Quero o aconchego de uma República laica e nada mais

Por: Fátima Oliveira

 

Difícil escolher o que escrever. A semana foi pauleira. Um respiro: “Papa fecha convento em que freiras dançavam em cerimônias”. Calma, não era o que na ilha de São Luís chamam “chateau” (leia: chatô), vulgo “casa de sexo pago”! De alvíssaras, só que as “Ligações entre cidades vizinhas ficam mais baratas para 68 milhões de brasileiros”. E muita sofrença: “Crescem os assassinatos no meio rural”…

Vi padre Josimo sendo embalsamado: Imperatriz (MA), 10 de maio de 1986.

“O latifúndio matou, no Pará, os ambientalistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo e, cinco dias depois, a testemunha do crime, o camponês Erenilton Pereira dos Santos”; “Em Rondônia foi assassinado Adelino Ramos, o Dinho, sobrevivente do massacre de Corumbiara (1995), do PCdoB e presidente da Associação dos Camponeses do Amazonas…”.

Na mira do latifúndio, poderíamos “anoitecer e não amanhecer”… Dormíamos com um revólver debaixo do travesseiro. Maranhão, 1987.

“Aprovado o Código Florestal: a batalha agora é no Senado”; “Carta de Aldo a Dilma defende Código Florestal”; “Marina pede o veto de Dilma ao texto aprovado”; “Quase 11 anos depois, o jornalista Pimenta Neves é preso”…

“Jovem é morta a facadas pelo ex-namorado em Neves”…

“Discussão sobre livro didático só revela ignorância da grande imprensa”; “Os xerifes da língua”; “Pesquisa Ibope/CDD: maioria dos brasileiros acredita que nenhuma mulher pode ser obrigada a ser mãe”; “Morre Abdias Nascimento, ícone negro”; “Morre Gil Scott-Heron, poeta negro visionário”…

Gil Scott-Heron criou o poema-música “A revolução não será televisionada”.

“Roger Abdelmassih, cassado e condenado, continua foragido”; “Entrevista coletiva do ministro da Saúde com blogueiros”; “O plenário da Câmara aprovou a Medida Provisória nº 520/10, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. (Ebserh)”, para administrar hospitais universitários…

“Inusitado: homem armado tenta roubar boi que pastava na rua”…

Do interesse de mandatários das Gerais: “Vereadores de BH apresentam notas exorbitantes , diz promotor”; “Mais um ônibus é incendiado em BH: são 13 em um mês”; “FHC desagrada PSDB e PT ao propor classe C como lastro social de oposição a Dilma”; “Serra nada, nada e vai à convenção como afogado “; ” Despaulistização – Convenção servirá para repaginar PSDB, diz Anastasia”; “Aécio faz 2 a 1 em Serra – Serra aceita acordo e assumirá Conselho Político do PSDB”…

“Tudo em família: Glória Pires coloca mais uma filha na Globo…”

Da conta de todo mundo: “Palocci diz que oposição tenta fazer o terceiro turno “; “PMDB segura CPI contra Palocci e faz Planalto refém”; “Palocci manda explicações ao procurador geral”; “Para não queimar Palocci, Dilma chama Lula e detona kit gay”; Mino Carta: “PT esqueceu os trabalhadores”…

“Constrangimento em dom Pedrito – Comandante Vasques abriu investigação sobre soldados que fizeram versão funk do Hino Nacional”…

“Parada gay em Moscou termina em briga e 40 presos”; “Travesti é assassinada por R$ 10 em São Paulo”; Norte de Minas: “Lavrador mata o amante a facadas: vítima ameaçava contar sobre o caso à namorada do suspeito”; “Kit gay vetado pelo governo inclui vídeo usado em escolas desde 1995”; “A presidente Dilma investe, na próxima semana, numa agenda positiva “; “Após turbulências, Dilma comandará as articulações com o Congresso” e… o processo contra a “Época” et caterva (?).

Sinto falta de uma República laica e sem patriarcado!

Sem mais latim para gastar.

 

Fonte: O Tempo

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Eleições-2014: é possível uma pauta feminista?

  POR MARÍLIA MOSCHKOVICH Dez questões incômodas, que você...

Deputados articulam cortar mais de 50% da verba eleitoral para negros

O grupo de trabalho montado pelo presidente da Câmara dos...

Os dilemas do movimento negro com a Seppir – I – Por: Dennis de Oliveira

Esta semana acontece a III Conapir (Conferência Nacional...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=