Inspirado na luta histórica contra o racismo, uma das maiores vitórias da centenária história do clube, o Vasco lançará nesta quinta-feira, às 10h, em sua sede náutica na Lagoa, zona sul da cidade, a sua nova terceira camisa. Toda preta e com os dizeres “Respeito e Igualdade” estampados na altura do peito, o novo uniforme vascaíno espera resgatar a tradição social do clube de São Januário.
Além do lançamento, a diretoria do clube convidou especialistas e artistas afros para participarem de um amplo debate sobre o racismo no futebol, assunto que ainda gera polêmica até os dias de hoje.
“A criação do novo terceiro uniforme do Vasco da Gama é uma homenagem mais do que justa àqueles homens que comandavam o clube naquela época, e que nos faz relembrar um belo capítulo da história do nosso Vasco, que é motivo de orgulho até hoje, para todo vascaíno, porque ele trata do processo de democratização no esporte, que impôs o respeito à igualdade e o direito à cidadania”, declarou o presidente Roberto Dinamite, que ainda fez questão de ressaltar a importância do gesto histórico vascaíno.
“Graças a esse gesto da diretoria do Vasco, o futebol se transformou num esporte popular no Brasil, com brancos e negros, pobres e ricos, unidos por uma única paixão nos estádios”, completou o mandatário cruzmaltino.
A estreia do novo uniforme será na partida contra o Bangu, no próximo dia 3 de abril, em São Januário, pela sexta rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual.
Fonte: Milton Neves