Jesse Jackson, um dos principais ativistas do movimento negro dos EUA, está com Mal de Parkinson

Um dos principais líderes dos direitos civis da população negra norte-americana, o pastor batista Jesse Jackson está com Mal de Parkinson. O comunicado foi feito pelo próprio ativista nesta sexta-feira (17).

“Minha família e eu começamos a notar mudanças há cerca de três anos. Por um tempo, resisti a interromper meu trabalho para consultar um médico”, disse Jackson, que revelou ainda que “está cada vez mais difícil executar tarefas rotineiras”.

Jesse Jackson, que está com 76 anos, foi um dos principais companheiros de luta de Martin Luther King na luta pelos direitos dos afro-americanos na década de 60. Antes de Barack Obama, o ativista foi o mais importante candidato negro à presidência pelo Partido Democrata. Ele se candidatou duas vezes: em 1984 e 1988.

Atualmente, o pastor dirige uma organização sem fins lucrativos de Chicago.

No comunicado, Jackson afirmou que usará seu diagnóstico como uma oportunidade  para instruir outras pessoas sobre a doença neurológica, cuja causa é amplamente desconhecida. Seu pai, o ex-congressista Jesse Jackson Jr., morreu em decorrência da mesma doença.

O Mal de Parkison é uma doença degenerativa neurológica que afeta os movimentos do corpo e, com o tempo, pode criar dificuldades para se locomover, comer e até mesmo falar.

“Vou continuar tentando criar esperança aos sem esperança, expandir a nossa democracia para os prisioneiros inocentes e inocentes de todo o mundo”, afirmou o ativista no mesmo comunicado.

+ sobre o tema

A vez da literatura produzida por negros e pobres

A escritora Carolina Maria de Jesus se tornou leitura...

FBI inclui uma mulher pela primeira vez na lista de terroristas procurados

Joanne Chesimard foi condenada por assalto e assassinato,...

Palhaço Benjamim, o precursor da luta contra o racismo na arte

Você sabia que a tradição circense não admitia palhaços...

para lembrar

Toni Morrison fala sobre o dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha

Na ousadia de sair do senso comum pode estar...

Ayodele Balé apresenta NiNhO

NiNhO é uma composição dançada para as telas desenvolvida...

Morte de Daniel Marques, poeta da zona leste, comove artistas das periferias

Figura relevante da cena cultural periférica, o poeta Daniel...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=