Linha da MAC que celebra Aaliyah é vitória para mulheres negras

Enviado por / FonteDa Elle

A decisão da MAC de produzir uma coleção em homenagem à cantora Aaliyah Haughton está reverberando nas redes. De acordo com a marca, os fãs da falecida cantora pediam por essa colaboração há dois anos — e até mesmo uma petição online foi criada pela superfã Jennifer Risinger, que recebeu total apoio de milhares de internautas.

Você pode ter ouvido falar pouquíssimo de Aaliyah, mas ela foi uma cantora e compositora americana que começou sua carreira cedo, produzindo hits logo aos 15 anos de idade. Infelizmente sua história também terminou cedo, aos 22 anos, e de maneira trágica: quando voltava das gravações do clipe de “Rock The Boat”, o avião em que estava com sua equipe caiu logo após levantar voo. Todos os oito passageiros, incluindo o piloto, faleceram no incidente.

A cantora de R&B foi uma influência para diversas garotas negras e latinas ao redor do mundo. “Ela mostrou para muitas mulheres negras que é ok abraçar nossa beleza natural”, conta a blogueira Raye Boyce ao Refinery29. Com seu jeito despretensioso, ela brincava com silhuetas femininas e masculinas e sempre cultivava a cultura negra em seus looks. Diferentemente de outras estrelas dos anos 1990, como Mariah Carey e Britney Spears, ela usava calças largas, boné e tops, e era conhecida por dizer que “é preciso ser único para que eles te diferenciem do resto da matilha.” Seu cabelo, suas sobrancelhas, seu estilo e principalmente sua atitude acabaram por se tornar um porto seguro para que diversas meninas se sentissem representadas.

Não é à toa que seus fãs criaram uma petição online para que a MAC desenvolvesse uma coleção inspirada na estrela. Não que Aaliyah experimentasse com a maquiagem como se fazia nos anos 1980, mas, de acordo com seu antigo makeup artist, Erick Ferrell, ela era obcecada com os batons Chelsea, Cherish e Paramount da marca, além de um lápis de boca marrom que aparece iconicamente em algumas de suas fotos.

A MAC ainda não revelou quais produtos serão lançados em sua homenagem, mas seu amor pelos tons nudes e sua sobrancelha marcada devem ter espaço cativo na coleção. De acordo com Catherine Bomboy Dougherty, a vice-presidente sênior de comunicações globais da MAC, a família colaborou com a label na escolha dos produtos, “para celebrar alguns dos mais famosos looks de Aaliyah, de suas imagens icônicas, vídeos e performances.”

Catherine continuou: “Nós admiramos Aaliyah porque ela não foi apenas uma artista excepcionalmente talentosa, mas uma garota que se arriscava e era inovadora, e que ainda influencia o mundo da música.”

A coleção é uma forma de manter sua memória viva e inspirar milhares de mulheres. Mas mais que isso, em um contexto no qual fica claro a necessidade de representação das mulheres negras, e de como é importante que elas encontrem produtos adequados para sua pele nas gôndolas das lojas de maquiagem, os lançamentos serão uma reparação mais que celebrada, merecida.

+ sobre o tema

Florianópolis receberá curso gratuito sobre a arte negra

Encontro será neste sábado (21) na Fundação Cultural Badesc Do...

Nina Simone: As várias faces da diva

Nina Simone achava que era a reencarnação de uma...

A força do kuduro em Angola e o funk no Brasil

O Kuduro, nascido nos musseques de Angola – similares às...

para lembrar

MC Afrika Bambaataa e o futuro do hip hop

"Fight the Power". Título da mais famosa música do...

‘Vermelho Chumbo’ destaca atualidade de violências típicas da ditadura militar

O espetáculo “Vermelho Chumbo”, cujo enredo aborda aspectos ocultos...

O segredo dos escravos reprodutores

Reprodução de “Chafariz d’el Rey no séc. XVI” (pintura...

Afroeducação no Cinema especial 100 anos de Carolina de Jesus dia 26 de julho

  AfroeducAÇÃO no Cinema especial 100 anos de Carolina de...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=