Nesta semana, a Disney exibiu primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo em um desenho e anunciou cena exclusivamente gay no filme ‘A Bela e a Fera’.
Por Grasielle Castro, do HuffPost Brasil
LULA MARQUES/AGÊNCIA PT
Nos últimos dias, a Disney deu um passo importante para a história da promoção de diversidade. Pela primeira vez, a gigante do entretenimento exibiu um beijo entre pessoas do mesmo sexo em um desenho animado e anunciou que o filme ‘A Bela e a Fera’ terá a primeira cena “exclusivamente gay” da história do estúdio.
A estratégia da empresa ganhou uma dimensão ainda maior com ajuda do pastor Silas Malafaia. Com um canal de diálogo direto com seus seguidores, o pastor fez a mensagem da empresa chegar aos seus 1,8 milhão de fãs no Facebook e 1,3 milhão se seguidores no Twitter.
Na voz do pastor, o que seria apenas um anúncio da Disney gerou uma série de memes e uma explosão de reações. As imagens do pastor foram replicada por outros usuários com comentários em favor da Disney fazendo com que a mensagem do estúdio alcançasse ainda mais pessoas.
Com isso, é possível dizer que foi cumprido o objetivo da empresa de fortalecer a relação com movimentos que pedem visibilidade e o fim dos estereótipos de pessoas LGBTs na mídia, além de propagar empatia e tolerância por essa comunidade.
Já a intenção de Malafaia de atingir os faturamentos do estúdio estão em xeque. No Twitter, os principais comentários dão conta de que a missão do pastor vai naufragar.
Disney antes da grande campanha de boicote do Malafaia / Disney depois da grande campanha de boicote do Malafaia pic.twitter.com/kgbby1RKJq
— Felipe Andrade (@felipe_cortess) 2 de março de 2017
Imagens exclusivas do Silas Malafaia tentando atingir a Disney pic.twitter.com/Z7P3nOWFFM
— PAN (@forumpandlr) 2 de março de 2017
Este tweet vai no ponto.
silas malafaia tentando atingir a disney é tipo eu tentando ir na disney… n vai acontecer
— thiago (@goingrosalino) 2 de março de 2017
Outros fazem o alerta com ironia.
walt disney respira com ajuda de aparelhos depois de inúmeras afrontas de silas malafaia
— pazita (@petermaxiff) 2 de março de 2017
“Ações da Disney despencam e novo Star Wars é cancelado após boicote proposto por pastor Silas Malafaia”
— Vagazoide (@Vagazoide) 2 de março de 2017
Tem quem ainda tenta avisar ao pastor que ele está passando vergonha.
Avisem ao Malafaia que a Disney ja tem um Pateta…
— Julio Cesar (@JCMiglioretti) 2 de março de 2017
A verdade é que o boicote de Malafaia não é uma missão fácil.
O Malafaia querendo atingir a Disney é tipo, sei lá, a Mara Maravilha falando que vai acabar com a Madonna.
— celsodossi (@celsodossi) 2 de março de 2017
Além de ter tido efeito contrário, o pedido do pastor gerou comentários negativos e lembrou a investigação contra ele. Malfaria é investigado pela Polícia Federal em uma operação contra fraude em cobrança de royalties.
O Silas Malafaia rodando a baiana pipipi a disney quer ensinar imoralidade pras crianças mas a Cinderela lavava o chão e não dinheiro
— shiryu (@v1_jju) 2 de março de 2017
Boicote
No vídeo em que pede o boicote e “desce o sarrafo” na Disney, o pastor diz que o estúdio “comprou a agenda gay”, alega ainda que “não tem coisa mais asquerosa, mais nojenta que erotizar criança” e que “ensinar sexualidade à criança é a coisa mais covarde que tem”.
O pastor pede às pessoas que deixem de comprar produtos e serviços da Disney. Segundo ele, “tem que doer no bolso dessa cambada”. Em 2015, o pastor fez o mesmo pedido contra O Boticário por campanha LGBT no dia dos namorados.
Vale ressaltar que orientação sexual não se trata de escolha. Logo, não sofre influência externa.