São Paulo diverso

Por: Mauricio Pestana

Desde a assinatura da Lei Áurea (1888), várias foram as tentativas de reduzir o fosso de desigualdades que 4 séculos de escravização criou entre negros e brancos no Brasil, maximizados, pós abolição, pela forma de ação do Estado Brasileiro que não investiu na promoção da igualdade racial.

Já, o século 20 foi marcado por várias iniciativas, oriundas de organizações negras, na defesa de políticas públicas de igualdade racial e, mais recentemente nas políticas afirmativas com o objetivo de acelerar as estratégias para ampliar a igualdade.

As ações afirmativas foram muito combatidas por setores conservadores da sociedade a partir de argumentos confusos, absurdos e, por vezes, aterrorizador, reduzindo o valor de uma iniciativa que trouxe, em sua essência, a importância do desenvolvimento econômico ancorado na justa distribuição de oportunidades para grupos que sofreram injustiças históricas.

No mundo do trabalho, por exemplo, as desigualdades são enormes. Negros (pretos e pardos) mesmo sendo mais da metade da população no Brasil, nos quadros funcionais das 500 maiores empresas do País representam apenas 31,1% dos empregados; nos cargos de supervisão das mesmas empresas representam apenas 25,6%; no âmbito gerencial 13,2%, ganham em média 30% a menos do que um branco para executar as mesmas tarefas como revelou pesquisa do Instituto Ethos e Ibope em 2010 O Dieese destaca que a questão salarial da mulher negra e pior, pois recebe, em média, 30% do salário do homem branco e a metade do rendimento da mulher branca.

Reunidos na capital, com o apoio do Governo Municipal, Empresas Privadas e Sociedade Civil pretendem dar um passo importante em prol das políticas de Ações afirmativas. O “ São Paulo diverso- Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo” apresentará uma série de experiências de empresas e também do Governo, como é o caso da Prefeitura de São Paulo, para o desenvolvimento com base em uma distribuição justa de oportunidades por meio de políticas de ações afirmativas. O Fórum se apresenta como sendo uma oportunidade ímpar e um grande exemplo que, a maior cidade e maior economia do País, estará dando ao Brasil no combate as desigualdades.

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Festival “Inova Fashion” agita a Cidade de Deus

Aberto ao ao público, evento foi realizado no CIEP...

Sebrae libera aplicativo para microempresário

O Qipu ajuda empreendedor na gestão financeira, controla as...

Mães empreendedoras geram filhas empreendedoras

As mulheres estão inseridas no mundo do próprio negócio...

Balanço Social e Diversidade

Balanço Social  e Diversidade Ano 2003. O...

para lembrar

Moradoras de favelas viram empreendedoras

"A gente achava que só pessoas com boas contas...

Google abre vagas para o Programa de Estágio 2016

Inscrições para o processo seletivo estão abertas até 24...

Inscrições do concurso dos correios 2010 de 02 a 16 Fevereiro

A Justiça Federal determinou a reabertura das inscrições...
spot_imgspot_img

Não entraria em avião pilotado por cotista?

"Responda com sinceridade, leitor. Você entraria confortavelmente num avião conduzido por alguém que, pelo fato de pertencer à minoria desfavorecida, recebeu um empurrãozinho na...

As Ações afirmativas em tempo Espiralar: (re)existência, luta, palavra e memória

“A voz de minha bisavó ecoou criança nos porões do navio, ecoou lamentos de uma infância perdida. A voz de minha avó ecoou obediência...

Avaliação de mérito acadêmico, ações afirmativas e os 90 anos da USP

Alguns consideram que a fonte para a implementação de ações afirmativas nas universidades estadunidenses tenha sido a teoria da justiça de John Rawls. Eu...
-+=