Cartilha do Inegra mostra a realidade de mulheres presas no Ceará

Elas são, na maioria, negras e pobres. Recebem poucas visitas e enfrentam condições precárias e violações de direitos

POR CRISTINA CAMARGO, do Fundo Direitos Humanos 

Vamos contar aqui três histórias de vida diferentes, mas com um destino em comum.

Diana, 21 anos, é negra, estudou até o sétimo ano, tem dois filhos, foi estuprada na adolescência pelo próprio pai, abandonada pelo marido quando estava grávida do segundo filho, adora dançar e ver o pôr do sol na ponte metálica de Fortaleza, no Ceará.

Caio, 29 anos, foi registrado como Roberta quando nasceu. É um homem transexual que estudou até o sexto ano, trabalhou como entregador de gás e de água no bairro Messejana, em Fortaleza, já lutou karatê e sonha ser professor de educação física.

Marcilene, 42 anos, é casada, tem duas filhas e um filho, é de Iguatu, cidade localizada no interior do Ceará, foi usuária de crack, é ótima costureira, gosta de dançar forró, ir para as festas da padroeira de sua cidade, anda deprimida nos últimos tempos.

O destino em comum dessas três pessoas: elas e ele estão presas no IPF – Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, na região metropolitana de Fortaleza. Fazem parte da população carcerária que superlota o presídio.

Diana, Caio e Marcilene são os personagens principais da cartilha “Rompendo muros, brotando resistências e liberdades”, publicação criada e divulgada pelo Inegra – Instituto Negra do Ceará. A cartilha faz parte do projeto “Pelas Asas de Maat: ampliando o acesso à Justiça das mulheres em situação de privação de liberdade no Ceará”,apoiado pelo Fundo Brasil por meio do edital anual 2015.

A proposta do Inegra foi conhecer o perfil e a realidade das mulheres em situação de privação de liberdade que cumprem pena no IPF, observando o cumprimento dos direitos humanos. O projeto contribuiu para a formação política das mulheres em relação às temáticas de gênero, étnicas, racial, violência institucional e de direitos humanos. Também deu visibilidade e promoveu debates com as mulheres em privação de liberdade, a sociedade civil e o poder público.

A cartilha fala sobre o encontro de mulheres que estão presas com outras que escolheram se aproximar dessa realidade para conhecê-la melhor e lutar pelos direitos de quem foi encarcerada.

O processo de formação política proporcionado pelo projeto contou com a participação de 90 mulheres que construíram um espaço para trocar experiências, apresentar denúncias, celebrar, rir e chorar.

“Nossos encontros foram cheios de desafios, mas, também, cheios de possibilidades e de transformações da realidade do sistema prisional que afeta mulheres e homens”, dizem as integrantes do Inegra.

“Ganhei bolsa, caderno e a blusa do projeto. A gente pegava livro para ler, conhecia a história das mulheres guerreiras que nem a gente, merendava, cantava e dançava. Por algumas horas, esquecia que estou presa…”, conta Diana sobre o processo de formação.

Para o Inegra, é importante ressaltar que ao ser presa a mulher perde o direito de ir e vir, mas todos os outros direitos continuam valendo.

No cárcere, a vida não é fácil, mas algumas iniciativas proporcionam boa saúde mental e crescimento pessoal: ter a oportunidade de ficar perto dos filhos; receber visitas de familiares; participar de atividades educativas e trabalhar; ter apoio emocional; ter acesso à assistência jurídica; participar de momentos festivos; ter participação política; contar com a solidariedade; receber ou ver a colega de cárcere conseguir o alvará de soltura, mesmo que seja para cumprir pena alternativa.

Perfil e estrutura

De acordo com a cartilha, a maioria das presas no IPF é formada por mulheres negras, jovens e pobres. O primeiro Censo Penitenciário do Ceará, realizado em 2014, mostrou que as mulheres são 4,8% da população carcerária no estado e que 52,3% delas têm até 29 anos. Mais de 60% estavam presas por causa do envolvimento com o tráfico de drogas; 29,3% devido a crimes contra o patrimônio e 10,6% por crimes contra a pessoa.

Em geral, as mulheres presas recebem menos visitas que os homens. Apenas 12,7% são visitadas por maridos ou companheiros e 31% recebem as visitas das mães.

Outros estudos revelam que dois terços das mulheres encarceradas no país são negras.

Segundo o Inegra, a maioria têm a vida marcada pela violência e pela violação dos seus direitos antes, durante e após o aprisionamento.

Muitas foram abandonadas pelos pais, vítimas de trabalho infantil, sofreram violência sexual, engravidaram na adolescência, abandonaram a escola e viveram em situação de dependência financeira e afetiva.

Algumas mulheres sofreram várias abordagens policiais violentas antes de serem presas. Na hora da prisão, foram vítimas de violência moral, física, patrimonial e psicológica.

“Talvez a polícia tenha batido em mim três vezes por causa da minha aparência. Quando fui preso em flagrante, apanhei muito da população e de sete policiais. Fiquei muito machucado. Disseram que se eu queria ser homem, ia apanhar como um homem”, relata Caio.

Falta de assistência na área de saúde, alimentação de má qualidade e atendimento psicossocial e jurídico limitado também fazem parte da realidade carcerária.

As mulheres presas enfrentam ainda a violência institucional, como a que vitimou Marcilene.

“Um dia eu estava dormindo na minha cela e acordei com uma zoada enorme. Várias agentes do Grupo de Apoio Penitenciário derrubaram nossas coisas no chão, lançaram spray de pimenta que queimou meu rosto, cortaram o meu colchão e derramaram meu xampu”, ela conta.

As agentes encontraram um chip de celular sem identificação e todas as mulheres da ala foram castigadas com a suspensão do banho de sol durante três dias.

A cartilha conta também com um dicionário de palavras usadas no presídio e com uma lista de instituições, com endereços e telefones, a quem recorrer no caso de ter o direito violado.

Inegra

O Inegra voltou a ser apoiado pelo Fundo Brasil em 2016 por meio do projeto “Mulheres Negras: quebrando os laços das novas correntes”, que tem o objetivo de oferecer às mulheres negras encarceradas no Ceará o rápido acesso à Justiça na perspectiva de contribuir para a garantia dos direitos e a redução do número de presas provisórias.

 

+ sobre o tema

Estado e agronegócio: risco de morte aos Guarani Kaiowás

    Douglas Belchior São conhecidos, embora pouco divulgados, os conflitos em...

Libéria decreta emergência nacional por causa do ebola

Países da África Ocidental afetados pelo ébola estão decretando...

para lembrar

São Paulo diverso

Por: Mauricio Pestana Desde a assinatura da Lei Áurea (1888),...

Procuradora envia ao STF parecer a favor de aborto de anencéfalo

A procuradora-geral interina da República, Deborah Duprat, enviou ontem...

Violência contra os indígenas é um problema ético

“Vivemos um problema ético no Brasil, porque o não...

Aberto concurso para a carreira de diplomata

O Instituto Rio Branco publicou edital do...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=