domingo, agosto 7, 2022
InícioQuestões de GêneroViolência contra Mulher16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres 2018

16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres 2018

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização global da sociedade civil que, no Brasil, dura 21 dias, pois inicia no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Esta mobilização global é apoiada pela campanha do Secretário-Geral da ONU “Una-se pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, com o objetivo de sensibilizar, galvanizar o ativismo, compartilhar conhecimento e inovação no que se refere a prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo.

no ONU Mulheres

No Brasil e no mundo, ONU Mulheres realiza a campanha “Pinte o mundo laranja pelo fim da violência contra as mulheres” imagem / ONU Mulheres

Governos, sociedade civil, escolas, universidades, empresas, associações esportivas e as pessoas individualmente manifestam solidariedade às vítimas, às ativistas, aos movimentos de mulheres e às defensoras dos direitos humanos das mulheres para pôr fim à violência contra mulheres e meninas.

UNA-SE – Desde 2008, a campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres” atua para gerar mais consciência pública e incrementar a vontade política e os recursos designados a prevenir e responder à violência contra mulheres e meninas. Para isso, as Nações Unidas fazem um chamado a governos, sociedade civil, meios de comunicação, setor privado, jovens, homens e mulheres, a somar esforços para por fim à violência contra as mulheres e meninas.

Dia Laranja – Todo mês tem #DiaLaranja – o dia 25 de cada mês é proclamado pela ONU como “Dia Laranja”. É um momento de aumentar a conscientização e ações para o fim da violência contra as mulheres e meninas. A cor laranja, vibrante e otimista, representa um futuro livre de violência. No Dia Laranja, todo dia 25, governos, ativistas, sociedade, mídia e demais parcerias das Nações Unidas em todo o mundo são chamadas e chamados a mobilizar pessoas e agir pela prevenção da violência contra mulheres e meninas.

PROGRAMAÇÃO 2018 – ONU BRASIL nos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

20 de novembro de 2018
ONU Mulheres: Debate “O Que São Direitos Humanos?”” no I Seminário de Direitos Humanos do ADURN – Sindicato, UFRN

Youtube – Onu Mulheres – 20/11 a 10/12 – Início da ação digital com YouTube – violências na web

Donas da Rua, Mauricio de Sousa, Instituto Avon – 20/11 a 10/12 – 21 tirinhas: Construindo Novas Histórias para Meninas e Meninos

22 de novembro
ONU Mulheres – Campo Grande
Palestra sobre Investigação e Processamento Judicial do Feminicídio sob a perspectiva de gênero
IX Encontro Nacional do Ministério Público de Violência Doméstica – COPEVID

USP Mulheres e ElesPorElas – Semanas temáticas – Violência contra as mulheres (evento 1 de 3)

23 de novembro
ONU Mulheres – UFPB – ElesPorElas – João Pessoa – Congresso Brasileiro ElesPorElas

Governo da Paraíba – Assinatura do Decreto que cria o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) visa adaptar à realidade da Paraíba as diretrizes nacionais para investigar, processar e julgar, com perspectiva de gênero, as mortes violentas de mulheres (feminicídios)

24 de novembro
ONU Mulheres – UFPB – ElesPorElas – João Pessoa – Congresso Brasileiro ElesPorElas

ACNUR – Boa Vista – Rodas de conversa com mulheres e adolescentes Warao e Eñepà sobre leis brasileiras sobre violência de gênero.”

25 de novembro
ONU Mulheres – Natal – Atividade com público no Estande dos Jogos Escolares da Juventude

ONU Mulheres – Matéria sobre violência contra as mulheres negras

ACNUR – Boa Vista – Rodas de conversa com homens Warao e Eñepà sobre a importância da figura feminina em suas culturas, visando a construção de materiais sobre o combate a SGBV. Os informativos serão apresentados com toda a comunidade do dia 07/12 ou 08/12.

ACNUR – Rio de Janeiro – 25/11 a 10/12 Oficinas sobre Empoderamento Feminino e Novas Masculinidades por meio da Arte. 17 mulheres e 17 homens refugiados. Apresentação final de dança em 05/12 e lançamento de video-registro em 10/12

26 de novembro
OPAS – Lançamento do vídeo sobre gênero, raça e saúde

ACNUR – Boa Vista – 26/11 a 05/12 -Apresentação de dança e preparação das vestimentas por grupo de artesãs. Adultas costuram com as mais jovens para a confecção dessas vestimentas tradicionais na intenção de resgatar o empoderamento feminino Warao, terminando após uma semana em uma apresentação de dança feminina com esses vestidos.”

27 de novembro
USP Mulheres e ElesPorElas – Semanas temáticas – Violência contra as mulheres (evento 2 de 3)

28 de novembro
ACNUR – Brasília – Lançamento da Plataforma sobre o Perfil das Solicitações de Refúgio baseadas na Orientação Sexual e/ou Identidade de Gênero seguida de uma Roda de Conversa com sociedade civil e Conare sobre gênero e refúgio.

29 de novembro
UNESCO – Brasília – Café conhecimento – mobilização pelo fim da violência de gênero. Debate com Gina Vieira Ponte de Albuquerque e Sandra Gomes Melo.

1 de dezembro
ACNUR – Brasília – Treinamento informativo e roda de conversas com mulheres venezuelanas refugiadas interiorizadas no abrigo Aldeias Infantis.

3 de dezembro
ACNUR – Manaus – Lançamento do fluxograma de respostas (SOP) à violência de gênero

ONU Mulheres – Instituto Avon – São Paulo – Café da Manhã com empresas: mobilização pelo fim da violência contra as mulheres.”

4 de dezembro
ONU Mulheres – Brasília
Estratégias de Litigância, defesa dos direitos das mulheres e das defensoras dos direitos humanos

5 de dezembro
ONU Mulheres – Brasília
Participação na Solenidade de Abertura do Seminário Internacional CNMP

ACNUR – SP – 25/11 a 05/12 – Produção de mini-documentário, pela Caritas São Paulo, com narrativas de refugiadas de várias nacionalidades e uma brasileira com mensagens contra a violência contra a mulher. O vídeo será utilizado no encontro Portas Abertas/Jornadas Caritas no dia 05.12.

USP Mulheres e ElesPorElas – Semanas temáticas – Violência contra as mulheres (evento 3 de 3)

6 de dezembro
ONU Mulheres – Rio de Janeiro – Participação da Solenidade de Abertura no Seminário Gênero e Direito – TJRJ

7 de dezembro
UNOPS – ONU Mulheres – SECONDI-DF – Brasília – Palestra sobre Violência Contra Mulher para atores da construção civil

ACNUR – Boa Vista – (ou dia 08/12) Realização de uma campanha no abrigo Pintolândia sobre as legislações brasileiras no combate a SGBV. Os homens apresentarão as cartilhas elaboradas em seus idiomas sobre mensagens positivas do combate a violência e as mulheres apresentarão a dança resultado das rodas de conversa

8 de dezembro
ACNUR – SP – Participação de debate na “Mostra Refúgios Culturais”, SESC Vila Mariana, sobre situação Venezuela, violência de gênero e novas masculinidades

ACNUR – Manaus – Roda de conversa com refugiados e brasileiros sobre PREP e direitos sexuais

9 de dezembro
Governo da Bahia – Cidade de Juazeiro – ONU Mulheres – Juazeiro – Evento de Culminância do projeto piloto O Valente Não É Violento

10 de dezembro
ONU Mulheres – Brasília – Reunião das organizações do Consórcio da Lei Maria da Penha

12 de dezembro
Comissão Mista de Violência constra as Mulheres do Congresso Nacional – Brasília – Seminário Lei Maria da Penha

Juntas, aplicativo de Enfrentamento a Violência contra Mulher – Clique na imagem e acesse o aplicativo JUNTAS
Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench