Vídeo flagra PMs guardando explosivos em mochilas de manifestantes

Um vídeo divulgado pelo site Jornalistas Livre flagrou o momento em que policiais militares colocam explosivos nas mochilas de manifestantes na tarde de sexta-feira (8) no centro de São Paulo. Os rapazes participavam do protesto contra o reajuste da tarifa do transporte público em São Paulo. O valor passou de R$ 3,50 para R$ 3,80 neste sábado (9).

no R7

A manifestação organizada pelo MPL (Movimento Passe Livre) terminou em confusão. A Polícia Militar arremessou bombas de efeito moral nos manifestantes. Houve depredações, três policiais feridos e 17 presos.

No vídeo, um grupo de jovens aparece sendo abordado por policiais militares da Rocam (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) na praça Roosevelt, centro da capital.

Em determinado momento, um policial recolhe material do chão, que aparenta ser explosivos. Logo depois, os PMs interrogam os rapazes, os revistam e guardam os objetos recolhidos nas mochilas dos manifestantes. Os policiais perceberam que estavam sendo gravados.

O vídeo foi levado para a delegacia e exibido para o delegado. Mesmo assim, Mateus Machado Xavier, de 19 anos, foi autuado em flagrante por dano ao patrimônio e posse de artefato explosivo.

Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que não há indícios de má conduta por parte dos policiais militares. “Todas as ações são filmadas pela própria PM, que apresentou no 78º Distrito Policial (Jardim) imagens que mostram o suspeito detido atirando um artefato explosivo contra as viaturas e agentes de segurança que estavam no local”. Ainda de acordo com a nota, “a Polícia Civil aguarda as imagens sem edição que, de acordo com o advogado do preso, a repórter responsável por divulgar o vídeo nas redes socais se prontificou a fornecer para investigação e perícia”.

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Com crise e cortes na ciência, jovens doutores encaram o desemprego: ‘Título não paga aluguel’

O estatístico Paulo Tadeu Oliveira, de 55 anos, defendeu...

Sabesp vai compensar 750 mil clientes que ficaram sem água

A Sabesp disse ontem que compensará as 750 mil...

Maioria na população, negros somam apenas 29% dos prefeitos eleitos

Entre os 5.496 prefeitos eleitos após a votação do último...

Professor Renato Ortiz escreve carta após texto fascista no IFCH da Unicamp

Na mesma semana do ataque à família da professora aposentada...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=