Os ataques que Blue Ivy sofreu na foto de Beyoncé do VMA 2016 são inadmissíveis

Essa não é a primeira vez que Blue Ivy – a filha única de Beyoncé que tem apenas 4 anos de idade – recebe comentários negativos sobre sua aparência via redes sociais. Desde que nasceu, sua vida tem sido observada e compartilhada pela internet afora e, com tanta exposição – mesmo que sua mãe popstar tente evitar – surgem alguns problemas.

por Elle no M de Mulher

Tudo começou em 2014 com uma petição online e racista que dizia para a cantora pentear o cabelo afro de sua filha. Infelizmente, o abaixo-assinado tomou uma proporção considerável. O intuito era alcançar 7,5 mil assinaturas e o total chegou perto: 5.769. Com isso, Beyoncé decidiu se manifestar usando o que ela tem de melhor: sua música.

 

Em ‘Formation‘, Queen B contra-ataca dizendo “I like my baby hair with baby hair afro“, em tradução livre para o português “eu gosto do cabelo afro da minha filha como ele é”. O clipe funciona quase como um manifesto sobre a cultura negra nos Estados Unidos e também como uma demonstração de algumas violências que essa população lida devido à cor de sua pele, e claro, à textura de seu cabelo.

Antes de ir para o VMA (Video Music Awards) – premiação na qual Beyoncé se tornou recordista na noite passada (28.9) – a performer decidiu postar uma foto de sua filha que pisou ao lado dela no tapete branco do evento. Por lá, os ataques começaram mais uma vez. Agora, eles falam sobre a fisionomia de Blue, mostrando que nem uma criança escapa de julgamentos à aparência. “Ela nem parece filha da Beyoncé”, dizia um deles. “Ela parece com o pai e todos sabem que ele é feio”, diz outro. “Que menina feia, o nariz é grande igual ao do pai”, escreveram nos comentários. Além de mensagens extremamente racistas, que chegaram a compará-la a um macaco.

Ainda neste ano, outras celebridades negras também sofreram nas redes sociais. Leslie Jones – uma das protagonistas do remake de ‘O caça-fantasmas’ – até saiu do twitter depois de sofrer tantos ataques. A ginasta estadunidense Gabby Douglas também passou por situações desconfortáveis ao competir na Olimpíada do Rio de Janeiro. Além delas, Serena Williams foi criticada pela escolha de sua roupa para disputar a final do campeonato de tênis de Wimbledon.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Apropriação cultural, racismo, etnocentrismo ou capitalismo?

Há uma manifesta prova de que não se pode...

Audiência Pública e Ocupação das Lojas Americanas em Brasília

Militância Coordenada A Audiência Pública sobre agressões sofridas...

Demba Ba parte para cima de adversário após suposta ofensa racista na China

Contratado pelo Shanghai Shenhua no mês passado, Demba Ba...

Nigeriano diz que não volta para África após polêmica sobre racismo

Universitário processa professor por ofensas na Federal do Maranhão. 'Gosto...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Beyoncé revela que Stevie Wonder tocou gaita em uma das faixas de seu novo disco ‘Cowboy Carter’; ouça

Beyoncé revelou que Stevie Wonder tocou gaita em "Jolene", uma das faixas do seu novo disco "Cowboy Carter". A informação foi dada pela própria cantora durante o...
-+=