conta de todo mundo: “Palocci diz que oposição tenta fazer o terceiro turno “; “PMDB segura CPI contra Palocci e faz Planalto refém”; “Palocci manda explicações ao procurador geral”; “Para não queimar Palocci, Dilma chama Lula e detona kit gay”; Mino Carta: “PT esqueceu os trabalhadores”…

“Constrangimento em dom Pedrito – Comandante Vasques abriu investigação sobre soldados que fizeram versão funk do Hino Nacional”…

“Parada gay em Moscou termina em briga e 40 presos”; “Travesti é assassinada por R$ 10 em São Paulo”; Norte de Minas: “Lavrador mata o amante a facadas: vítima ameaçava contar sobre o caso à namorada do suspeito”; “Kit gay vetado pelo governo inclui vídeo usado em escolas desde 1995”; “A presidente Dilma investe, na próxima semana, numa agenda positiva “; “Após turbulências, Dilma comandará as articulações com o Congresso” e… o processo contra a “Época” et caterva (?).

Sinto falta de uma República laica e sem patriarcado!

Sem mais latim para gastar.

 

Fonte: O Tempo

+ sobre o tema

Bolsonarismo ataca democracia de todas as formas

O risco democrático que o bolsonarismo representa não se...

Peritos das Nações Unidas avaliam condições de vida dos africanos em Portugal

Por: António Pereira Neves Genebra, 14 mai...

O que pensa o ministro Arthur Chioro sobre a saúde da mulher – por: Fátima Oliveira

Preocupada com o silêncio sepulcral do novo ministro da...

Senador republicano adere a Obama

Folha de São Paulo quarta-feira, 29 de abril de...

para lembrar

Só o Talibã descumpre ordem da ONU, diz Celso Amorim

O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim lamentou o...

O Brasil real e a imprensa nativa: um desencontro marcado

-"A liberdade de imprensa é um bem maior que...

Beyoncé canta Tina Turner em espetáculo futurista da nova turnê ‘Renaissance’

Numa performance brilhante, Beyoncé fez o primeiro de seus cinco shows...

Repórteres no pelourinho

    A direção da Folha de...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Negra Li mostra fantasia deslumbrante para desfile da Vai-Vai em SP: ‘Muita emoção’

A escola de samba Vai-Vai está de volta ao Grupo Especial para o Carnaval 2024, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, neste sábado...

Livro põe mulheres no século 20 de frente com questões do século 21

Vilma Piedade não gosta de ser chamada de ativista. Professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e uma das organizadoras do livro "Nós…...
-+=