Sobre médicos e monstros

O País amanheceu estarrecido, após a morte de Dona Marisa Letícia Lula da Silva, com as notícias sobre os vazamentos e troca ilegal de informações de médicos sobre o prontuário da ex-primeira-dama, no Hospital Sírio Libanês. Reparem, não se trata apenas de uma questão ética, embora, não há nunca dúvida a respeito, é nisso que o Conselho Regional de Medicina de São Paulo irá querer transformar. Há, claramente, uma variável criminal nessa história.

Por CHICO VIGILANTE, do Brasil 247 

Foto: Christian Parente/Claudia

Há pelo menos quatro médicos envolvidos nessa lama de imoralidade e antiprofissionalismo. Uma delas, a reumatologista, Gabriela Munhoz, acabou demitida por ter vazado dados do diagnóstico de Dona Marisa para um grupo de whatsapp, assim que a esposa do ex-presidente Lula foi levada ao Sírio Libanês.

Outros dois médicos, Pedro Paulo de Souza Filho e Ademar Poltronieri Filho, integrantes de grupos virtuais de internet, são apontados como disseminadores das informações sigilosas relativas a Dona Marisa.

Mas a personagem emblemática da grave crise moral da medicina brasileira se chama Richam Faissal Ellakkis, neurocirurgião de uma unidade da Unimed em São Roque, no interior de São Paulo, e de alguns hospitais da capital paulista.

Ellakkis, ao saber da entrada de Dona Marisa no Sírio Libanês, simplesmente orienta seus colegas de jaleco como devem fazer para matar a ex-primeira-dama. Em tom de deboche, ensina: “Esses ‘fdp’ vão embolizar ainda por cima. Tem que romper no procedimento. Daí, já abre pupila. E o capeta abraça ela”.

Ao contrário dos profissionais sérios da medicina, que dedicam a vida ao juramento de cuidar das pessoas e diminuir o sofrimento humano, esses monstros formados, quase sempre, em universidades públicas, passaram a dar a tônica do exercício da medicina, no Brasil. A reação aos médicos cubanos e ao programa Mais Médicos, implantado nos governos do Partido dos Trabalhadores, foi um claro sinal dessa circunstância lamentável em preocupante.

Em um País sério, não nesse arremedo de nação em que os golpistas transformaram o Brasil, esse Richam Ellakkis já estaria impedido de clinicar, até porque já estaria preso. Porque esse doutorzinho não passa de um criminoso, embora, tenho certeza, muitos hão de aparecer para defendê-lo. Infelizmente, o corporativismo médico, no Brasil, beira a uma patologia.

É preciso que, muito além do Conselho Regional de Medicina, a Polícia Federal e o Ministério Público iniciem uma investigação para descobrir quem mais, além dessa turma de mafiosos, faz parte desse esquema de disseminação de ódio e quebra de ética médica.

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Cidinha da Silva: Sete historias de negro

Por: Cidinha da Silva   Antes de comentar o livro preciso...

Por trás do verdadeiro mecanismo de corrupção do Brasil

Pesquisadores mapeiam as redes de relacionamento entre os escândalos...

“Ninguém pode ficar nas mãos de um chantagista”, diz Cláudio Couto

Para cientista político, apesar do cenário de crise, momento...

No ‘Casa Grande e Senzala’ da pandemia, governo pede sacrifício aos já vulneráveis

Maioria das imagens da campanha #OBrasilNãoPodeParar retrata pessoas negras...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=