Fundação Carolina oferece 521 bolsas para pós-graduação na Espanha

São 521 bolsas oferecidas, para todas as áreas do conhecimento. Um dos programas é voltado exclusivamente a professores brasileiros! Inscrições até 06/04!

Do Estudar Fora 

Reprodução/Estudar Fora 

Para começar bem o ano, a Fundação Carolina anunciou sua 17ª oferta de bolsas de estudos para estudantes latino-americanos na Espanha. Para o ano letivo de 2017-2018, há um total de 521 bolsas de estudos para graduação, pós e cursos de curta duração. As inscrições vão até 6 de abril!

Nesta edição, as bolsas estão divididas da seguinte forma: 271 para pós-graduação, 70 de doutorado e pós-doutorado, 27 bolsas de mobilidade para professores brasileiros, 4 bolsas para projetos de empreendedorismo, 34 bolsas de estudos institucionais e 115 renovações. Estão incluídas todas as áreas do conhecimento e o benefício é voltado exclusivamente a alunos da América Latina que completem sua formação na Espanha.

Além destas, também são oferecidas bolsas para mestrados no Conservatório do Liceu de Barcelona. Estas bolsas oferecem a músicos da comunidade Iberoamericana de Nações a possibilidade de realizar mestrados em composição musical aplicada a meios audiovisuais e cênicos, e mestrado em interpretação musical.

Os benefícios variam de acordo com o curso escolhido, podendo cobrir entre 50 e 100% do valor da anuidade, além de passagens aéreas, seguro saúde e um auxílio para manutenção no país. Já para doutorado, pós-doutorado e pesquisa (mobilidade de professores brasileiros), a bolsa oferece 1200 euros mensais, passagens aéreas, despesas do curso e seguro saúde.

Para se candidatar, é preciso verificar online quais são os programas disponíveis e quais são os requisitos de cada um. Em seguida, é necessário enviar dados pessoais e incluir informações relativas a formação, idiomas, experiência profissional e publicações de artigos e projeto de pesquisa, se houver. É possível se candidatar a mais de um programa na mesma edição.

Para quem tem interesse em bolsas de doutorado ou pós-doutorado, a candidatura é feita através de convênios com universidades parceiras. No edital, é possível verificar quais são as parcerias estabelecidas e qual é o procedimento para candidatura.

Saiba mais sobre o processo seletivo no site oficial da Fundação Carolina.

Fundada em 2000 para promover trocas educacionais entre a Espanha, países Ibero-americanos  e outros que tenham laços históricos, culturais ou geográficos com o país, a Fundação Carolina conta hoje com 110 instituições conveniadas. São aceitos bolsistas de todas as áreas do conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação já destinou quase 16.000 bolsas de estudo e bolsas de investigação a estudantes latino-americanos

Outra novidade desta edição é o anúncio semanal de dados sobre as inscrições recebidas. Até 16/01, apenas 6% das inscrições recebidas eram de brasileiros. Em primeiro lugar em número de candidaturas estão os colombianos. Confira aqui as estatísticas.

* Foto: Plaza de España em Sevilha 

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...

ENEM: OAB orienta candidatos do Enem a procurar MP e não descarta pedir anulação

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio...

Faltam professores qualificados no ensino médio

Por: Cinthia Rodrigues Docentes desta etapa lidam com várias...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=