23ª FIL presta homenagens a Luís de Camões, Ferreira Gullar, Sueli Carneiro e Carlos de Assumpção

Enviado por / FontePublishnews

Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto será realizada entre 1º e 11 de agosto

Os cinco séculos de nascimento do poeta português Luís de Camões serão celebrados na 23ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que será realizada entre os dias 1º e 11 de agosto de 2024. Com o tema central “Cotidianos poéticos: Do épico de Camões às batalhas de rua”, a programação da FIL propõe um exercício analítico sobre os desdobramentos da literatura e da humanidade nestes 500 anos. Neste ano, os escritores homenageados pela 23ª FIL são Ferreira Gullar e Carlos de Assumpção.

“Nossa proposta é percorrer esta rica trajetória de 500 anos e chegar às ruas do século 21, onde as mais diversas batalhas ocorrem, onde a poesia tão bem trabalhada por Camões continua encontrando eco, por exemplo, no slam”, comenta Adriana Silva, curadora da FIL e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Outros enfoques que estão atrelados à abordagem central da Feira Internacional do Livro para 2024 são os 150 anos da imigração italiana e os 200 anos da imigração alemã no Brasil. Segundo a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, a FIL está sendo preparada com um olhar múltiplo para as diversas vertentes da literatura e diferentes manifestações artísticas. “Vamos manter nossa linha multicultural nesta edição da Feira Internacional do Livro, visando atrair todos os perfis de leitores. A ideia é fazermos um mergulho no passado e presente, vislumbrando as perspectivas futuras da literatura e da leitura, sempre com o objetivo estrutural da evolução humana”.

Homenageados

Neste ano, os escritores homenageados pela 23ª FIL são Ferreira Gullar e Carlos de Assumpção. Gullar, pseudônimo de José Ribamar Ferreira (1930-2016), foi um dos maiores poetas brasileiros do século XX. Nascido em São Luís do Maranhão, ele se destacou por sua obra inovadora e engajada, transitando por diferentes fases e estilos, do lirismo intimista ao experimentalismo concreto e neoconcreto. Ferreira Gullar também foi crítico de arte, ensaísta e tradutor, além de defensor da cultura popular e da justiça social. Sua poesia, marcada pela inventividade e pelo humor, continua a inspirar leitores de todas as idades.

Carlos de Assumpção, nascido em Tietê (SP), em 1927, é um dos nomes mais importantes da literatura afro-brasileira. Poeta, advogado e professor, sua obra, marcada pela força da negritude e da ancestralidade africana, é um grito contra o racismo e a desigualdade. Aos 96 anos, Assumpção segue ativo, recitando seus poemas e inspirando novas gerações de escritores.

Autora Educação

Sueli Carneiro, nascida em São Paulo em 1950, é uma das principais vozes do feminismo negro no Brasil. Ela é a autora educação homenageada pela FIL. Filósofa e doutora em Educação pela USP, fundou e dirige o Geledés – Instituto da Mulher Negra, referência na luta pela igualdade racial e de gênero. Autora de livros como Escravidão, racismo e sexismo: a encruzilhada da mulher negra e Enegrecer o feminismo: a mulher negra na sociedade brasileira, Sueli é referência para o movimento negro e para toda a sociedade brasileira.

Escritora Infantojuvenil

Janaina Tokitaka é a escritora infantojuvenil celebrada neste ano. Nascida em 1986, é bacharel em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo e começou sua carreira como escritora quando publicou seu primeiro álbum ilustrado, Tem um monstro no meu jardim (2010). Desde então, publicou 40 outras obras para o público infantojuvenil.

Escritor ribeirão-pretano

O autor ribeirão-pretano da FIL neste ano é Perce Polegatto. Formado em Letras, com especialização em Literatura, iniciou-se como poeta e passou a dedicar-se à prosa a partir de seu primeiro romance, “Os últimos dias de agosto”. A metalinguagem, a busca da identidade humana e o questionamento existencial são algumas das principais marcas de seus textos.

Patrono

Fechando a lista de homenageados de sua 23ª edição, a FIL escolheu o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, como patrono. Lima é engenheiro mecânico formado pela PUC de Minas Gerais e tem passagens como CEO por diversas companhias. Em 2022, trabalhou como assessor especial do ministro da Economia Paulo Guedes. Atualmente, é sócio e vice-presidente de Estratégias e Negócios do Grupo H, presidente do Conselho Internacional do Brasil Export e membro de diversos conselhos de empresas.

+ sobre o tema

12/05 – Sueli Carneiro e Cuti autografam seus livros na Livraria Martins Fontes

A Selo Negro Edições e a Livraria Martins Fontes...

Epistemicídio

Muitas são as razões que advêm de uma realidade...

Miscigenação – Sueli Carneiro

A miscigenação racial presente em nossa sociedade vem se...

Pobreza tem cor no Brasil, por Sueli Carneiro

Pobreza tem cor no Brasil. E, existem dois Brasis. Por...

para lembrar

As Duas Cores de Machado de Assis

"Mulato, ele foi de fato, um grego da melhor...

Literatura negra não caiu na graça do mercado, diz autor de Cidade de Deus

Em entrevista ao G1, Paulo Lins falou sobre samba,...

Em debate na Flica, Livia Natália diz: ‘Eu digo como quero ser representada’

Poeta baiana participou de mesa ao lado de Sapphire,...

Tradição exemplar: Negroesia, de Cuti

Por Jônatas Conceição da Silva1 Acredito que...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico de um dos mais versáteis artistas da cultura popular brasileira. Sambista, cantor, compositor, contador de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=