Um atendente, de 26 anos, foi vítima de agressão na noite de quarta-feira (20), no bairro Estância Santa Luzia, em Rio Preto. O jovem, que é negro, relatou que os agressores tinham a cabeça raspada e se vestiam como skinheads.
Reprodução
De acordo como o boletim de ocorrência, o jovem estava caminhando em uma rua quando um carro parou perto. Um homem desceu do veículo e veio em sua direção com um pedaço de pau. Sem dizer nenhuma palavra, o homem deu um soco no rosto da vítima.
O jovem revidou com um chute e conseguiu derrubar o agressor no chão.
Outros três homens, também armados com pedaços de paus, desceram do carro e foram em direção ao atendente, que pulou o muro de uma chácara e se escondeu.
Ainda segundo o boletim de ocorrência, o jovem disse que ficou escondido por cerca de 40 minutos e observou que os agressores eram todos carecas e usavam roupas pretas e coturnos, aparentando serem membros do grupo conhecido como skinheads.
Skinheads
De acordo com o site Brasil Escola, os skinheads surgiram entre as décadas de 1960 e 1970, no Reino Unido, e chegaram na América nos anos 1980. Espalhando-se inicialmente pelo submundo da cultura punk, os skinheads de extrema-direita passaram a ganhar notoriedade em seus atos de vandalismo e violência praticados contra imigrantes latinos, judeus, homossexuais e negros.