Xadrez e hip-hop viram reforço escolar no Grajaú

Grupo de rap Xemalami cria programa para melhorar a concentração dos jovens alunos na Zona Sul da Capital

iStockphoto

Por: JUCA GUIMARÃES

No Jardim Reimberg, localizado próximo do Grajaú, na Zona Sul da Capital, um grupo musical adotou o jogo de xadrez como filosofia de vida e instrumento de transformação social.

Há cerca de dez anos, o rapper Drezz, de 35 anos, conseguiu unir o hip-hop e o jogo de xadrez no projeto “Xadrez Itinerante”. Ele e alguns amigos aplicaram elementos da cultura do rap ao tradicional jogo de xadrez. Essa é a liga e o motor propulsor do projeto que ensina o jogo e promove torneios na praça Anisio Barbosa da Silva.

As competições e aulas são embaladas pelas apresentações do grupo, chamado Xemalami, que significa Xeque Mate La Misión.

O rap funciona como chamariz para que as crianças e adolescentes do bairro se aproximem e participem do projeto. “O xadrez, assim como o hip-hop, pode ser o ponto de partida para uma transformação na vida das pessoas. Eles despertam qualidades, habilidades e valores que serão importantes no futuro”, afirma Drezz.

Por dois anos, em 2008 e 2009, o coletivo conseguiu financiamento da prefeitura através do programa VAI para desenvolver as oficinas durante o Projeto “Xadrez Sem Muros”.

As oficinas são livres e também têm foco em alunos com dificuldade escolar. O xadrez e a dinâmica do rap ajudam na memorização, concentração e raciocínio. “Depois que começa a jogar xadrez, o aluno expande o seu pontencial de concentração, de planejamento e avaliação de risco. Tanto na escola quanto na rua, ele passa a aplicar esse padrão de raciocínio para aprender”.

Batalha/ Graças à popularidade do Xemalami no movimento hip-hop, as batalhas e os desafios de xadrez estão presentes em muitos shows de rap. As inscrições são gratuitas e qualquer pessoa pode participar.

Regras modernas têm 537 anos

As regras do xadrez, como ele é jogado hoje, foram definidas em 1475, na Europa. O primeiro livro sobre o xadrez moderno foi publicado em 1497 na cidade espanhola de Salamanca, na Espanha, pelo sacerdote Luís de Lucena. O xadrez primitivo teve
origem na Índia,no século 6 d.C.

 

Fonte: Rede Bom Dia

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

Começa convocação de estudantes em lista de espera do Sisu

Os candidatos selecionados pela lista de espera do Sistema...

para lembrar

Projeto oferece formação em audiovisual gratuita para mulheres de regiões periféricas

O “Cinelab Blackout: Mulheres Periféricas” abriu inscrições abertas para...

Professora cobra do MEC cumprimento da lei de ensino de cultura afro-brasileira

O caso chamou a atenção semanas atrás e ganhou...

Pesquisa do IBGE aponta Brasília como campeã de bullying

35,6% dos estudantes disseram ser vítimas constantes da agressão...
spot_imgspot_img

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá um importante passo rumo à ampliação da  diversidade em seu quadro de servidores(as). A Procuradoria-Geral...
-+=