Quando chegam as obras, é sinal de que estão chegando as eleições

Ano de eleição municipal e a situação se repete em várias cidades do Brasil: de olho nas urnas, nossos queridos políticos lançam ou apressam obras para possíveis mudanças na vida do cidadão. O problema é que o famoso oba-oba com o dinheiro público começou. Se aproximando da corrida eleitoral, foram retomadas algumas obras importantes para a favela Marcílio Dias, no complexo da Maré. As obras são bem-vindas, mas suas intenções, não.

Por Walmyr Junior, do Jornal do Brasil 

Há muitos anos reivindicamos a pavimentação da Avenida Lobo Junior e a criação de uma calçada ou ciclovia colada ao muro do Ambulatório Naval. Além disso, era uma antiga pauta da comunidade a instalação de uma academia da 3ª idade, ao lado da área poliesportiva da favela. Porém, só nessa ultima semana fomos atendidos com as obras. Ainda bem que fomos né?!

academia-da-terceira-idade

Academia da Terceira Idade

Porém, a prática de concentrar a execução e inaugurações de obras em anos eleitorais é recorrente e muito ruim para a gestão pública e para a população. Os políticos, do executivo e legislativo, deixam seu pacote de investimentos para o ano eleitoral, exatamente para aumentar a sua popularidade e ter condições de se reeleger ou de fazer o seu próprio sucessor.

A obra de construção da calçada na Avenida Lobo Junior estava paradas há mais de 10 anos e iniciada em ritmo “frenético” há poucas semanas das eleições. Configura para muitos como jogo eleitoral dos ambiciosos vereadores e candidatos que usam a favela como curral de votos comprados.

obras-em-curso

Obras em curso

Para a surpresa desses, estamos aqui na favela muito felizes com a retomada das obras e pela construção da academia da 3ª idade. Porém, no cotidiano da favela, nós moradores já sabemos ‘o porquê’ dessas obras. Deixemos que eles pensem que nos enganam e pensemos nós, que esse período é momento de aproveitar os poucos benefícios que chegam.

* Walmyr Júnior é morador de Marcílio Dias, no conjunto de favelas da Maré, é professor, membro do MNU e do Coletivo Enegrecer. Atua como Conselheiro Nacional de Juventude (Conjuve). Integra a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Fundação Dorina lança livro em braille para debater acesso universal à cultura

Palavras Invisíveis conta com textos inéditos de Luis Fernando...

A FAVOR:Nobel é reconhecimento a multilateralismo

Folha de São Paulo - por: Sérgio Dávila - MAIS do...

Associação americana de juristas reconhece Lula como preso político

A declaração dos juristas americanos destaca que Lula deixou...

Parlamentares evangélicos esclarecem aos fiéis sobre campanha rasteira contra Dilma

A tropa de choque evangélica da campanha Dilma...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=