Xadrez e hip-hop viram reforço escolar no Grajaú

Grupo de rap Xemalami cria programa para melhorar a concentração dos jovens alunos na Zona Sul da Capital

iStockphoto

Por: JUCA GUIMARÃES

No Jardim Reimberg, localizado próximo do Grajaú, na Zona Sul da Capital, um grupo musical adotou o jogo de xadrez como filosofia de vida e instrumento de transformação social.

Há cerca de dez anos, o rapper Drezz, de 35 anos, conseguiu unir o hip-hop e o jogo de xadrez no projeto “Xadrez Itinerante”. Ele e alguns amigos aplicaram elementos da cultura do rap ao tradicional jogo de xadrez. Essa é a liga e o motor propulsor do projeto que ensina o jogo e promove torneios na praça Anisio Barbosa da Silva.

As competições e aulas são embaladas pelas apresentações do grupo, chamado Xemalami, que significa Xeque Mate La Misión.

O rap funciona como chamariz para que as crianças e adolescentes do bairro se aproximem e participem do projeto. “O xadrez, assim como o hip-hop, pode ser o ponto de partida para uma transformação na vida das pessoas. Eles despertam qualidades, habilidades e valores que serão importantes no futuro”, afirma Drezz.

Por dois anos, em 2008 e 2009, o coletivo conseguiu financiamento da prefeitura através do programa VAI para desenvolver as oficinas durante o Projeto “Xadrez Sem Muros”.

As oficinas são livres e também têm foco em alunos com dificuldade escolar. O xadrez e a dinâmica do rap ajudam na memorização, concentração e raciocínio. “Depois que começa a jogar xadrez, o aluno expande o seu pontencial de concentração, de planejamento e avaliação de risco. Tanto na escola quanto na rua, ele passa a aplicar esse padrão de raciocínio para aprender”.

Batalha/ Graças à popularidade do Xemalami no movimento hip-hop, as batalhas e os desafios de xadrez estão presentes em muitos shows de rap. As inscrições são gratuitas e qualquer pessoa pode participar.

Regras modernas têm 537 anos

As regras do xadrez, como ele é jogado hoje, foram definidas em 1475, na Europa. O primeiro livro sobre o xadrez moderno foi publicado em 1497 na cidade espanhola de Salamanca, na Espanha, pelo sacerdote Luís de Lucena. O xadrez primitivo teve
origem na Índia,no século 6 d.C.

 

Fonte: Rede Bom Dia

+ sobre o tema

para lembrar

Inscrições para o ProUni já estão abertas

Inscrições para o ProUni já estão abertas. A partir...

Unicamp divulga lista de aprovados no vestibular 2022

A Comissão organizadora do vestibular da Unicamp (Comvest) liberou nesta quinta-feira...

SISU: 60% das vagas via Enem sobram na 1ª etapa

Segunda rodada do vestibular unificado do MEC vai até...
spot_imgspot_img

CNU: governo decide adiar ‘Enem dos Concursos’ em todo país por causa de chuvas no RS

O governo federal decidiu adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", que seriam aplicadas neste domingo...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=