Vasco lança terceira camisa homenageando sua luta contra o racismo

Inspirado na luta histórica contra o racismo, uma das maiores vitórias da centenária história do clube, o Vasco lançará nesta quinta-feira, às 10h, em sua sede náutica na Lagoa, zona sul da cidade, a sua nova terceira camisa. Toda preta e com os dizeres “Respeito e Igualdade” estampados na altura do peito, o novo uniforme vascaíno espera resgatar a tradição social do clube de São Januário.

Além do lançamento, a diretoria do clube convidou especialistas e artistas afros para participarem de um amplo debate sobre o racismo no futebol, assunto que ainda gera polêmica até os dias de hoje.

“A criação do novo terceiro uniforme do Vasco da Gama é uma homenagem mais do que justa àqueles homens que comandavam o clube naquela época, e que nos faz relembrar um belo capítulo da história do nosso Vasco, que é motivo de orgulho até hoje, para todo vascaíno, porque ele trata do processo de democratização no esporte, que impôs o respeito à igualdade e o direito à cidadania”, declarou o presidente Roberto Dinamite, que ainda fez questão de ressaltar a importância do gesto histórico vascaíno.

“Graças a esse gesto da diretoria do Vasco, o futebol se transformou num esporte popular no Brasil, com brancos e negros, pobres e ricos, unidos por uma única paixão nos estádios”, completou o mandatário cruzmaltino.

A estreia do novo uniforme será na partida contra o Bangu, no próximo dia 3 de abril, em São Januário, pela sexta rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual.

Fonte: Milton Neves

+ sobre o tema

Em pleno 2017, negros são amarrados em poste de Comunidade Quilombola

É difícil de acreditar que em pleno ano de...

Mais armas, mais mortes

Dois importantes estudos sobre violência letal alertam para a...

para lembrar

No Ceará, agentes de trânsito recebem carta com teor racista

Mulher resgatou carro e, no dia seguinte, entregou mensagem,...

Supremo julga hoje legalidade do ProUni

Após aprovar por unanimidade a política de cotas...

Valentino desfila coleção inspirada na África, mas “esquece” dos negro

A grife Valentino apresentou hoje sua coleção primavera/verão 2016....
spot_imgspot_img

SP: Condomínio é condenado após mandar homem negro para entrada de serviço

O condomínio de alto padrão Quinta do Golfe Jardins, em São José do Rio Preto (SP), foi condenado a indenizar um homem negro em...

Três policiais são considerados culpados no caso de espancamento e morte de homem negro nos EUA

Três policiais acusados ​​de espancar o jovem afro-americano Tire Nichols, em 2023, foram considerados culpados por um tribunal federal, nessa quinta-feira, por manipulação de...

Juízes não seguem o STF e barram cotistas em concursos de universidades com três vagas ou menos

Instituída há dez anos, a lei que reservou a negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos ainda enfrenta obstáculos para ser aplicada em...
-+=