Vereadora denuncia inscrição racista em faculdade de Petrópolis

A vereadora da Câmara do Rio Teresa Bergher (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, está em Petrópolis na tarde desta sexta-feira para denunciar um caso de inscrições racistas e com alusão ao nazismo que foram escritas na porta de um banheiro da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Ela se reuniu com a reitoria da instituição para saber se estão sendo tomadas providências em relação ao caso e encaminhou representação à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância para que apure os fatos.

– Fiquei sabendo deste caso ontem (quinta-feira) quando estive na Alerj para acompanhar colegas deputados na votação de um projeto de lei que prevê a introdução do ensino do Holocausto Nazista nas aulas da rede estadual, projeto semelhante ao que consegui aprovação no município. Assim que soube, pedi para irem ao local e checarem se realmente era verdade. Diante da confirmação, que obtive com fotos, fiquei indignada. Quero saber que providências a universidade tomou e por que as inscrições não foram apagadas já que parecem ter sido escritas há um certo tempo – afirmou Teresa.

Segundo a vereadora, as inscrições foram escritas num banheiro masculino do campus da Rua Benjamin Constant, onde funcionam 15 cursos. Entre eles, estão administração; ciência da computação; ciências contábeis; direito; marketing e economia. Os dizeres trazem além de frases ofensivas a judeus, também palavras depreciativas referentes a negros e homossexuais. Foram desenhadas suásticas ao lado de “white power” (poder branco).

A UCP informou em nota que “constatou em inspeção em uma das portas de um banheiro a existência dos desenhos e frases mostradas nas fotos feitas pela assessoria da vereadora”. A instituição alegou que “desconhecia a existência de tais inscrições e repudia tal atitude, considerando-a condenável e contrária aos valores que promove e pratica”.

A universidade também afirmou que “o banheiro masculino em questão é muito usado para eventos externos, fato que deixa a instituição vulnerável, e esclarece ainda que as providências cabíveis já estão sendo tomadas”. Em reunião com a vereadora Teresa Bergher, realizada no gabinete da reitoria, o reitor José Luis Rangel Sampaio Fernandes comprometeu-se a retirar as inscrições, assim como promover um seminário sobre o assunto, organizado pelo curso de História do Centro de Teologia e Humanidades da UCP. O reitor lamentou o ocorrido, “principalmente por se tratar de uma instituição que tem como princípio o respeito pela pessoa humana e que passa aos alunos valores éticos e morais”.

Fundada em maio de 1953, a universidade foi a primeira instituição de ensino superior instalada na cidade de Petrópolis. Atualmente, em diversas áreas, são oferecidos 36 cursos de graduação, sendo oito tecnólogos, além de cursos de pós-graduação e mestrado.

Este não é o primeiro caso envolvendo inscrições nazistas em universidades do estado. Em maio de 2005, a Polícia Federal abriu uma investigação após serem feitas pichações no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, na porta da sala do professor judeu Bernardo Sorj.

Fonte: Thereza Bergher

+ sobre o tema

para lembrar

Mães de Maio lançam campanha internacional: ‘Vidas negras importam, vidas brasileiras importam’

Compartilhem com as hashtags #BlackLivesMatter #BlackBraziliansMatter #BrazilianLivesMatter Por Mães de...

Sistema prisional entrega jovens de baixa periculosidade às facções

O Estado brasileiro tem investido de forma persistente no...

A bananização do racismo – por Ana Maria Gonçalves

Não gosto muito de escrever textos assim, no calor...

Xenofobia se converte em agressões contra imigrantes haitianos

Desde julho, 13 trabalhadores do Haiti denunciaram espancamentos sofridos...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=