“Movimentos em movimento: quem somos e onde estamos?”

A Fundação Carlos Chagas (FCC) e a Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), com apoio da Fundação Ford, se associaram para realizar uma pesquisa sobre os movimentos sociais e suas articulações em torno do tema educação. Um dos objetivos da pesquisa: “Movimentos em movimento: quem somos e onde estamos?” é conhecer e apoiar a mobilização em defesa das políticas de ação afirmativa na educação superior. A pesquisa é dirigida a organizações, movimentos sociais, coletivos e outros grupos, em particular do movimento negro, que incluem a educação em sua agenda de atuação.

Por André Lázaro 1 e Luciano Cerqueira 2 enviado para o Portal Geledes

Os movimentos sociais têm sido atores decisivos para o avanço das agendas democráticas em nosso país. A constituição de 1988 traz em muitos de seus artigos as marcas da luta social e conquistas posteriores devem-se à permanência desse empenho e à renovação das forças em atuação. Bons exemplos podem ser encontrados nas políticas de educação. A inclusão de creches no financiamento público, a participação da educação de jovens e adultos nos direitos da educação básica à alimentação, ao transporte, aos livros didáticos e financiamento público pelo FUNDEB são alguns exemplos dessas conquistas. Para o movimento negro em particular, a aprovação da lei 10.639/2003 e sua regulamentação pelo Conselho Nacional de Educação em 2004 são marcos legais decisivos para o combate ao racismo em nossa sociedade. Hoje as conquistas mais visíveis são a lei de cotas (12.711/2012) para ingresso nas instituições federais de educação e a lei que determina a reserva vagas em concursos públicos (12.990/2014).

A educação superior no Brasil teve grande expansão ao longo do século XXI segundo dados do INEP. No período de 2000 a 2014, as matrículas do setor privado cresceram 224%, enquanto no setor público o crescimento foi de 104%. A expansão do setor privado foi fortemente estimulada pelas políticas públicas como o PROUNI, com bolsas integrais e parciais mediante renúncia de impostos federais, e o crédito a juros baixos oferecido pelo FIES. No setor público, a expansão das redes federais de educação superior e de educação profissional e tecnológica ampliou a presença dessas instituições em todos os estados da federação. As ações afirmativas estão presentes em políticas para o setor privado, como no caso do PROUNI, e no setor público federal.

As cotas – no PROUNI e nas Instituições Federais – são um dos principais mecanismos de ampliação do acesso à educação superior para jovens de baixa renda e para jovens negros e negras e têm contribuído para dar maior visibilidade à luta contra o racismo e pela igualdade de direitos. Em 2016 todas as instituições federais cumpriram o estabelecido pela legislação com a reserva de 50% das vagas, em todos os cursos e turnos, para estudantes de escolas públicas, com cotas para pretos, pardos e indígenas na proporção desses grupos em cada unidade da federação. Algumas instituições foram além do mínimo, ampliando a presença de estudantes da rede pública ou criando iniciativas específicas para povos indígenas e quilombolas.

Apesar de o acesso de negros e negras à universidade ter crescido na última década, a proporção dos estudantes de 18 a 24 anos pretos ou pardos que frequentam o ensino superior ainda é baixa. Em 2004, apenas 5,6% de jovens não brancos (negros e indígenas) nesta faixa etária estavam frequentando cursos de graduação, enquanto para a população branca e amarela essa proporção alcançava 19,3% dos jovens. Em 2014, os números eram de 12,9% para negros e indígenas e 29,4% para os demais. Duas observações: mesmo com a adoção de políticas afirmativas ao longo do período analisado, a proporção de estudantes negros e indígenas em 2014 é inferior a de jovens brancos e amarelos em 2004. Em segundo lugar, a distância entre os dois grupos, que era de 13,7 pontos percentuais em 2004, sobe para 16,5 pontos no final do período.

O desafio do ingresso é o primeiro de uma série: tanto no setor privado como no setor público são necessárias políticas de permanência que garantam as condições para que os estudantes possam se dedicar a sua formação. São condições materiais, acadêmicas e também subjetivas, ou seja, de reconhecimento pela instituição – seus docentes, técnicos e discentes – do legítimo direito desses grupos de freqüentar as instituições. A Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) desde 2011 realiza o projeto Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil (GEA-ES) que se dedica ao tema das políticas de ação afirmativa em educação, com apoio da Fundação Ford e em parceria com o Laboratório de Políticas Públicas da UERJ. O projeto conta com publicações (disponíveis em www.flacso.org.br/gea), criou um centro de documentação, produz um clipping diário sobre educação e tem organizado em alguns estados da federação Fóruns de Ação Afirmativa, em que reúne gestores de instituições públicas e de redes públicas de ensino médio, pesquisadores, estudantes e representantes de movimentos sociais, coletivos e associações.

Os Fóruns têm revelado que há pouca articulação entre as instituições federais de educação e as redes públicas de ensino médio, de forma que os jovens dessas redes não estão devidamente informados sobre os direitos adquiridos com a nova legislação. Revelaram também que as políticas de permanência são pouco conhecidas e menos ainda debatidas e avaliadas pelos estudantes: nem sempre as regras são claras e públicas. Os estudantes relatam casos de racismo – entre docentes, técnicos e estudantes – e são poucas as iniciativas institucionais, claras e firmes, para combater as diversas formas de discriminação. E estudantes indígenas, negros e negras apontam o silêncio e a ignorância da academia quanto às distintas epistemologias, cosmologias e saberes de seus ancestrais e intelectuais contemporâneos: uma academia eurocêntrica que demonstra pouco interesse em se aproximar de outras visões de mundo.

Um ponto tem chamado a atenção nos encontros: a presença de coletivos estudantis autônomos, de gestão horizontal, não filiados a partidos ou correntes políticas institucionalizadas, com forte atuação na denúncia e no enfrentamento daquelas manifestações de racismo e discriminação. No entanto, também se pode observar certa distância entre as gerações anteriores dos movimentos sociais, em particular do movimento negro, e o ativismo das novas gerações, articuladas nos coletivos de atuação política local e, aparentemente, com menor contato com organizações e movimentos que na década anterior se empenharam nas conquistas.

A participação do movimento social é fundamental para que a política de reserva de vagas não se resuma e esgote no processo seletivo. Em julho de 2014, o MEC e a SEPPIR constituíram, por meio da portaria interministerial n.7, a Comissão Consultiva da sociedade civil, encarregada de “elaborar propostas de ações que promovam a concretização efetiva da reserva de vagas” prevista na lei 12.711/2012. A Comissão reuniu-se naquele ano e em 2015, elaborou proposta para o acompanhamento da lei de cotas na graduação, entre outras sugestões, mas suas recomendações não foram respondidas pelo Ministério da Educação.

Por outro lado, as políticas afirmativas para acesso à pós-graduação enfrentam resistências mais intensas e persistentes. O trabalho da Fundação Carlos Chagas (FCC), com apoio da Fundação Ford, tem sido uma referência para o desenvolvimento de estratégias de promoção de equidade na pós-graduação. As formas de seleção e preparação de candidatos e candidatas a cursos de mestrado e doutorado tanto de estudantes negros e negras como de indígenas alcançou resultados notáveis. Seu pioneirismo inspirou o Programa Abdias Nascimento, criado pelo MEC em 2013, fruto de parceria entre a CAPES e a SECADI. Embora os projetos tenham sido selecionados, até o momento não há notícias de quando e como o programa será de fato implantado. De todo modo, a expertise da Fundação Carlos Chagas continua orientando os programas de pós-graduação que decidem implantar políticas de ação afirmativa, estimulados agora pela portaria normativa 13 do MEC, segundo a qual as Instituições Federais de educação Superior têm o prazo de 90 (noventa) dias para apresentar propostas para a inclusão de “negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência em seus programas de pós-graduação (Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado), como Políticas de Ações Afirmativas”. A portaria é de 11 de maio de 2016, véspera do afastamento da Presidenta Dilma pelo Senado. Ficará para sempre a dúvida: por que demorou tanto a ser editada, já que o tema estava na agenda desde o final da década passada? E uma pergunta: quem cobrará das Instituições a entrega das propostas a partir de 11 de agosto?

Os impasses – tanto no acompanhamento da lei de cotas na graduação como para sua adoção na pós – demonstram a necessidade de os movimentos sociais, organizações e coletivos atuarem no sentido de garantir direitos conquistados e avançar na agenda que, há mais de uma década, enfrenta resistências para que se amplie a participação das populações excluídas aos mais elevados níveis de formação educacional. Hoje o doutorado é condição inicial para o ingresso na carreira docente. Sem essa formação não será possível avançar também na presença de professores e professoras negras nas instituições de educação superior.

Daí a relevância política da pesquisa para favorecer a articulação de movimentos, organizações e coletivos em torno de agendas comuns. A pesquisa tem por objetivo elaborar um catálogo que será acessível publicamente para favorecer a criação de redes e articulações entre distintos grupos. A pesquisa terá um desdobramento imediato na realização de uma oficina de trabalho com entidades participantes para o estudo de indicadores educacionais e sociais que possa subsidiar a avaliação e o acompanhamento do direito à educação pelas entidades e grupos.

Os principais objetivos da pesquisa:

  • Identificar grupos (organizações, movimentos e coletivos) em particular os de juventude e do movimento negro, em atuação no país;
  • Conhecer as novas formas de mobilização, organização e atuação dos movimentos sociais;
  • Verificar os temas de interesse, formas de atuação e como a educação participa da agenda desses grupos;
  • Contribuir na construção, formação e fortalecimento de redes locais, regionais e nacional em torno da agenda das AA.

A pesquisa consiste num questionário que busca identificar o tipo de organização, os temas prioritários, as formas de mobilização e a participação em instâncias de políticas públicas e redes da sociedade civil. O primeiro passo da pesquisa já foi dado, com a formulação do questionário, submetido a um pré-teste, e a preparação da listagem inicial com mais de 500 organizações e coletivos. Participam dessa etapa 4 pesquisadores (2 negros e 2 brancos, 2 homens e 2 mulheres, com diferentes níveis de formação: doutor, doutorando, mestra e graduada).

Convidamos as organizações, instituições, movimentos e coletivos a entrarem em contato conosco ([email protected]) para que seja enviado o link do questionário, que ocupa menos de 10 minutos para seu preenchimento. A pesquisa se estende até o mês  de outubro. Portanto se seu movimento, coletivo, ou organização receber o nosso e-mail, por favor, colabore. Estamos trabalhando para criar uma rede de contatos que visa o fortalecimento da luta da juventude (especialmente negra) por direitos.

1 Professor associado da UERJ, pesquisador da Flacso Brasil e diretor da Fundação Santillana. Coordenao projeto Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior (GES-ES).

2 Pesquisador do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior (GEA-ES) da Flacso Brasil e Doutorando do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da UERJ.

3 Foram realizados mais de 10 Fóruns no país. Maiores informações sobre o trabalho do GEA-ES podem ser encontradas no site da Flacso Brasil. http://flacso.org.br/?project=grupo-estrategico- de-analise- da- educacao-superior- gea

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

 

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Grupos de periferia se articulam em São Paulo para defender democracia e Dilma

Após violência contra militantes de esquerda em manifestações, Cooperifa...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Mulheres passam mais tempo na escola do que homens

Elas estudam cerca de seis meses a mais e...

para lembrar

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...

Mulher Negra pode ocupar vaga no Supremo

Apesar do apoio de petistas a Maria Elizabeth Rocha,...

A visão insuportável da tolerância

Fonte: Luis Nassif De repente, sem que procurasse, um...

Preconceito – Discriminação Racial e Racismo à Brasileira

Por Tiago Neto da Silva enviado para o Portal...
spot_imgspot_img

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...

73% dos jovens sem educação básica completa querem voltar a estudar, aponta levantamento

Dos mais de 9 milhões de jovens fora da escola que não concluíram a educação básica, cerca de 7 milhões ainda têm a intenção de retomar os...

‘O Avesso da Pele’: livro que debate racismo é censurado em escolas de 3 estados por reação equivocada ao conteúdo, alertam especialistas

Especialistas ouvidas pelo g1 afirmam que a justificativa apresentada pelos governos do Mato Grosso do Sul, de Goiás e do Paraná para recolher os...
-+=