Tribunal não vê racismo em ofensas e revolta judeus na Argentina

 

Um tribunal de Buenos Aires gerou revolta hoje entre a comunidade judaica da Argentina – a segunda maior da América – ao considerar que expressões como “Hitler deveria ter matado todos” são ameaças graves, mas não um ato de racismo.

A decisão da Câmara Federal de Apelações, divulgada hoje pela imprensa local, foi em resposta à ação aberta por um comerciante judeu que diz ter sido ofendido em uma discussão com, entre outros termos, “judeu filho-da-p…”.

Segundo a corte, os insultos foram expressões de “descontentamento” e “ameaças”, crime sobre o qual deverá se pronunciar a Justiça ordinária em vez da federal.

“O conteúdo das frases ditas, por mais repudiável que seja, representou um modo, certamente pouco feliz, de exteriorizar o descontentamento com as relações comerciais e se emoldurou, na verdade, em uma eventual ameaça”, diz a corte.

O presidente da Delegação de Associações Israelitas Argentinas (Daia), Aldo Donzis, opinou que o pronunciamento do tribunal foi “vergonhoso” e causa “grande preocupação” na comunidade judaica.

“Mais que surpresa, gera grande preocupação porque a decisão demonstra que a Justiça não se preocupa com o tema do racismo”, declarou Donzis à “Agência Judaica de Notícias”, em Buenos Aires.

O diretor do Instituto Nacional contra a Discriminação e a Xenofobia, Claudio Morgado, também criticou o tribunal ao ressaltar que os insultos “de conteúdo discriminatório” constituem um ato de racismo.

A comunidade judaica da Argentina, com cerca de 300 mil pessoas, denunciou nas últimas semanas uma nova onda de ataques e a aparição de pichações antissemitas em cemitérios.

Fonte: Clipping de Relações Internacionais

+ sobre o tema

Pesquisadores vão trabalhar na reconstituição do crânio de Luzia

De acordo com os especialistas, foram achados partes da...

Diretor diz que se inspirou na África do Sul para criar Wakanda

Ryan Coogler ainda disse que antes de viajar para...

para lembrar

‘Renaissance’: Beyoncé anuncia data de lançamento de novo projeto

Depois de apagar as fotos de seus perfis nas...

Noite para Dandara e Zumbi

Em celebração ao dia 20 de novembro, no Torto...

Liniker volta ao Rio com show do aclamado álbum “Caju”

O primeiro show de 2025 da Liniker na cidade do Rio...

Itaú Cultural abre inscrições para curso EaD focado em dramaturgia negra

Entre os inscritos, 40 serão selecionados para as aulas No...
spot_imgspot_img
-+=