A prefeita Rilza Valentim de Almeida Pena tem 50 anos, é natural de São Francisco do Conde, uma das mais jovens e preparadas lideranças da nova safra de políticos baianos. Após exercer mandato de vereadora, ela tem dado lições de administração voltadas para a população mais necessitada com forte ênfase na questão afro-descendente.
“FUI A ÚNICA NA BAHIA QUE RECEBI UM SELO PELA PRIMAZIA EM AÇÕES AFIRMATIVAS. SÃO FRANCISCO DO CONDE É UM MUNICÍPIO COM MAIS DE 90% DA POPULAÇÃO NEGRA, SIGNIFICA DIZER QUE TODO GRANDE PROJETO QUE EU FAÇO É PARA BENEFICIAR A POPULAÇÃO, A POPULAÇÃO NEGRA OU A PRÓPRIA CIDADE”
Quando concorreu a prefeitura pela primeira vez, Rilza teve que enfrentar o machismo, o racismo e o coronelismo em uma campanha eleitoral em que poucos do mundo político de sua região acreditavam em sua sobrevivência. Deu a volta por cima e se tornou a primeira mulher negra prefeita da cidade de São Francisco do Conde, BA.
Rilza Valentim (PT) agora reeleita prefeita continuará no cargo por mais quatro anos. A candidata obteve vantagem durante toda a apuração. Ela deve continuar prefeita de uma das cidades com o maior PIB da América Latina, graças aos royalties do petróleo.
Fonte: Negros e negras cristãos