Estupros aumentam 11,5% em São Paulo foram registrados 944 casos em Janeiro

Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública, em janeiro deste ano foram registrados 944 casos de estupro no Estado; em janeiro de 2011, foram 846

O número de estupros registrados no Estado de São Paulo aumentou 11,5% em janeiro deste ano, em relação ao mesmo mês de 2011. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), divulgados nesta segunda-feira, em 2012 foram registradas 944 ocorrências de estupro, 98 a mais do que as 846 do ano anterior.

Em dezembro de 2011, foram registrados 869 casos no Estado. E em todo ano de 2011, foram feitos 10.399 boletins de ocorrência por estupro, o que dá, em média, um caso por hora. Na ocasião, a SSP ressaltou que desde 2010 entrou em vigor uma legislação que passou a tipificar como estupro as ocorrências de atentado ao pudor e ato obsceno.

A mudança na lei do estupro ocorreu em agosto de 2009, quando a definição do crime passou a ser “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”. Antes dessa alteração na lei, os boletins de ocorrência tratavam como estupro os casos onde tivesse havido uma relação sexual forçada.

Casos em outros Estados

No último dia 15, uma menina de 12 anos foi estuprada dentro de um ônibus na zona sul do Rio de Janeiro. No início de fevereiro, dez homens foram presos acusados de envolvimento no estupro de cinco mulheres em Queimadas, cidade da Paraíba.

Homicídios

Os dados divulgados pela SSP mostram que a quantidade de homicídios dolosos (com intenção de matar) registrados no primeiro mês de 2012 foi menor do que no mesmo período do ano passado. Em janeiro de 2012, foram 352 casos, contra 360 de janeiro de 2011.

No entanto, o número de homicídios culposos (sem intenção de matar) aumentou na mesma comparação. Em janeiro de 2012, foram registrados 51 casos, nove a mais do que em janeiro de 2011, com 42 casos registrados.

Fonte: IG

+ sobre o tema

Abertas inscrições para seminário sobre violência contra a mulher

Participação no evento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social...

Por ciúmes, rapper mata apresentadora e comete suicídio

Earl Hayes matou Stephanie Moseley no apartamento do casal...

para lembrar

A verdade sobre o casamento da menina norueguesa de 12 anos

O polêmico blog de Thea, em que narra seus...

Experimento social em elevador expõe tolerância em relação à agressão de mulheres

(Cuidado. Imagens fortes) Ione Aguiar no Brasil Post Você entra em...

Encerramento do curso de capacitação de Promotoras Legais Populares (PLPs) de 2014 do Geledés

Encerramento do curso de capacitação de Promotoras Legais Populares...

Para reitor da USP, denunciar estupro na universidade é “ação inquisitória”

Alunas relataram que, na última reunião do Conselho Universitário,...
spot_imgspot_img

Agosto Lilás e os direitos das mulheres: ‘políticas precisam ser implementadas não apenas nas capitais’

O mês de agosto é marcado por uma importante campanha de conscientização: o Agosto Lilás, ação voltada para a promoção dos direitos das mulheres. A iniciativa busca combater...

Como saber se sofri abuso durante consulta médica

A Polícia Civil de Maringá, no norte do Paraná, identificou 41 mulheres suspeitas de terem sido abusadas pelo ginecologista e obstetra Felipe Sá, que...

Apesar de onipresente, assédio sexual retorna aos bastidores

Nascida no Bronx, bairro de Nova York, Tarana Burke foi estuprada e abusada sexualmente em sua infância e adolescência. Ao ouvir um relato de uma...
-+=