São Paulo sediará o II Ciclo Nacional de Conversas Negras, 2011.

Arísia Barros

Mais notícias sobre a realização do I Ciclo.

A cidade de Piracicaba, SP sediará nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2011, o I Ciclo Nacional de Conversas Negras: Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta”.
O anúncio foi feito na abertura do I Ciclo Nacional de Conversas Negras realizado em Maceió em 24 de agosto, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas,pela idealizadora do encontro e coordenadora do Projeto Raízes de Áfricas, Arísia Barros.
Ao formalizar o convite o representante da Câmara de Vereadores de Piracicaba ,jornalista Martim Vieira Ferreira,afirmou reconhecer o valor da iniciativa como também à necessidade de continuidade da ação. 
A Coordenadora Geral de Diversidade/SECAD/Ministério de Educação palestrante no I Ciclo, Leonor Franco de Araujo, compartilha com Ferreira a idéia de sustentabilidade, tendo como princípio a formação de uma comissão nacional a partir da ação de Maceió e complementa: “o convite da cidade de Piracicaba é reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado pelo Projeto Raízes de Áfricas, em Alagoas”.
Coordenadora Geral de Diversidade/SECAD , Leonor Araujo, ministrou palestra no I Ciclo sobre:” A importância da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro em Redenção – Ceará para construção das relações sócio-históricas do nordeste brasileiro com o continente africano”.
Segundo Arísia Barros:  Este convite da Câmara de Piracicaba é um sinal político importante que confirma a intenção de, a partir da formação de uma rede de instituições e pessoas verdadeiramente, atentas às necessidades específicas da população negra, ainda segregada, estabelecer espaços de consolidação de políticas públicas, dentre elas a implementação da Lei Federal nº 10.639/03 e otimizar ações do Estatuto da Igualdade Racial, recém aprovado pelo presidente da República. “

Sobre políticas afirmativas no município de Piracicaba/São Paulo

O município de Piracicaba é um importante pólo industrial de desenvolvimento industrial e agrícola estando situada em uma das regiões mais industrializadas e produtivas do estado de São Paulo.
Aliado ao desenvolvimento industrial o parlamento legislativo da cidade de Piracicaba busca estabelecer proposições que favoreçam a igualdade no desenvolvimento humano, da população local, estabelecendo políticas de ações afirmativas, a exemplo da reserva de 20% das vagas para afro descendentes no serviço público; 40% de participação da comunidade negra na publicação oficial; feriado municipal no dia 20 de novembro, em alusão ao líder negro Zumbi dos Palmares, além de outras iniciativas e programas sociais que evidenciam a comunidade negra piracicabana.
Segundo o jornalista Martim Vieira Ferreira:”A Câmara de Piracicaba investe nas perspectivas de propor políticas de inserção com o compromisso de subsidiar um bem estar social igualitário.

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

Começa convocação de estudantes em lista de espera do Sisu

Os candidatos selecionados pela lista de espera do Sistema...

para lembrar

Melhores universidades do mundo estão nos EUA

Por: MARCOS FLAMÍNIO PERES   HARVARD É A MAIS BEM AVALIADA,...

Racismo, preconceito e ameaças de morte viram rotina em universidades públicas de São Paulo

Três ofensas graves foram registradas em um mês; especialista...

Decisões do STF contra censura em escolas é tema de campanha nas redes sociais

A Ação Educativa, em articulação com diversas entidades que...

Estudantes podem consultar Pé-de-Meia a partir de quarta-feira

O estudante do ensino médio matriculado na rede pública...
spot_imgspot_img

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá um importante passo rumo à ampliação da  diversidade em seu quadro de servidores(as). A Procuradoria-Geral...
-+=