Transexuais são constrangidas ao usar banheiro de shopping em SP

Sete seguranças formaram um corredor na porta do banheiro feminino para aguardar a saída de quatro amigas

Por Isadora Otoni

No último sábado (4), quatro transexuais foram constrangidas por seguranças ao usarem o banheiro feminino do Shopping Center 3, em São Paulo. Aline Freitas contou que estava com uma amiga passeando pelo estabelecimento como estava acostumada a fazer, já que trabalha perto do local, e as duas foram ao banheiro juntas sem serem abordadas. No entanto, quando tentaram ir com mais duas amigas, passaram por constrangimentos. “Por estarmos em quatro, isso pode ter chamado a atenção dos seguranças de alguma forma, porque realmente percebi uma movimentação deles”, sugere Aline.

Segundo ela, quando todas estavam entrando no banheiro, um funcionário abordou uma de suas amigas e disse que ela deveria usar o banheiro masculino. “Disse que ele não podia fazer isso e que esse era um direito dela. Mas minhas amigas estavam todas muito calmas, eu era a mais nervosa. Usamos o banheiro mesmo assim, algumas retocaram a maquiagem e outras usaram as cabines. Em seguida, entrou uma funcionária e conversou ‘na boa’, disse que as pessoas se sentiram incomodadas, mas foi embora”. As quatro mulheres foram surpreendidas ao saírem do sanitário, porque precisaram passar por um corredor de quase sete seguranças. “Parecia um corredor polonês. Eles ficaram falando agressões, tipo ‘bando de homens’ e coisas desses níveis”.

“Esse tipo de despreparo é generalizado. Muitas das meninas já passaram por situações desse tipo, não é uma exceção. O que chama a atenção é ter sido em um lugar muito notório, um shopping que tem muita diversidade, porque é na esquina da Avenida Paulista com a Augusta”, declarou Aline. As vítimas do constrangimento já acionaram um advogado para cuidar do caso, tendo em vista que a atitude dos seguranças transgride a lei estadual 10.948, que pune manifestações discriminatórias praticadas contra qualquer cidadão homossexual, bissexual ou transgênero.

Outra medida de Aline Freitas, com o apoio de uma amiga, é a realização de umencontro na praça de alimentação do Shopping Center 3. O protesto está marcado para o dia 11, às 13h, e pretende chamar a atenção para a transfobia cotidiana.

Em 2012, a cartunista Laerte passou por uma situação parecida na Pizzaria Real, também de São Paulo. Na época, foi impedida de usar o banheiro feminino após o pedido de uma cliente. A cartunista não processou o restaurante porque sempre foi bem recebida no local, mas contou com o apoio da Secretaria de Justiça para proteger os direitos da população travesti e transexual por meio da lei 10.948.

 

Fonte: Revista Fórum 

+ sobre o tema

para lembrar

Capes vai bloquear 6,05% das bolsas de pós-graduação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior...

Ramon Campeão de informática, filho de doméstica vai estudar na Poli-USP

A família de Ramon Silva de Lima, que vive...

A escola falhou se o aluno acha que menina é inferior

Na foto acima, seriam prezados alunos ou prezadas alunas?...

Unicamp 2024: prazo para pedir isenção em taxa do vestibular começa nesta segunda; veja regras

A Unicamp abre nesta segunda-feira (15) o prazo para pedido de...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=