Adolescente espancado por policiais militares com “cabo de enxada” em abordagem, morreu nesta quinta

O irmão do adolescente de 16 anos Gabriel Paiva, que morreu na quinta-feira (20) após passar quase uma semana em coma no hospital, afirma que os policiais militares que seriam os responsáveis por espancar o jovem têm “fama de bater’ no Jardim Ubirajara, na Zona Sul de São Paulo.

no G1

Segundo a Corregedoria da PM, quatro policiais foram afastados e são investigados pelo suposto espancamento no último dia 16. Os nomes deles não foram divulgados.

Roger Paiva, irmão de Gabriel, contou que a vítima foi abordada quando encontrava amigos na rua. O adolescente foi golpeado em diversas partes do corpo. “Os caras já tinham fama de chegar batendo. Ninguém fica parado”, diz. Ele relata que o irmão levou diversos golpes na cabeça.

O adolescente morreu na noite de quinta instantes depois de ser transferido da UTI do Hospital Geral de Pedreira, na Zona Sul de São Paulo, para o Hospital Regional Sul. Segundo a família, ele foi espancado por policiais militares do 22º Batalhão da Polícia Militar com cabo de enxada. O caso ocorreu na Rua Vila Missionária. Uma câmera de segurança poderá ajudar na investigação.

Com a morte do menino, o Conselho de Direitos Humanos pediu para a Ouvidoria da PM para que o caso seja investigado como tortura seguida de homicídio.

“As agressões que foram cometidas contra ele foram de forma covarde. Não houve nenhum tipo de reação e o histórico do Gabriel é de ser estudante, sem nenhum tipo de envolvimento criminal”, afirma o coordenador da Comissão da Criança e do Adolescente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), Ariel de Castro Alves.

Na noite de sexta, parentes e amigos do estudante fizeram um protesto na comunidade. A mãe do adolescente, a comerciante Zilda Regina de Paiva, afirmou que o filho “era uma ótima criança”. “Ele era criança, ele não era um homem ainda. Meu filho ninguém vai trazer de volta, mas o que eu queria era ele comigo”, afirma Zilda.

Roger, irmão de Gabriel, completa. “Ninguém está aguentando”, diz.

O irmão dele, Alex Paiva, disse ao G1 que a família espera por Justiça. “O que a gente quer é paz. Estamos esperando que ele passe por uma nova avaliação em outro hospital de São Paulo”. “Que tirem esse monstro de perto de nós, ele está prejudicando a formação das nossas crianças”, afirmou a prima Loeni.

O corpo de Gabriel Paiva ainda não havia sido liberado do Instituto Médico Legal na manhã desta sexta-feira (21) para a realização do velório e do enterro.

+ sobre o tema

Estudante da UFPA é chamada de ‘negra suja’ nas redes sociais

Polícia diz que suspeito pode ser identificado e responsabilizado. Movimento...

ITÁLIA: Kadhafi pede 5 mil milhões de euros à UE para evitar “Europa negra”

O líder líbio, Moammar Kadhafi, deixou hoje Itália...

Michelle Obama sobre suspensão do direito ao aborto nos EUA: ‘Coração partido’

Diferentes personalides, dos Estados Unidos e do mundo, reagiram...

Ato inter-religioso marca aniversário da Comissão de Combate à Intolerância

Nielmar de Oliveira, Representantes de várias religiões estiveram presentes na...

para lembrar

O vírus do racismo

O Brasil ultrapassou 300 mil mortes por Covid-19, em...

Policiais cometeram 38% dos homicídios no RJ nos últimos 7 meses

O estado do Rio de Janeiro teve 811 mortes decorrentes...

Entidades denunciam na OEA redução da idade penal

Petição de organizações brasileiras acusa Eduardo Cunha de "abuso...

Homen chama policial de “urubu” e é preso por racismo

Um homem de 25 anos, natural de Salinas, a...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=