2ª Jornada Por Equidade Racial na Educação da UNEafro Brasil é realizada na Conferência Nacional de Educação

Evento acontecerá em Brasília durante os dias 28 e 31 de janeiro

Entre os dias 28 e 31 de janeiro, a capital federal receberá a 2ª Jornada Por Equidade Racial na Educação, que tem como objetivo ampliar o debate e apoiar as reinvindicações por uma educação antirracista de modo que seja promovida no Sistema de Ensino Nacional a equidade racial, assim como possibilitar a formação de jovens lideranças negras. O evento é organizado pela UNEafro Brasil, tem apoio do Projeto SETA – Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista e será realizado durante a Conferência Nacional de Educação 2024 (CONAE 2024), espaço que buscar garantir o diálogo entre a comunidade educacional, a sociedade civil e o governo federal, a fim de definir o texto final do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e apresentá-lo à aprovação do Congresso Nacional.

Para ampliar a discussão sobre equidade racial no Plano Nacional da Educação com os estudantes dos seus núcleos de educação popular, a UNEafro Brasil vai em comitiva participar da CONAE. Antes da viagem, os participantes passarão por uma formação abrangente sobre o assunto principal do encontro. 

Durante a jornada, além de atuarem como observadores para conhecer a dinâmica das conferências de educação, alunas e alunos, com suporte de coordenadores, serão incentivados a participar ativamente dos debates da programação, com apresentação de propostas embasadas em dados relevantes. 

1ª Jornada Por Equidade Racial na Educação, que aconteceu em junho de 2023, contou com a participação de 150 estudantes, coordenadores, professores e militantes dos núcleos de educação popular da UNEafro de São Paulo e do Rio de Janeiro, e proporcionou participações em atividades no Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente, Palácio do Planalto, na Frente Parlamentar Mista Antirracismo, da Câmara e do Senado Federal e uma aula pública na frente do Banco Central. 

Sobre a UNEafro Brasil

A UNEfro Brasil é uma organização do movimento negro que tem como principal estratégia de mobilização a promoção de núcleos de educação popular, os cursinhos comunitários. Surgiu em março de 2009 e hoje conta com mais de 30 núcleos físicos espalhados por São Paulo e Rio de Janeiro, atuando também em todo o país pela internet a partir do Núcleo Virtual. São milhares de estudantes da comunidade negra, quilombola, indígena, imigrante, trabalhadora e periférica atendidos em 15 anos de história. Outras estratégias adotadas pelo movimento são os Comitês Antirracistas, o trabalho de incidência política nacional e internacional, articulação em rede para potencializar as lutas e educação popular ambiental.

Sobre o Projeto SETA

O Projeto SETA é uma aliança entre movimentos sociais e organizações negras, quilombolas, indígenas e feministas ligadas ao tema da educação. Compõem a iniciativa a ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CONAQ, Geledés, Makira-E’ta e UNEafro Brasil, organizações reconhecidas e comprometidas na atuação no campo da educação antirracista. A atuação do Projeto SETA consiste no trabalho participativo por meio da realização de pesquisas, incidência política, formações e campanhas de mobilização em prol da equidade racial na educação. Trata-se de um trabalho que promove sistematicamente a voz, a mobilização e a liderança dos grupos representados pelo projeto. A visão coletiva do SETA é um sistema de educação público brasileiro construído com base nos princípios de justiça social e racial e que garantam a todas as pessoas o direito a uma educação contextualizada e de qualidade.

+ sobre o tema

Abertas inscrições para o Sisu do 2º semestre

Estudantes de todo o país podem se inscrever a...

A luta pela manutenção das cotas raciais no Ceará

No Ceará, o epíteto "terra da luz" esconde uma...

Mais de 70% das cidades não cumprem lei do ensino afro-brasileiro

Sete em cada dez secretarias municipais de educação não...

para lembrar

Livro Popular – incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para 2012

Cultura: incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para...

Livro – ‘Griot’ narra conflitos religiosos

Livro infanto-juvenil narra as dores e os desafios de...

MEC amplia currículo alternativo para tirar ensino médio público da crise

Reprovação é a mais alta desde 1999, segundo divulgou...

Educação, raça e gênero: Relações Imersas na Alteridade

Educação, raça e gênero: Relações Imersas na Alteridade NILMA LINO...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=