Estupros aumentam 11,5% em São Paulo foram registrados 944 casos em Janeiro

Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública, em janeiro deste ano foram registrados 944 casos de estupro no Estado; em janeiro de 2011, foram 846

O número de estupros registrados no Estado de São Paulo aumentou 11,5% em janeiro deste ano, em relação ao mesmo mês de 2011. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), divulgados nesta segunda-feira, em 2012 foram registradas 944 ocorrências de estupro, 98 a mais do que as 846 do ano anterior.

Em dezembro de 2011, foram registrados 869 casos no Estado. E em todo ano de 2011, foram feitos 10.399 boletins de ocorrência por estupro, o que dá, em média, um caso por hora. Na ocasião, a SSP ressaltou que desde 2010 entrou em vigor uma legislação que passou a tipificar como estupro as ocorrências de atentado ao pudor e ato obsceno.

A mudança na lei do estupro ocorreu em agosto de 2009, quando a definição do crime passou a ser “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”. Antes dessa alteração na lei, os boletins de ocorrência tratavam como estupro os casos onde tivesse havido uma relação sexual forçada.

Casos em outros Estados

No último dia 15, uma menina de 12 anos foi estuprada dentro de um ônibus na zona sul do Rio de Janeiro. No início de fevereiro, dez homens foram presos acusados de envolvimento no estupro de cinco mulheres em Queimadas, cidade da Paraíba.

Homicídios

Os dados divulgados pela SSP mostram que a quantidade de homicídios dolosos (com intenção de matar) registrados no primeiro mês de 2012 foi menor do que no mesmo período do ano passado. Em janeiro de 2012, foram 352 casos, contra 360 de janeiro de 2011.

No entanto, o número de homicídios culposos (sem intenção de matar) aumentou na mesma comparação. Em janeiro de 2012, foram registrados 51 casos, nove a mais do que em janeiro de 2011, com 42 casos registrados.

Fonte: IG

+ sobre o tema

‘Nós duas somos homossexuais’, diz dupla Pepê e Neném

A dupla Pepê e Neném, sucesso no final da...

Empoderamento infantil: feminismo e equidade para crianças

O movimento feminista, muito além das questões específicas das...

SUS lança campanha para melhorar atendimento a bissexuais e lésbicas

Lésbicas são menos acolhidas na rede hospitalar, segundo ministro...

Respeito à mulher. Entre nesse bloco

Respeito à mulher. Entre nesse bloco

para lembrar

Câmara do Rio aprova projetos de Marielle e dá seu nome à tribuna

A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta quarta-feira (2),...

As mulheres que dizem não

Nem tudo foi retrocesso em 2017: há algo importante...

bell hooks: 4 livros para conhecer o trabalho da ativista e feminista negra

Na última semana o mundo perdeu uma personalidade importante...

SMPM CONVIDA: Espaço Mulheres em Ação: cidadania, cultura e políticas públicas

O Espaço Mulheres em Ação: cidadania, cultura e políticas...
spot_imgspot_img

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...
-+=