Imprensa americana repercute estupro de turista em van no Rio

Segundo jornais, incidente levanta dúvidas sobre segurança na cidade.
Meios comparam caso com o estupro coletivo de estudante na Índia.

 

A mídia americana tem repercutido com detalhes o caso de uma turista que foi estuprada em uma van no Rio de Janeiro, no sábado passado (30).

Segundo uma matéria publicada no site do ‘USA Today’, o caso levanta “novas suspeitas sobre a segurança no Rio”, cidade que vai ser sede da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Os dois jovens vítimas da violência vieram ao Rio participar de um intercâmbio.

Eles moravam na Zona Sul, e na noite de sábado decidiram ir para a Lapa. Na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na altura do Posto 5, embarcaram na van, conduzida pelos criminosos. O casal viveu momentos de terror durante cerca de seis horas. O jovem francês, de 23 anos, foi algemado e espancado com a chave de roda do carro, enquanto, segundo investigadores, era obrigado pelos criminosos a ver a namorada americana, de 21 anos, ser agredida e estuprada repetidas vezes.

rape2

Ainda de acordo com a reportagem do USA Today, o ataque levanta comparações do episódio com o caso do estupro coletivo de uma jovem estudante em um ônibus de Nova Déli, na Índia, em dezembro. Também afirma que vans como a usada pelos criminosos são frequentemente ligadas ao crime organizado no Rio.

O site do “The Christian Science Monitor” também levantou “preocupantes questionamentos” sobre a segurança em uma cidade “adorável, mas infestada pela violência” e que tenta “refazer sua imagem antes de ser palco para o mundo no ano que vem”.

cnn-van

A emissora de TV “CNN” publicou em seu site reportagem que informava a prisão do terceiro suspeito do crime. A emissora informou que o Consulado dos EUA estava em contato com a vítima, dando toda a assistência necessária, citando um funcionário do local que não quis se identificar por não ser autorizado a dar informações. A emissora também destaca que, com o aumento dos casos de estupro registrados na cidade, a chefe da Polícia Civil do Rio, Martha Rocha, fez um pedido de desculpas por escrito para a vítima e demitiu dois delegados responsáveis por investigar os casos de estupro no Rio de Janeiro.

nyt-van

O jornal “The New York Times” também tem acompanhado o caso, publicando uma longa reportagem sobre o crime e destacando que após a repercussão do estupro da turista, outros casos semelhantes que haviam sido denunciados à polícia foram vieram à tona. O jornal reporta que um dos suspeitos do crime também estaria envolvido com assaltos. A publicação também lembra que a cidade do Rio de Janeiro tenta se organizar e promover para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, e recorda outros casos ocorridos no Brasil, como o “estupro coletivo” em Queimadas, na Paraíba.

wsj-van

O jornal “The Wall Street Journal” explorou o assunto no blog “India Realtime”, que fala sobre o país asiático. No blog, foram publicadas reportagens comparando o crime registrado no Rio de Janeiro com a morte da estudante estuprada na Índia em dezembro. Em artigo mais recente, um brasileiro que já morou na Índia relata em entrevista a reação da população brasileira aos dois casos. No texto, ele lembra que o caso indiano teve muita repercussão na mídia brasileira, e ressalta que o caso carioca tem ganhado muita atenção pelo fato de a vítima ter sido uma turista estrangeira.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Mulheres Afrodescendentes e Protestantismo: uma abordagem brasileira

Este ensaio Mulheres Afrodescendentes e Protestantismo: uma abordagem brasileira tem como objetivo...

Pelo menos cinco mulheres são assassinadas todos os meses no Distrito Federal

Mais da metade das vítimas são mortas pelos próprios...

para lembrar

Ideologia Tortuosa, por Sueli Carneiro

O mito de a desigualdade racial ser produto das...

“Pode ser que no futuro eu descubra que sou gay”, dispara Anderson Silva

Lutador falou ainda que tem muitos atletas que não...

Homem negro: carne, navalha e a necessidade do corte certeiro!

Essa manhã escrevo como filha, irmã, neta, sobrinha, prima,...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=