Turismo étnico afro-brasileiro é debatido no Salão

Fonte: PanRotas – O Portal do Profissional do Turismo –


O último dia do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, no Anhembi, em São Paulo, recebeu, no Núcleo do Conhecimento, um debate sobre “Turismo Étnico Afro Brasileiro Expectativas e Oportunidades. A abertura foi feita por Francisco Luiz Salvador, representante do Baile do Carmo da cidade de Araraquara, que apresentou em vídeo alguns trechos da festa, com depoimentos importantes, como do prefeito Marcelo Barbieri, destacando o apoio da administração municipal ao evento e a importância da inclusão da festa no calendário nacional do Ministério do Turismo.

 

Em seguida o deputado estadual José Candido enfatizou a necessidade de se criar em São Paulo um Programa de Turismo Étnico Afro Brasileiro e um calendário de manifestações culturais e turísticas afro-étnicas. O deputado também pediu maior apoio dos órgãos municipais, estaduais e federais às iniciativas que venham focalizar a inclusão social e o destaque da cultura do povo negro.

 

Quem entusiasmou a platéia, porém, foi Francisco Henrique S. O. Junior, presidente da Associação Nacional do Turismo Afro Brasileiro (Antab), que destacou que o turismo étnico afro brasileiro não pode ser somente focado na questão cultural. Segundo ele também se faz necessária a formação de empreendedores, além da capacitação e da qualificação profissional. Segundo ele, o País não esta preparado para atuar de forma segmentada no turismo, mas que é muito importante que sejam dados os méritos a tudo o que a população negra contribuiu e ainda contribui para o setor. Destacou ainda a participação afro étnica da entidade nas feiras de negócios de beleza como Hair Brasil, Beauty Fair, Hair Beauty Spa, Expohair, Thebeauty e a feira de Osasco, onde serão destacada os atrativos culturais, os roteiros, os profissionais do setor de beleza afro étnicos e o trabalho que está sendo realizado para o segmento com apoio do Ministério do Turismo.

 

Foi apresentado pelo presidente da Antab um documento enviado pelo Ministério do Emprego e Trabalho, que inclui os cabeleireiros étnicos e trançadeiras como ocupação reconhecida. A última intervenção no painel foi do representante da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Jaziel Ferreira, coordenador de Turismo da Cidade de Bom Jesus, e que destacou o potencial da cidade para receber eventos de turismo, se colocando à disposição para articular a realização de atividades voltadas ao resgate da participação dos afro descendentes na história da cidade.

 

Foi criado oficialmente o Coletivo Gestor de Turismo e Negócios Afro Brasileiro – CGTNAB, que será composto por integrantes das 12 cidades que receberão os jogos da Copa de 2014 e mais dois delegados de cada Estado do País, que, por meio de uma rede integrada, estarão atuando na questão de gestão do segmento no Brasil.

 

A coordenação geral do CGTNAB ficou com o presidente da Antab, Francisco Henrique, a pedido de várias lideranças do movimento negro que estavam presentes, de empresários e do próprio MTur, já que a Antab está à frente da elaboração da Matriz Situacional do Segmento Étnico no Brasil, com a missão de destacar os entraves que até agora não permitiram o trabalho de desenvolvimento do turismo afro brasileiro. A apresentação dos representantes de São Paulo no CGTNAB será dia 29 de agosto na Beauty Fair, que também acontece no Anhembi.

 

A cidade do Guarujá, no litoral paulista, foi escolhida como sede do primeiro encontro de lideranças do movimento negro, empresários e autoridades políticas da Baixada Santista, onde serão escolhidos os representantes do litoral de São Paulo que integrarão o CGTNAB.

 

Delma de Andrade, da Embratur e da Unesco, informou que se faz necessário que haja uma gestão empresarial para o setor e que o caminho que está sendo traçado pela direção nacional do turismo étnico afro brasileiro está perfeito.

 

Em parceria com a Coordenadoria de Segmentação da MTur e da Embratur, será organizado pela Antab e pelo CGTNAB um Seminário Nacional e Internacional sobre o Turismo Étnico Afro Brasileiro, que terá a presença de palestrantes internacionais com experiência neste tipo de segmento turístico. O evento esta sendo projetado para ocorrer em setembro.

 

Francisco Henrique, fez a entrega oficial do documento que solicita a inclusão das feiras de beleza Beauty Fair e Hair Beauty Spa como atrativos turísticos afro étnicos a Roseane Rockembach, coordenadora do Departamento de Segmentação do Ministério do Turismo, e também a entrega do documento pleiteando por meio do deputado José Candido que seja feita também a inclusão do Baile do Carmo no Calendário Estadual de Turismo, evento que acontece há 121 anos na cidade de Araraquara

 

Matéria original e foto:Turismo étnico afro-brasileiro é debatido no Salão

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

A arte de escrever para idiotas

Para aqueles que não lerão este artigo Em nossa cultura...

Quem é Amanda Gorman, a poeta de 22 anos convidada para a posse de Biden

Amanda Gorman tem apenas 22 anos e uma importante...

Quanto vale a dignidade humana?

Os gastos da Prefeitura por cada animal que foi...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=