Conheça lugares em São Paulo para praticar danças afro

5 lugares em São Paulo para fazer danças africanas

Do Catraca Livre 

A dança africana é mais do que um exercício quando executada em países africanos. Tudo começou durante as celebrações dentro da cultura afro em diversas localidades. Na capital paulista as aulas de danças africanas tem crescido e ganharam horários principalmente em locais públicos. O destaque dos exercícios fica por conta principalmente da movimentação dos braços, que acompanham os tambores e os passos dos pés.

Tem como base o afoxé, samba de roda, dos orixás, maculelê e dança moderna na mitologia dos orixás. Acontece até 25 de novembro, toda sexta-feira, das 19h30 às 21h30. A participação é gratuita e a dança é liberada para maiores de 16 anos.

01 Centro Tendal da Lapa

danca1

Tem como base o afoxé, samba de roda, dos orixás, maculelê e dança moderna na mitologia dos orixás. Acontece até 25 de novembro, toda sexta-feira, das 19h30 às 21h30. A participação é gratuita e a dança é liberada para maiores de 16 anos.

02 Ponto de Cultura Afrobase

danca2

As aulas são divididas em dois tipos: dança negra para iniciantes e dança negra contemporânea para quem já fez o primeiro módulo. Os participantes que se destacarem nas aulas e tiverem interesse serão preparados para integrar a cia Treme Terra e passarão a apresentar-se profissionalmente em outros espaços culturais. De 02/03 a 16/12, quartas e sextas às 15h e de 03/03 a 15/12, quintas às 19h. Basta fazer uma aula experimental e caso haja interesse em dar continuidade ao curso, levar uma foto 3×4 para fazer a carteirinha e frequentar as aulas.

03 Centro Cultural da Juventude

danca3

No CCJ os ritmos são o Jongo, Samba de Bumbo, Samba de Umbigada e Moçambique de Bastões com um toque afropaulista. De 03 de julho a 27 de novembro, aos domingos, às 15h30. Basta inscrever-se a na recepção do CCJ. São oferecidas 30 vagas para a oficina.

04 Parque Santo Dias  

danca4

A aula Afromix é realizada pelo Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco) e funciona como uma ginástica aeróbica. De 02/11 a 07/12, segundas e quartas das 10h às 11h. Basta chegar alguns minutos antes da atividade e participar.

05 Sesc Santana

danca5

As aulas são abertas de Dança Africana para terceira idade e oficina de Dança Africana com Fanta Konatê e Djembedon aberta ao público de todas as idades. O exercício é focado nos ritmos e danças da Guiné. De 18 de outubro a 13 de dezembro, às terças, das 9h às 10h30. Liberado para pessoas de todas as idades. Inscrições no local com 15 minutos de antecedência.

+ sobre o tema

Procurador de Haia quer investigar massacres na Costa do Marfim

ONU fala em pelo menos 330 mortos em Duekué,...

Rio de Janeiro recebe encontro de cinema negro

Com recorde de inscrições, o evento homenageia os 80...

Encontro reunirá líderes africanos em Fortaleza

Representantes de 30 países africanos estarão em Fortaleza, entre...

para lembrar

Iman Abdulmajid sugere boicote às grifes que não usam modelos negras

A supermodelo Iman Abdulmajid, umas das mais badaladas do...

Filho de Will Smith escolhe vestido pra ir à formatura

Quem disse que usar vestido em formatura é uma...

Passeata pede permanência de Museu da Maré

Grupo locador do prédio não tem interesse em renovar...

Narrativas afro-ameríndias ganham vida no Cantinho da Leitura

Que tal conhecer enredos afro-ameríndios? Pois é essa a...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=