1ª Turma mantém prisão de “skinhead” acusado de racismo e tentativa de homicídio


BRASÍLIA [ ABN NEWS ] – Por maioria de votos, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a ordem de prisão preventiva contra D.S.S.M., denunciado por tentativa de homicídio qualificado, formação de quadrilha e racismo. De acordo com a acusação, ele participava de grupo skinhead no Rio Grande do Sul (RS) e teria, em conjunto com outras pessoas, espancado e tentado matar um rapaz que pertencia a um grupo punk, oposto ao movimento skinhead. A vítima não morreu porque foi socorrida depois de ser abandonada pelos agressores.

D.S.S.M. fugiu logo após ser decretada a prisão preventiva, em 2007, mas sua defesa afirma que ele quer voltar a estudar, trabalhar e aguardar seu julgamento pelo Tribunal do Júri em liberdade. Alegou também que a prisão preventiva não é necessária uma vez que ele não comprometeu provas e testemunhas e colaborou com a polícia. Sustenta ainda que a fuga é um direito do acusado.

No entanto, a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, ao apresentar seu voto destacou que estão presentes os requisitos da prisão preventiva, uma vez que as provas evidenciam a gravidade do caso e a necessidade de impedir a reiteração criminosa do acusado. Ela destacou que foram encontrados diversos objetos como DVDs e panfletos nazistas, artefatos para confeccionar bombas caseiras (prego, fita isolante, rojão), canivete de aço inox, bastão de beisebol em madeira, bastão de uso da Brigada Militar e uma soqueira de metal pontiagudo. Para ela, a apreensão desses objetos na residência demonstra a intenção de praticar novos crimes.

O ministro Marco Aurélio votou em sentido contrário ao considerar que a prisão preventiva é um ato extremo de prender para depois apurar. Para ele, é compreensível a fuga do acusado: “logicamente não se apresentaria o acusado para se submeter a uma custódia que, no Brasil, discrepa dos ditames constitucionais quanto ao dever do estado de preservar a integridade física e moral do custodiado”. Para o ministro Marco Aurélio, os objetos encontrados não conduzem à prisão preventiva.

Já o ministro Ricardo Lewandowski destacou que o mandato de prisão “do ponto de vista técnico, está hígido e lastreado em fatos concretos, especialmente quanto à apreensão de vasto material na casa do acusado, o que demonstra a periculosidade e potencial risco à ordem pública”. Também acompanharam nesse sentido os ministros Ayres Britto e Dias Toffoli.

 

 

 

Fonte: ABN

+ sobre o tema

“Violência racial cresceu em Dresden”, diz assistente de vítimas

Relatos de discriminação e racismo aumentaram, afirma chefe do...

Amarildo, presente!

Por: Elaine Tavares A caminhada dos Guarani em protesto contra...

O papel do Estado na marginalização da população negra

A ordem jurídica é construída de forma escalonada com...

para lembrar

Família de George Floyd fecha acordo para receber R$ 150 milhões de indenização

A cidade norte-americana de Minneapolis concordou nesta sexta-feira (12)...

Polícia britânica ‘atirou apenas três vezes’ em um ano

Os números chamam atenção quando comparados aos de outros...

Mapa da Violência 2011: Ministro da Justiça defende retomada da política de desarmamento

Para Cardozo, desarmamento ajuda a derrubar índice de homicídio   O...

Racismo estrutural: a banalização da expressão nas redes sociais

A ideia de liberdade é inspiradora. Mas o que...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=