Jornalista José Geraldo Mion Oliveira lança livro “Jongo – do cativeiro aos dias atuais”

O professor e jornalista, José Geraldo Mion Oliveira, acaba de lançar seu primeiro livro: “Jongo – do cativeiro aos dias atuais”. A obra registra trechos sobre a saga da escravidão africana no Brasil, em especial, na província do Espírito Santo, durante o período monárquico.

do Vitrine Capixaba

De acordo com o autor, o livro tem o objetivo de contribuir para com a propagação e difusão do jongo, cultura de raiz africana enraizada no Brasil desde o século XVI e, marca identitária de comunidades quilombolas de Itapemirim, município sul capixaba.

O escritor salienta que a obra tende a contribuir, principalmente, na rede pública de ensino, uma vez que há a obrigatoriedade de aplicação da Lei Nº 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de História da África, cultura africana e afro-brasileira no currículo da educação básica.

“Jongo – do cativeiro aos dias atuais” narra a trajetória dos escravos que trazidos da África, apesar de açoitados no Brasil, lutaram durante séculos pela liberdade, resistindo à torturas das piores imagináveis até a morte.

O legado deixado por negros africanos no Novo Mundo é resultado de uma riqueza cultural e história extensa. Entre outros relatos, estão a cantoria dos escravos nos canaviais e cafezais, a resistência nos quilombos, o sofrimento pelas mãos de ferro dos coronéis e dos senhores de engenho.

O último capítulo homenageia Mestra Quequê, jongueira responsável pela manutenção do jongo em Itapemirim e pela  tradição do folguedo na região, onde desenvolve um trabalho de resgate com 25 crianças da comunidade Santo Antônio, onde o folclore nasceu.
José Geraldo Oliveira



+ sobre o tema

para lembrar

Mesmo morando nas ruas, refugiado angolano supera dificuldade e se forma na USP

Mesmo morando nas ruas, refugiado angolano supera dificuldade e...

Conheça um pouco da história do mestre Aleijadinho

Nesta terça, é celebrado o bicentenário de morte do...

Após pesquisa, Fifa afirma que Copa 2010 foi “um sucesso”

Uma pesquisa realizada pela Fifa sobre a Copa...

Corpo de Tim Maia é exumado para exame de paternidade no Rio

Os restos mortais do cantor Tim Maia, que morreu...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=