Seppir será mantida

Dilma nega redução de pastas em futura reforma ministerial

A presidente Dilma Rousseff negou nesta sexta-feira que pretenda fazer uma grande reforma administrativa no governo, com redução no número de ministérios em janeiro, e reafirmou que manterá a “tolerância zero ” com “malfeitos e irregularidades” no governo.

“Eu e meu governo não temos compromisso com qualquer prática de malfeito no governo. Tolerância zero”, disse a presidente a jornalistas no encontro de fim de ano, depois de ter substituído seis ministros que foram alvo de acusações de irregularidades nos últimos meses.

Ao ser questionada sobre a vindoura reforma ministerial, prevista para janeiro, ela disse que “não” terá redução de ministérios. “Não é isso que faz a diferença no governo”, argumentou.

Segundo ela, cada ministério tem sua responsabilidade e que “só não enxerga isso é porque não está no dia a dia do governo”.

Segundo ela, pastas como a Política para as Mulheres e a Promoção da Igualdade Racial têm enorme responsabilidade política, dando a entender que elas não serão fundidas, como se chegou a especular.

Dilma afirmou que pretende aumentar os níveis de governança interna do governo e que nisso os partidos aliados não terão influência.

“(Não quero) que nenhum partido político interfira nas relações internas do governo. Isso vale para todos os partidos políticos. Uma coisa é a governabilidade e que os partidos possam indicar nomes. Mas a partir do momento que o nome foi indicado ele presta contas ao governo e a mais ninguém”, salientou.

Ao analisar o ano, Dilma afirmou que teve “grandes desafios”, mas que os problemas políticos foram específicos nas áreas e não contaminaram o governo como um todo.

“Acho que é do ofício da presidência tomar medidas duras. Lamento porque alguns ministros que saíram eram muito capazes”, disse.

Ela disse que tentou evitar um clima de caças às bruxas no governo e que as sucessivas quedas de ministros atrapalharam a divulgação dos programas do governo.

“Obviamente eu acho que escândalo vende mais jornal”, afirmou criticando a imprensa .

Questionada sobre as recentes denúncias de tráfico de influência ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, Dilma disse que elas são infundadas.

“O Pimentel não tem nada a ver com o que estão acusando ele”, disse em defesa do ministro que é seu amigo pessoal há décadas.

Fonte: Agora

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Pandemia acentuou desigualdade brasileira, aponta estudo da FGV

A desigualdade de renda no Brasil é ainda maior...

A vida feita a lápis

Por: Fernanda Pompeu Ter opiniões fortes é apreciável. Uma pessoa com...

Parlamentares europeus, asiáticos e africanos fazem apelo aos países do G8

Fonte: AnsaLatina / Itália   ROMA, 23 JUN (ANSA) - Parlamentares...

O pensamento do novo Ministro da Educação, Renato Janine

Será que desejamos o impossível? Por Renato Janine Ribeiro Do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=