O que pensa a liderança negra à frente do ato pró-Rafael Braga

Integrantes da organização 30 Dias por Rafael Braga falam sobre o futuro do catador de lixo que terá seu habeas corpus julgado nesta terça (1º).

Por DÉBORA LOPES, do VICE

Nesta terça (1º), acontece o julgamento do pedido de habeas corpus de Rafael Braga, o único detido durante as Jornadas de Junho que responde, agora, a uma condenação de 11 anos e três meses de prisão por tráfico. Na última segunda (31), lideranças negras organizaram um ato em São Paulo e no Rio de Janeiro pedindo que Braga responda em liberdade e seja absolvido. Em Brasília (DF), um novo protesto acontece no dia do julgamento.

A história de Rafael não é simples. Em 2013, foi detido por portar produtos de limpeza. À época, a polícia e a Justiça entenderam que aquilo era, na verdade, material explosivo. O catador de lixo, que estava em situação de rua, afirmou sequer participar das manifestações. Depois da detenção, acabou respondendo em liberdade e conseguiu um emprego no escritório de advocacia que fazia sua defesa. Em janeiro de 2016, Braga saiu de casa para comprar pão pela manhã e acabou sendo levado para a delegacia sob a acusação de porte de drogas. Em seu depoimento, afirmou que aqueles 0,6 g de maconha e 9,3 g de cocaína não lhe pertenciam e que foram “plantados” pelos policiais. Assim como um rojão.

Foto: Felipe Larozza/ VICE

Sua história inspirou uma mobilização popular que, além de pressionar as autoridades em protestos de rua, manteve a hashtag #LibertemRafaelBraga em primeiro lugar nos trending topics do Twitter no Brasil durante a segunda-feira.

A VICE foi até o Theatro Municipal, em São Paulo, conversar com a liderança negra da organização 30 Dias por Rafael Braga. A princípio, a manifestação iria até o Tribunal de Justiça de São Paulo, mas acabou caminhando sentido Cracolândia, onde a Prefeitura realizava uma ação de limpeza. Indignados com os jatos d’água, alguns moradores em situação de rua começaram a queimar barracas e materiais e acabaram cercados pela PM.

Saque abaixo o que os organizadores do ato pensam não só sobre o futuro de Rafael, mas também sobre o sistema penitenciário brasileiro, que afirmam ser seletivo e racista.

Foto: Felipe Larozza/ VICE

Jefferson Luis da Silva, da organização 30 Dias por Rafael Braga

“O que está acontecendo aqui hoje demonstra a crise que o sistema político do Brasil está passando, principalmente se pensarmos no sistema carcerário. O Rafael Braga é um jovem negro, periférico, morador de rua e que foi o único preso nas manifestações de 2013, sendo que a prova que tiveram dele foi, supostamente, de que com um Pinho Sol e água sanitária ele conseguiria planejar algum armamento. Coisa que é inimaginável. E o caso dele não é isolado na sociedade brasileira. Há muitos Rafaéis dentro da cadeia, gente que nem sabemos o nome. Então, o caso dele se tornou um emblema político pra nossa luta, porém, se o Rafael for solto nessa terça-feira, nossa luta continua.”

Foto: Felipe Larozza/ VICE

Gabrielle Nascimento, da organização 30 Dias por Rafael Braga e do Coletiva Negra Sou, da PUC-SP

“Se o Rafael continuar preso, vamos continuar lutando por sua liberdade. Se ele for solto e absolvido, vamos continuar lutando pelo fim do sistema carcerário, que encarcera pretos e pobres, criminalizando a pobreza, nossa cor e nossa etnia – algo que não conseguimos mudar –, com a desculpa da guerra às drogas.”

Foto: Felipe Larozza/ VICE

Douglas Belchior, da Frente Alternativa Preta e da Uneafro

“Não há como prever. A Justiça manteve o Rafael preso por quatro anos sem nenhum motivo lógico, consistente. Mantê-lo preso é uma questão de reafirmação dessa lógica de funcionamento do Estado, da Justiça brasileira, que é seletiva, que é racista; de um sistema carcerário que amontoa negros e que assassina negros aos montes. Então, não haverá nenhuma novidade se o habeas corpus dele não for concedido. Mas é um papel do movimento exigir que isso aconteça. É radicalmente injusta essa prisão, e a permanência dela é mais injusta ainda. Então, esperamos e lutamos para que esse habeas corpus seja concedido.”

Foto: Felipe Larozza/ VICE

Igor Gomes, do Observatório da Juventude – Zona Norte e da 30 Dias por Rafael Braga

“É difícil pensar no que vai acontecer com o Rafael. A meta é a liberdade, não só o habeas corpus agora, mas que ele seja absolvido e continue em liberdade. Não só livre, mas que, de certa forma, ele não corra o risco de ser preso de novo, de ser morto. Acho que, hoje, o movimento está reivindicando o fim das cadeias. Não só liberdade para Rafael Braga, mas o fim das prisões. Temos isso como norte: que a prisão, assim como a polícia e todo o aparato do Estado é, historicamente, um mecanismo de morte e de encarceramento. Acho que é trazer isso pro movimento negro cada vez mais como um norte, o fim das prisões.”

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

O caso Marielle Franco e a reação da ONU

Marielle Franco, vereadora eleita na cidade do Rio de...

Anistia Internacional grava vídeo comovente com parentes de Marielle Franco. Veja aqui

Por ocasião dos quatro meses do assassinato de Marielle...

Governo federal oferece proteção à Mônica Benício, viúva de Marielle Franco

O Ministério dos Direitos Humanos vai incluir a arquiteta...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=