‘Sair das sombras’ Revista FHM retira capa após acusações de racismo

A edição filipina da revista masculina FHM retirou da Internet a capa da sua edição de março, após críticas á fotografia escolhida, que foi considerada racista pelos leitores.

A edição filipina da revista FHM, dirigida ao público masculino, pediu desculpa pela capa da edição de março e acabou por retirá-la da Internet, após ter recebido inúmeras críticas pela fotografia escolhida, que foi considerada racista pelos leitores.

Na polémica fotografia da capa, a atriz Bela Padilla aparece vestida com um biquini cor-de-rosa, rodeada de mulheres negras. O facto, só por si, não representaria nada de invulgar, não fosse o título escolhido: “Sair das sombras”.

A publicação afirmou que após ter revelado a imagem na Internet, recebeu uma chuva de críticas, que motivaram a decisão de retirar a imagem. “Pedimos desculpa e agradecemos as opiniões dos leitores, lamentando o mal estar causado”, afirmou a FHM. Apenas umas horas depois da capa ter sido lançada online, centenas de pessoas uniram-se num manifesto contra a publicação.

A atriz Bela Padilla, declarou à BBC que não vê qualquer problema na fotografia. “Não me arrependo de a ter feito porque era uma fotografia muito bonita, no entanto, se incomodou alguém, lamento”, disse a atriz. Segundo Padilla, a capa simbolizava a sua maioridade e não pretendia discriminar os negros. “Algumas das raparigas eram filipinas, pintadas de negro, e não representavam as mulheres africanas. Fizemos isso para retratar as sombras porque, como expliquei, representavam a minha maioridade a sair das minhas velhas sombras”, disse.

Após este episódio, a revista FHM afirmou que, de agora em diante, vai passar a tratar os seus temas com mais sensibilidade para não ofender ninguém e evitar novas polémicas.

 

 

fhm2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: DN

+ sobre o tema

Casais negros aderem a relações afrocentradas

Termo usado para designar uma união afetiva e/ou sexual...

Estatuto Racial: Canto a Palmares – por: Edna Roland*

Após a aprovação do Projeto 6264/2005, que institui o...

Policial mata homem negro depois de errar seu próprio apartamento nos EUA

A policial Amber Guyger entrou em um apartamento, que...

Plataforma de denúncia de violência policial recebe prêmio internacional

DefeZap foi premiado por inovação no acesso à Justiça em...

para lembrar

Negros, os credores que incomodam

A presença negra que cresce e fica mais visível...

“A favela é um campo de extermínio do povo negro”

Em entrevista à TV 247, André Constantine, do movimento...

Famosos divulgam mensagens de apoio à Titi Gagliasso, vítima de racismo por socialite Day McCarthy

Artistas como Glória Maria, Thiaguinho e Zezé Motta compartilharam...

Rede europeia contra o racismo denuncia discurso xenófobo de candidatos

Juliana Wahlgren atua na Rede Europeia contra o Racismo...
spot_imgspot_img

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...
-+=