‘Sair das sombras’ Revista FHM retira capa após acusações de racismo

A edição filipina da revista masculina FHM retirou da Internet a capa da sua edição de março, após críticas á fotografia escolhida, que foi considerada racista pelos leitores.

A edição filipina da revista FHM, dirigida ao público masculino, pediu desculpa pela capa da edição de março e acabou por retirá-la da Internet, após ter recebido inúmeras críticas pela fotografia escolhida, que foi considerada racista pelos leitores.

Na polémica fotografia da capa, a atriz Bela Padilla aparece vestida com um biquini cor-de-rosa, rodeada de mulheres negras. O facto, só por si, não representaria nada de invulgar, não fosse o título escolhido: “Sair das sombras”.

A publicação afirmou que após ter revelado a imagem na Internet, recebeu uma chuva de críticas, que motivaram a decisão de retirar a imagem. “Pedimos desculpa e agradecemos as opiniões dos leitores, lamentando o mal estar causado”, afirmou a FHM. Apenas umas horas depois da capa ter sido lançada online, centenas de pessoas uniram-se num manifesto contra a publicação.

A atriz Bela Padilla, declarou à BBC que não vê qualquer problema na fotografia. “Não me arrependo de a ter feito porque era uma fotografia muito bonita, no entanto, se incomodou alguém, lamento”, disse a atriz. Segundo Padilla, a capa simbolizava a sua maioridade e não pretendia discriminar os negros. “Algumas das raparigas eram filipinas, pintadas de negro, e não representavam as mulheres africanas. Fizemos isso para retratar as sombras porque, como expliquei, representavam a minha maioridade a sair das minhas velhas sombras”, disse.

Após este episódio, a revista FHM afirmou que, de agora em diante, vai passar a tratar os seus temas com mais sensibilidade para não ofender ninguém e evitar novas polémicas.

 

 

fhm2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: DN

+ sobre o tema

Governo de São Paulo lança medidas contra racismo

  Nesta segunda-feira, dia Internacional contra a Discriminação Racial, o...

Representação política e enfrentamento ao racismo: Prof. Marilena Chauí

Leia a íntegra da palestra da Prof. Marilena Chauí...

Brancos, eu disse não!

Uma pergunta precisa ser respondida: Por que os brancos...

Ponte Preta acena na contramão do futebol brasileiro com um inédito presidente negro

Conhecedor do histórico pontepretano contra o racismo, o mandatário...

para lembrar

Sony e Tiririca ‘bombam’ na imprensa dos EUA, por Humberto Adami

A imprensa dos EUA tem "bombado" a notícia da...

Apresentador é demitido após fazer comentário racista sobre Michelle Obama

Um apresentador de TV foi demitido nos Estados Unidos...

Polícia e racismo nas escolas públicas do DF

Fonte: Infância Hoje -       Adolescentes...

Ativistas pautam discriminação racial no debate sobre reconhecimento pessoal em crimes

A discriminação contra negros no sistema de Justiça Criminal...
spot_imgspot_img

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...

Identitarismo, feminismos negros e política global

Já faz algum tempo que o identitarismo não sabe o que é baixa temporada; sempre que cutucado, mostra fôlego para elevar o debate aos trending topics da política...

Gilberto Gil, o filho do tempo

Michel Nascimento, meu amigo-irmão que esteve em Salvador neste ano pela milésima vez, na véspera da minha viagem, me disse que uma das coisas...
-+=