UNEGRO apóia nova ministra e quer apresentar propostas

A direção da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), corrente política das lideranças negras ligadas ou próximas ao PC do B, divulgou nota em que parabeniza a nova ministra da SEPPIR, socióloga Luiza Bairros, e diz reconhecer nela “legitimidade e mérito para liderar um processo de aprofundamento e implantação objetiva das políticas de igualdade racial”.

“Na qualidade de força social comprometida com a igualdade racial e com o combate ao racismo, trabalharemos para o fortalecimento, estabilidade e sucesso da SEPPIR, pois acreditamos que seja um importante instrumento e tem dado contribuições para emancipação da população negra do julgo do racismo”, afirma a Nota.

A manifestação da UNEGRO é a primeira depois do anúncio oficial do nome da socióloga pela presidente eleita Dilma Rousseff. A direção unegrina fez chegar, por meio do presidente do Partido, Renato Rebelo, suas preferências para a SEPPIR – o cantor, empresário e vereador paulistano Netinho de Paula (candidato derrotado ao Senado por S. Paulo, com mais de 7 milhões de votos), a cantora Leci Brandão, eleita deputada estadual, e a vereadora Olívia Santana, de Salvador.

Segundo dirigentes, Dilma teria expressado simpatia por Leci e Olívia, por preferir uma mulher para ocupar a SEPPIR, e como parte da estratégia de dar maior peso feminino na sua equipe de ministros, porém, acabou prevalecendo a impressão causada por Luíza Bairros – ex-dirigente nacional do MNU e pertencente ao grupo político do deputado federal Luiz Alberto (PT/BA) – e a influência do governador baiano Jacques Wagner, avalista da indicação.

Sem conseguir impor os nomes de sua preferência, a UNEGRO garante que não apenas apóia a nova ministra, como, por meio do seu coordenador geral, historiador Edson França (foto), anunciou que deverá procurá-la para expressar esse apoio e apresentar propostas para a gestão.

As propostas começam pela defesa da implantação integral do Estatuto da Igualdade Racial e a cobrança para que o Governo faça um esforço para a aprovação do PL 3627/04, que institui o sistema especial de reserva de vagas para estudantes egressos de escolas públicas, negros e indígenas nas instituições de ensino superior.

A Nota dos negros do PC do B também defende o avanço na titulação e investimentos sociais nas terras de quilombos, medidas concretas para diminuir o alto número de mortes violentas de jovens negros nos grandes municípios do Brasil, recursos para a implantação da Lei 10.639/2003; e a reestruturação da SEPPIR, “capacitando-a física e institucionalmente para dar conta dos novos desafios que se avizinham”.

“Consideramos extremamente importante a presidência exercida por uma mulher enfrentar os persistentes mecanismos que impõem às mulheres negras a base da pirâmide social brasileira”, conclui a Nota.

Fonte: Afropress

+ sobre o tema

para lembrar

USP oferece curso online de programação para alunos do ensino médio

USP oferece curso online de programação para alunos do...

Angolanos preocupados com falta de qualidade do processo educativo

Aumentar a escolaridade e o número de alunos nas...

18 livros de Pierre Bourdieu para download gratuito [+ 21 artigos sobre sua obra]

Pierre Bourdieu foi um sociólogo francês da segunda metade...

Defasagem entre idade e série é quatro vezes maior em escolas públicas

Turmas da rede pública têm mais alunos e passam...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=