Sessão Solene homenageia mestres da capoeira de Mato Grosso do Sul

Os mestres de capoeira do Estado serão homenageados na Assembleia Legislativa, em solenidade nesta quarta-feira (9/8), às 19h, no Plenário Deputado Júlio Maia. Na ocasião, será entregue a medalha Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba), instituída pela Resolução 23/2017.

Do MS Noticias

O proponente do evento e autor da Resolução 23/17 é o deputado estadual João Grandão (PT), líder do partido na Casa de Leis. Neste ano, serão 25 homenageados, que representam as cidades de Campo Grande, Ivinhema, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Miranda, Ribas do Rio Pardo, Dourados, Fátima do Sul e Chapadão do Sul.

Resolução 23/2017

A Resolução que criou a Medalha Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba) será concedida pela Assembleia Legislativa à pessoas físicas ou instituições que se destacarem em trabalhos, ações e projetos sociais no fortalecimento da cultura e esporte da capoeira. A medalha será entregue preferencialmente na semana do Dia da Capoeira, comemorado em 03 de agosto.

Lei

O deputado João Grandão tem sido um árduo defensor da capoeira e do fortalecimento da história e da cultura afrodescendente no estado de Mato Grosso do Sul.

É dele a Lei 4.968, sancionada pelo Governo no final do ano passado, que reconhece o caráter educacional e formativo da atividade de capoeira. Com isso, o estado do Mato Grosso do Sul passa a ser o primeiro e único do Brasil a ter uma regulamentação específica que permite a integração da capoeira à proposta pedagógica, uma vez que a partir de agora as escolas de educação básica, públicas e privadas, poderão celebrar parcerias com associações e outras entidades que representem mestres e demais profissionais da capoeira no Estado.

Representantes do setor consideram a Lei um “marco histórico”, tão importante quanto o reconhecimento da atividade, por parte do Iphan, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

“A Lei 4.968 é o início de uma reparação histórica em prol da capoeira, perseguida há séculos pelos governantes, desde 1889, na era joanina, saindo do código penal como atividade criminosa somente em 1932, no Governo Getúlio Vargas, porém marginalizada infelizmente até os dias de hoje”, explicou Lucimar Espíndola (Mestre Caiduro), coordenador-geral do Fórum da Capoeira de Mato Grosso do Sul.

“Na capoeira a pessoa não aprende apenas dar pernada, mas a se sociabilizar, a respeitar o próximo, a obedecer hierarquia, aprende teatro, música, dança e principalmente a conhecer nossa identidade e a verdadeira história e cultura afro-brasileira. E o deputado João Grandão foi muito feliz ao pensar numa lei que trouxesse tudo isso e, ao mesmo tempo, envolvesse a educação”, acrescentou Caiduro, que garante que a prática da capoeira melhora ainda o desempenho e o comportamento dos alunos dentro da sala e na relação com os pais e familiares.

+ sobre o tema

Em vídeo, liderança e influencers narram drama de quilombolas do MA

Mais de 10 mil vidas pretas, ameaçadas pelas obras...

O Brasil e a África negra

  José Luís Fiori Já está em pleno...

ONU retira pessoal não essencial da Costa do Marfim

  O presidente actual, Laurent Gbagbo foi proclamado pelo Conselho...

para lembrar

Queniano Kelvin Kiptum quebra recorde da maratona em Chicago

O corredor queniano Kelvin Kiptum venceu a Maratona de Chicago, na...

Presos políticos começam a ser libertados, informam familiares

Um número indeterminado de presos políticos começou a...

Madonna mostra obra de Marielle Franco em seus Stories

Muito além da música, a cantora Madonna sempre usou...

Óscares: Quem decide quem ganha?

São os membros, através de voto secreto, que decidem...
spot_imgspot_img

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...
-+=