Vivian Eichler: Uma longa caminhada

Aprendi a cantar em 1994 trechos de Nkosi Sikelel iAfrika (Deus Abençoe a África, em xhosa), composto no século 19, mas que então recém fora adotado como hino nacional. Quem me ensinou foram adolescentes negras que conheci em um acampamento de integração promovido por uma organização disposta a desfazer o estranhamento que havia entre cidadãos do país.

Vivi aquele ano em que Mandela assumiu a presidência em famílias inglesas e estudei em escola africâner. Frequentava restaurantes brancos, passeava com brancos. Os negros com quem convivi eram, na maioria, empregados e atendentes – conto nos dedos de uma mão aqueles em posição de destaque com quem conversei.

Fiz algumas aventuras para suprir a lacuna, como uma visita furtiva a uma township (cidades dentro das quais os negros tinham de viver durante o apartheid) ou andar algumas quadras no transporte público negro, as vans. Agora, 19 anos depois, o tempo de vida de Nelson Mandela teve após assumir a presidência, desembarquei no país como se tivesse viajado numa cápsula rumo ao futuro.

O contato entre negros e brancos não é servil. Ou melhor, não é só servil. Eles comandam o país, apesar de a riqueza ainda estar concentrada nas mãos dos brancos. São engenheiros, designers, advogados, empresários, professores. Circulam com desenvoltura, sem desconfiança. Estão conectados com smartphones, tablets, e sua língua (são 11 idiomas oficiais) está por todos os lugares. Os brancos ouvem zulu e xhosa tanto ou mais do que inglês e africâner.

Em Mthata, fui hospedada por uma senhora negra, humilde, que se separou do marido por sofrer violência doméstica. Sem pensão, colocou três dos quatro filhos em universidades, que são pagas, mas contam com bolsas.

Nos seis dias de cobertura do funeral de Mandela, os negros eram os protagonistas, e não poderia ser diferente. Eles cantaram e dançaram refrães como “Tata Madiba, Pai da Nação” durante sete dias de homenagens, velório e sepultamento. E o fizeram com o coração, não só os mais velhos que sofreram na pele o apartheid, mas a geração born-free, ou nascida livre.

Os brancos, embora mais contidos nas cerimônias de massa, também estão de luto. Em Mthata, um homem de 44 anos, africâner, havia esperado duas horas sob o sol quente ao lado do sobrinho de 14 anos para ver o cortejo em homenagem a Mandela passar.

– Somos todos africanos – me disse.

Quase duas décadas depois, o país ainda tem uma longa caminhada, mas já deu um salto para a liberdade, como queria Mandela.

 

+ sobre o tema

Jacques d’Adesky lança livro no Rio de Janeiro

‘Percursos para o Reconhecimento, Igualdade e Respeito’, de Jacques...

Clóvis Moura: 5 anos sem o “pensador quilombola”

"Eu aprendi a me conhecer lendo Clóvis Moura. Sou...

Palmas entra no circuito nacional das festas africanas

Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e...

para lembrar

Maju Coutinho vai comandar alguns domingos do “Fantástico”

Mas calma, fãs da Maju: é só durante as...

Chadwick Boseman, astro de ‘Pantera Negra’, morre aos 43 anos

O ator Chadwick Boseman morreu aos 43 anos. Conhecido...

Cabelos curtos com Dreadlock

Estou seriamente pensando em fazer dread, estou deixando meu...

Os negros que a geração tombamento esqueceu

A geração tombamento, com suas tranças coloridas, black powers...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=