Vaticano afasta padre que revelou ser gay em entrevista

O padre polonês Krzystof Charamsa, que participou de coletiva de imprensa com o namorado, fez declarações com o intuito de incentivar a Igreja Católica a mudar de posição sobre a homossexualidade

Na Revista Fórum 

O Vaticano afastou neste sábado (03/10) o monsenhor Krzystof Charamsa de sua posição na Congregação para a Doutrina da Fé, braço doutrinal do Vaticano onde trabalhava desde 2003, após o padre polonês declarar que é gay e que tem um parceiro de longa data.

charamsaynovio-200x300

A revelação foi dada em uma entrevista publicada hoje no jornal Il Corriere della Sera, o de maior tiragem da Itália, em que Charamsa, de 43 anos, fala sobre a sua vida pessoal e assegura que tem orgulho de ser homossexual.

Mais tarde, o padre polonês realizou uma coletiva de imprensa com o seu parceiro, um homem espanhol, e ativistas da causa LGBT em um restaurante de Roma, reportou a Reuters. A meta era incentivar a Igreja Católica a alterar o seu posicionamento conservador a respeito da homossexualidade.

Em comunicado, o Vaticano disse que a demissão de Charamsa não tem relação com seus comentários sobre sua vida pessoal, mas destacou que a entrevista foi um ato “grave e irresponsável”.

As revelações de Charamsa ocorrem às vésperas do Sínodo sobre a Família. Entre os dias 4 e 25 de outubro, bispos vão se reunir no Vaticano para discutir diversos temas referentes à família, incluindo a possibilidade de maior abertura aos gays dentro da instituição familiar.

Para o padre polonês, papa Francisco tem sido “fantástico” por ter feito com que a Santa Sé “redescobrisse a beleza do diálogo”, reportou a Ansa. Após saber da demissão, o monsenhor afirmou que dedicava “o fato de se assumir aos muitíssimos sacerdotes homossexuais que não tem força de sair do armário”.

“O amor homossexual é um amor que tem a necessidade da família. Toda pessoa, também os gays, lésbicas e transexuais, leva no coração o desejo de amor de familiaridade”, afirmou Charamrsa.

+ sobre o tema

Perfis no Twitter ridicularizam campanha que denuncia primeiro assédio sexual

A campanha #PrimeiroAssedio foi criada com o objetivo de...

Mulheres assumem a linha de frente contra Cunha e contra o impeachment

Após a abertura do pedido de impeachment contra a...

Afrofeminina: literatura da mulher negra no Brasil – Por Juliana Penha

"De Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz a escritoras...

Pela primeira vez, mulheres ocupam chefia de todas as comissões regionais da ONU

As comissões regionais das Nações Unidas existem há mais...

para lembrar

STF aprova por unanimidade a união gay

O STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu nesta quinta-feira, após...

Mulheres Negras: Cinema é COISA NOSSA!

A III Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio...

Luiza Brunet e a síndrome da gaiola de ouro. Por Nathalí Macedo

Luiza Brunet teve quatro costelas quebradas pelo então companheiro,...

O conceito de gênero por Raewyn Connell: o corpo no foco das relações sociais

Com o fortalecimento das concepções que valorizam as construções...
spot_imgspot_img

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...

Mulheres recebem 20% a menos que homens no Brasil

As mulheres brasileiras receberam salários, em média, 20,9% menores do que os homens em 2024 em mais de 53 mil estabelecimentos pesquisados com 100...
-+=