RJ: Apenas 244 processos de racismo chegaram ao fim em 30 anos

Na média, os números apontam que foram julgado oito casos por ano

Do Notícias ao Minuto Brasil 

© Pixabay

Apenas 244 processos de racismo e injúria racial foram julgados no estado do Rio de Janeiro desde 1988. Na média, os números apontam que foram julgados oito casos por ano. As informações são de um levantamento divulgado pela GloboNews.

As denúncias de vítimas de preconceito são frequentes, mas poucos seguem na Justiça. Um dos casos apurados pelo G1 foi o da produtora de eventos, Mariama Sabi.

“Em 2009, em uma loja na Rua Visconde de Pirajá, fiz a compra de uma camisa. Após pagar troquei a camisa no interior da loja. Ao sair, o segurança me abordou fisicamente. Ele segurou o meu braço enquanto estavam no telefone, até terminarem a ligação. Eu gritava e falava que não poderiam me abordar daquela forma. Ele me questionou por qual motivo eu estava nervosa e sinalizou que eu tinha sido vista furtando um produto”, revelou.

Na época do ocorrido, Sabi estava grávida e prestou queixa após o nascimento do bebê. “No momento em que fui chamada eu não podia comparecer porque tive o meu filho no dia em que estava agendado. Infelizmente o processo foi arquivado pelo não comparecimento de ambas as partes”, explicou.

O racismo crime inafiançável e que não prescreve desde a Constituição 1988. No entanto, desde então, apenas 244 casos de racismo e injúria racial – quando alguém usa de palavras depreciativas à raça ou cor da vítima – foram efetivamente julgados e punidos.

+ sobre o tema

Começa nos EUA novo julgamento sobre morte de negro pela polícia

Um emblemático julgamento pelo homicídio de um homem negro...

Americanos falam em ‘privilégio branco’ no caso Ryan Lochte

Pelo Twitter, tratamento à história do nadador é criticado. Por André...

A sutileza da propaganda depreciativa dos negros publicada na Revista de Domingo de O Globo

O professor universitário Rolf Malungo, nos enviou via Sos...

Ajudante negro do Papai Noel gera debate sobre racismo na Holanda

Uma antiga tradição popular está gerando debates sobre...

para lembrar

spot_imgspot_img

SC tem alta de 51% nos casos de injúria racial e lidera denúncias do crime no país

Em Santa Catarina, seis pessoas procuraram a polícia por dia, em média, para denunciar casos de injúria racial em 2023. No ano passado, 2.280 pessoas sofreram ofensas...

O destino dos negros

A semana em que o Estatuto da Igualdade Racial (lei 12.288/2010) completou 14 anos foi repleta de notícias que atestam o quanto o Brasil está longe...

Roda de samba no Centro do Rio registra dupla imitando macacos em evento: ‘não será tolerado’

O PedeTeresa, roda de samba que acontece na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, compartilhou um vídeo de uma dupla imitando macacos em um...
-+=