A colonização continua pela televisão

Não é de hoje que os veículos de comunicação de massa recebem críticas pela desinformação da população, principalmente em relação a questão racial. Hoje, gostaria de me ater a programas mais recentes que tivemos e temos contato por meio da televisão.

POR FELIPE CARDOSO, do Chuva Ácida

WhatsApp

Recentemente, a rede de televisão Record, comandada pela Igreja Universal, presidida por Edir Macedo, decidiu investir em novelas. Voltadas, em sua maioria, a passagens bíblicas, tentaram representar na telinha os acontecimentos de séculos passados. Os esforços foram grandiosos e os investimentos foram altos (cenários, vestimentas, artefatos e outras coisas necessárias para a representação). Só que o que pareceu não ter tanto esforço foi a procura por atores negros e negras para representarem os personagens de reis e rainhas, uma vez que os períodos e locais retratados pelos autores eram, em sua grande maioria, no continente africano.

Ao analisar as imagens e alguns dos muitos registros coletados por historiadores e arqueólogos sobre o Egito Antigo, por exemplo, podemos notar que há uma presença significativa de pessoas negras habitando o local naquele mesmo período que nos é apresentado hoje pela emissora de televisão, só que de maneira completamente diferente.

E isso esconde uma grande ideologia que predomina e mantém os privilégios da branquitude nomundo inteiro.

Não querem que a população negra tenha um conhecimento profundo sobre a sua história. Não desejam que saibamos que nossas civilizações eram organizadas, ricas e poderosas. Criam falácias e tentam destruir pouco a pouco a memória de um povo inteligente, diversificado e muito bem organizado. Não querem que negros sejam vistos como algo bom, ou que já produziram diversas coisas e que contribuíram para o avanço da humanidade. Por isso, é importante que apenas personagens brancos interpretem esse papel, pois nós, negros e negras, seríamos incapazes de fazer tantas grandiosidades.

E essa tentativa de colonização fica ainda mais evidente quando a mesma emissora lança a uma novela intitulada de “Escrava Mãe”, em que, daí sim, conta com a presença de pessoas negras interpretando escravos, obedientes as ordens dos senhores brancos.

Percebam, mais uma vez, a branquitude tentando mostrar onde nos querem e como querem que nos vejamos. Na senzala, escravizados, obedientes, sem voz, sem alma, sem pensamento próprio.

Engraçado que para a novela de escravos encontraram com facilidade atores e atrizes negras para representar. Será que não encontraram a mesma facilidade para encontrar negros e negra para os papéis de reis e rainhas, ou simplesmente fizeram isso intencionalmente?

A tentativa é acabar com a nossa memória e a nossa imagem positiva, de nação rica, desenvolvida, diversificada e forte, cultural, social, econômica e politicamente. A ideia é de voltar a nos reduzir a nada.

A mesma coisa acontece com as religiões de matrizes africanas, que cultuam seus orixás, negros e negras. São demonizados e perseguidos por isso. Enquanto a mitologia grega é ensinada nas escolas e o deus e nórdico Thor é divulgado nas telas de cinema e comercializado em shoppings.

13521935_10205143513985935_653274899233539253_n

Tudo isso faz parte da mesma ideologia, do mesmo plano de dominação, de colonização que querem com que a população negra acredite, aceite e reproduza tal pensamento. Destruindo assim a sua autoestima, acabando com a imagem positiva da sua história e da sua identidade. Colonizando fica mais fácil de dominar.

Por isso, é necessário nos enriquecermos de conhecimento e informações, que resgatemos e propaguemos diariamente a nossa história e imagem rica, positiva, com reis e rainhas, inteligente, desenvolvida, resistente, de luta. A subalternidade nunca foi nosso lugar, não tomemos mais desse veneno.

Não adianta, por exemplo, colocar Taís Araújo para ser protagonista em uma novela recheada de estereótipos e hipersexualização a começar pelo nome “Da cor do pecado”. Bem como não adianta colocar uma mulher negra como protagonista interpretando uma escrava. Isso não é revolucionário. Isso é apenas mais do mesmo, é o que vemos desde o surgimento das telenovelas e filmes.

Não adianta tentar esconder ou alterar a nossa história, ou investir em novelas de época para mostrar que nosso papel é pertencente a coadjuvante e servil. Lá no fundo, nós sabemos que somos descendentes de protagonistas, reis e rainhas, que por ganância e ignorância da branquitude, foi escravizada e violentada.

O nosso dever é resgatar a nossa verdadeira história e contarmos nós mesmos, com a nossa ótica negra, o que a burguesia branca e colonizadora tenta esconder.

+ sobre o tema

Brancos são racistas sem perceber, por convenção social, diz pesquisadora

Brancos são racistas sem perceber, por convenção social, diz...

Assessor negro de Boris Johnson se demite após informe sobre racismo no Reino Unido

Um renomado assessor do primeiro-ministro Boris Johnson se demitiu,...

PM afasta policial racista que agrediu aluno na USP

PM afasta das ruas sargento que agrediu aluno da...

Disque Racismo recebe ligações contra deputado pastor Marco Feliciano

O número é maior que o registrado em delegacias...

para lembrar

Camila Pitanga posa pra capa em Paris e dá sua opinião sobre os assuntos mais quentes de 2015

Capa da Glamour de dezembro, Camila Pitanga - fotografada...

Governador manda apurar se policiais abusaram em prisão de palhaço

Leonides Quadra foi detido na sexta (14) durante apresentação...

Eu sou neguinho

O meu amigo Caetano, que no debate público é...

Movimento negro faz ato pedindo fim da Operação Escudo

Entidades ligadas ao movimento negro fizeram, no início da...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=