Tribunal não vê racismo em ofensas e revolta judeus na Argentina

 

Um tribunal de Buenos Aires gerou revolta hoje entre a comunidade judaica da Argentina – a segunda maior da América – ao considerar que expressões como “Hitler deveria ter matado todos” são ameaças graves, mas não um ato de racismo.

A decisão da Câmara Federal de Apelações, divulgada hoje pela imprensa local, foi em resposta à ação aberta por um comerciante judeu que diz ter sido ofendido em uma discussão com, entre outros termos, “judeu filho-da-p…”.

Segundo a corte, os insultos foram expressões de “descontentamento” e “ameaças”, crime sobre o qual deverá se pronunciar a Justiça ordinária em vez da federal.

“O conteúdo das frases ditas, por mais repudiável que seja, representou um modo, certamente pouco feliz, de exteriorizar o descontentamento com as relações comerciais e se emoldurou, na verdade, em uma eventual ameaça”, diz a corte.

O presidente da Delegação de Associações Israelitas Argentinas (Daia), Aldo Donzis, opinou que o pronunciamento do tribunal foi “vergonhoso” e causa “grande preocupação” na comunidade judaica.

“Mais que surpresa, gera grande preocupação porque a decisão demonstra que a Justiça não se preocupa com o tema do racismo”, declarou Donzis à “Agência Judaica de Notícias”, em Buenos Aires.

O diretor do Instituto Nacional contra a Discriminação e a Xenofobia, Claudio Morgado, também criticou o tribunal ao ressaltar que os insultos “de conteúdo discriminatório” constituem um ato de racismo.

A comunidade judaica da Argentina, com cerca de 300 mil pessoas, denunciou nas últimas semanas uma nova onda de ataques e a aparição de pichações antissemitas em cemitérios.

Fonte: Clipping de Relações Internacionais

+ sobre o tema

Romero Rodriguez

Romero Rodriguez é director general de Mundo Afro, organización...

TERREMOTO HAITI: Evento com celebridades arrecada US$ 57 milhões para o Haiti

Os organizadores do evento "Hope for Haiti Now", que...

para lembrar

Viviendas garífunas

 Origem: Stanford.edu Tradicionalmente, las casas se construyían de...

Bicentenario de la Independencia de América: ¿cómo quedamos los afro?

Fonte: Lista Racial Por: Jesus Chucho García. Fundacion Afroamerica...

TERREMOTO HAITI:Scarlett Johansson leiloa encontro com fã para ajudar Haiti

A atriz americana Scarlett Johansson está leiloando entre seus...

Haiti, ponto de encontro das Américas

O princípio fundamental é o de que...
spot_imgspot_img

O povo da Colômbia que celebra o Natal em fevereiro e com um Menino Jesus negro

Os moradores da cidade de Quinamayó, na Colômbia, celebram o Natal em fevereiro com uma procissão que inclui o boneco de um Menino Jesus...

Quanto você sabe sobre os afrodescendentes na América Latina?

Desafiamos você a responder este teste e avaliar seus conhecimentos sobre essa importante minoria Do El País  O que você sabe sobre os afrodescendentes na América...

Aniversario de la muerte de Franz Fanon

FRANTZ FANON: LOS CONDENADOS DE LA TIERRA…SIGUEN CONDENADOS Por Jesus Chucho Garcia para o Portal Geledés  Hoy 6 de diciembre se cumplen cincuenta y seis años…de la...
-+=