Vasco lança terceira camisa homenageando sua luta contra o racismo

Inspirado na luta histórica contra o racismo, uma das maiores vitórias da centenária história do clube, o Vasco lançará nesta quinta-feira, às 10h, em sua sede náutica na Lagoa, zona sul da cidade, a sua nova terceira camisa. Toda preta e com os dizeres “Respeito e Igualdade” estampados na altura do peito, o novo uniforme vascaíno espera resgatar a tradição social do clube de São Januário.

Além do lançamento, a diretoria do clube convidou especialistas e artistas afros para participarem de um amplo debate sobre o racismo no futebol, assunto que ainda gera polêmica até os dias de hoje.

“A criação do novo terceiro uniforme do Vasco da Gama é uma homenagem mais do que justa àqueles homens que comandavam o clube naquela época, e que nos faz relembrar um belo capítulo da história do nosso Vasco, que é motivo de orgulho até hoje, para todo vascaíno, porque ele trata do processo de democratização no esporte, que impôs o respeito à igualdade e o direito à cidadania”, declarou o presidente Roberto Dinamite, que ainda fez questão de ressaltar a importância do gesto histórico vascaíno.

“Graças a esse gesto da diretoria do Vasco, o futebol se transformou num esporte popular no Brasil, com brancos e negros, pobres e ricos, unidos por uma única paixão nos estádios”, completou o mandatário cruzmaltino.

A estreia do novo uniforme será na partida contra o Bangu, no próximo dia 3 de abril, em São Januário, pela sexta rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual.

Fonte: Milton Neves

+ sobre o tema

Yvonne Maggie: falsificação de citações, adulteração de arquivos e desonestidade intelectual

Idelber Avelar colunista da Revista Fórum Este não será um texto...

Lilia Schwarcz e os reflexos do racismo histórico

Lilia Schwarcz comenta os reflexos do racismo histórico na...

Lugar de negro

Passaram-se 130 anos desde o fim da escravidão no...

Sonho Olímpico

Nesta semana, começam as Olimpíadas no Rio de Janeiro....

para lembrar

Ministério Público Federal quer afastamento do comando da PM de SP

A alegação é de que a situação está fora...

“Parecia um capitão do mato”, diz jovem sobre policial racista

O PSTU entrevistou Maurício, jovem negro estudante da USP...

Sobre o amor por aquilo que lutamos

No dia 15 de dezembro, quarta-feira à tarde, fui...

Michael Jordan revela luta contra o racismo em seu novo livro

Michael Jordan é sem duvidas o maior nome do...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=