Saiba o que abre e o que fecha em SP durante o feriado prolongado

Por: Priscila Trindade

Cerca de 1,9 milhão de carros devem circular pelas estradas do interior e litoral do Estado de São Paulo durante os 4 dias de feriado da Independência


SÃO PAULO – Repartições públicas municipais da capital paulista funcionarão em horários alterados durante o feriado do dia 7 de Setembro, feriado nacional, e na véspera, 6.

Cerca de 1,9 milhão de carros devem circular pelas estradas do interior e litoral do Estado de São Paulo durante os quatro dias do feriado prolongado da Independência. O número representa um aumento de 14% em relação ao mesmo feriado do ano passado.

Veja o que abre e o que fecha no feriado:

Poupatempo. Os postos do Poupatempo fecham apenas no dia 7. No dia 6, as unidades da capital funcionarão normalmente, das 7 às 19 horas.

Saúde. Nos dias 4, 5, 6 e 7 de setembro, hospitais, prontos-socorros e serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas funcionarão ininterruptamente. As AMAs tradicionais funcionarão das 7 às 19 horas e as Especialidades estarão abertas no sábado, 4, das 7 às 19 horas, mas não funcionam nos dias 6 e 7. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) permanecerão fechadas no feriado prolongado, voltando a funcionar na quarta-feira, 8.

Educação. Não haverá atividades na rede municipal de ensino nos dias 6 e 7, mas a programação cultural e esportiva nos Centros Educacionais Unificados (CÉUS) será realizada normalmente.

Transporte. No dia 6, segunda-feira, o transporte coletivo por ônibus na cidade de São Paulo circulará com 70% de sua frota e, no dia 7, com 50%.

Esporte. Os Clubes Escola da Prefeitura abrirão para o uso do público nos dias 6 e 7, mas não haverá atividades regulares do programa.

Subprefeituras. As Praças de Atendimento das Subprefeituras permanecerão fechados nos dias 6 e 7 e voltarão a funcionar na quarta-feira.

Trabalho. As unidades do CAT (Centro de Apoio ao Trabalho) não atenderão ao público nos dias 6 e 7. Porém, no sábado, dia 4, o funcionamento será normal, das 8 às 13h.

Verde e Meio Ambiente. Todos os parques municipais abrirão no dia 6 nos horários habituais, com a exceção do Jardim da Luz. No dia 7, o funcionamento será normal.

Abastecimento. No dia 6, os mercados abrirão nos horários normais e no dia 7 o funcionamento será este: Kinjo Yamato, das 2h às 15h; Paulistano (Central), 6 às 18h; Central Leste, Vila Formosa e Teotônio Vilela, 7 às 13h; Pirituba, Vila Formosa; Pirituba, das 7 às 14h; Guaianases, Ipiranga, Penha, Sapopemba e Tucuruvi, das 8 às 13h. Não abrirão os mercados da Lapa, Pinheiros, Santo Amaro e São Miguel.

Os sacolões funcionarão nos locais e horários habituais no dia 6. No dia 7, no seguinte esquema: Santo Amaro, das 7 às 14h; Brigadeiro, Butantã, Cidade Tiradentes, Estrada do Sabão, Jaçanã, Jaguaré (só hortifruti), Jaraguá, João Moura, Lapa e Piraporinha, das 7 às 14h; Rio Pequeno e Freguesia do Ó, das 7 às 15h; Cohab Adventista e São Miguel, 8 às 13h; e Bela Vista, 8 às 14h. As feiras livres não funcionam às segundas-feiras e no dia 7 atenderão nos locais e horários habituais.

Assistência Social. Os serviços de emergência, acolhida e albergue, são fornecidos 24 horas ininterruptamente: Abrigos / Casas de Acolhida, CAPE – Central de Atendimento Permanente e de Emergência, tels. 3228-5554 / 3228-2092 / 3228-5668; Centros de Referência da Criança e do Adolescente (CRECAs) e Centro de Acolhida – (antigos albergues).

Os seguintes serviços permanecerão fechados durante o feriado: CRECI – Centro de Referência de Cidadania do Idoso, Loja Social – Roda da Cidadania, Agente Jovem, Restaurante-Escola São Paulo, Núcleos Sócio-educativos e Centro de Referência Ação Família – CRAF.

Cultura. Não funcionarão os Teatros Alfredo Mesquita, Décio de Almeida Prado, Flavio Império e o Municipal, que estão em reforma. Os demais terão programação normal nos dias 6 e 7. A Biblioteca Mário de Andrade permanece fechada por reforma. As bibliotecas de bairro fecham apenas no dia 7. No dia 4 o funcionamento será normal e no dia 5 abrem as unidades Álvares de Azevedo, Cora Carolina, Padre José de Anchieta e Raul Bopp. As bibliotecas que têm programação marcada para os dias 4, 5, 6 e 7 funcionarão normalmente. Consultas pelo site da Secretaria de Cultura. A Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato fecha nos dias 3 e 4 e abre nos dias 5 e 6.

Os demais equipamentos culturais obedecerão ao seguinte esquema: Sítio da Ressaca, abre das 9 às 17h no dia 7; Casa do Bandeirante, do Grito, Modernista, do Tatuapé e Capela do Morumbi, abrem nos dias 4,5 e 7, das 9 às 17h; Centro Cultural São Paulo, abre nos dias 4,5 e 7 das 10 às 22h; Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, abre nos dias 4 e 5, das 10 às 20h, e no dia 7, das 10 às 18h, com apresentação do Vocacional a partir das 20h; Galeria Olido, atenderá nos dias 4,5 e 7 das 13 às 20h, programação no site da Galeira Olido, e no dia 6, Confraria da Leitura, às 18h30; Monumento à Independência (Capela Imperial) abre todos os dias, das 9 às 17h, e fecha no dia 6: Museu do Teatro Municipal, abre todos os dias das 10 às 17h, e fecha no dia 6; Orquestra Experimental de Repertório, Escola de Bailado, Balé da Cidade e Escola Municipal de Iniciação Artística não abrirão; Escola Municipal de Música só abrirá para o público no dia 4; Divisão de Arquivo Histórico abre só no sábado, 4, das 9 às 17h; os Bosques da Leitura funcionarão no dia 5, das 9h30 às 16h.

 

 

Fonte: Estadão

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Wikileaks está entre os nomeados ao Nobel da Paz

Site de vazamentos de documentos confidenciais foi apontado por...

Panelaço? Só nos apartamentos dos milionários

Na Rocinha não se ouviu nem ruído do tal...

Debate entre equipe de Harvard e time de presidiários tem resultado surpreendente

Apenas alguns meses depois de ganhar o título nacional...

Brasileiro é eleito para chefiar órgão da ONU contra a fome

José Graziano será o diretor da FAO, após vencer...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=