Diretora da Anistia Internacional Turquia deve ser imediatamente libertada de detenção incomunicável

A prisão da diretora executiva da Anistia Internacional Turquia, Idil Eser, nesta quarta-feira, 5 de julho, assim como a de outros sete defensores e defensoras de direitos humanos e de dois peritos em segurança e informação digital durante um workshop em Büyükada, na província de Istambul, é um “grotesco abuso de poder”, avalia o secretário-geral da organização de direitos humanos, Salil Shetty.

Da Anistia Internacional

“Estamos profundamente perturbados e indignados que renomados defensores de direitos humanos, incluindo a diretora da Anistia Internacional Turquia, tenham sido detidos tão flagrantemente sem causa”, frisa.

Estas detenções ocorrem menos de um mês desde que o presidente do conselho da Anistia Internacional Turquia, Taner Kiliç, foi posto em prisão preventiva com base em acusações infundadas.

A detenção em regime de incomunicabilidade de Idil Eser e dos outros defensores de direitos humanos, quando participavam de um evento de rotina de treinamento e aprendizagem, “constitui um grotesco abuso de poder e mostra com toda a clareza a situação precária em que se encontram ativistas de direitos humanos no país”, avalia Salil Shetty.

“Idil Eser e todos os demais detidos com ela têm de ser imediata e incondicionalmente libertos”, exorta o secretário-geral da Anistia Internacional.

Salil Shetty sublinha ainda que “os líderes mundiais, reunidos em Hamburgo [na cúpula do G20], têm se mostrado extremamente tolerantes com o colapso de direitos humanos na Turquia”. “E agora, com o Presidente [da Turquia, Recep Tayyip] Erdogan entre eles, este seria um bom momento para falarem de forma firme e exigirem a libertação de todos os defensores e defensoras de direitos humanos que se encontram atualmente atrás das grades”, sustenta.

O paradeiro de Idil Eser e dos demais detidos durante o workshop em Büyükada permanece desconhecido.

O acesso a advogados foi negado à diretora executiva da Anistia Internacional Turquia e às outras pessoas detidas, o que a polícia pode fazer, na Turquia, durante 24 horas. Também não foi permitido contacto com um familiar, o que deve ser permitido imediatamente.

As autoridades policiais disseram aos advogados que as informações serão fornecidas às 14h30 desta quinta-feira, 6 de julho, horário local.

Junto com Idil Eser foram detidos sete defensores e defensoras de direitos humanos: İlknur Üstün, da Women’s Coalition, o advogado Günal Kurşun, da Human Rights Agenda Association, Nalan Erkem, também advogada, da Citizens Assembly, Nejat Taştan, da Equal Rights Watch Association, Özlem Dalkıran, da Citizens’ Assembly, e, ainda, o advogado Şeyhmuz Özbekli e Veli Acu, ambos da Human Rights Agenda Association. E também dois peritos estrangeiros – um alemão e um sueco – assim como o dono do hotel onde o workshop era realizado.

+ sobre o tema

Como dialogar com quem discorda de você?

Direitos humanos pressupõem consensos sobre como conviver em sociedades...

Europa celebra o Dia da Memória pelas Vítimas do Holocausto

No dia 27 de janeiro de 1945, as tropas...

Zezé Motta a Feliciano: “A gente vai se livrar desse traste”

Atriz global Zezé Motta acredita que o clamor...

Morador de rua queimado enquanto dormia tem estado de saúde estável

De acordo com depoimentos, Edivan foi atacado por...

para lembrar

Ateu denuncia escola da filha ao MP por causa do ‘Pai Nosso’ antes de aula

Prática religiosa ocorre em Simões Filho, região metropolitana de...

Desculpe, Chico

Quando nossa desilusão voltava diante de tantas perdas, censura,...

Gianca e Titi Civita escolheram ser detestados pelos brasileiros

Ao manter a Veja tal como ela vem...

ONU oferece bolsas para jornalistas cobrirem Assembleia Geral

Podem se inscrever profissionais que tenham entre 25 e...
spot_imgspot_img

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil. Em uma escolha difícil, a comissão avaliadora selecionou todos os candidatos que estavam aptos, de...

‘Enem dos Concursos’ será aplicado no próximo domingo (5); confira cronograma completo

A prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), o chamado 'Enem dos concursos", será aplicada no próximo domingo (05), em 228 municípios. O concurso oferece 6.640 vagas...

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...
-+=